Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "Escritores experientes organizam a introdução com o intuito de despertar o interesse do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura. Quem escreve quer ser lido, citado e espera que suas informações sejam úteis para a coletividade. No intuito de agradar leitores e editores científicos, o texto deve ter certas características, entre as quais, concisão, clareza, exatidão, sequência lógica e elegância. Os editores científicos apreciam introduções curtas, mas com informações suficientes e adequadas. Para conseguir texto com tais atributos, é bom lembrar as três regras para bem escrever: revisar, revisar, revisar." Fonte: PEREIRA, Mauricio Gomes Pereira. A introdução de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, v.21 n.4 Brasília dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre introdução em Pesquisa científica, analise os passos a seguir e ordene-os de 1 a 5, sendo o 1 o primeiro e 5 o último passo, de acordo com a sequência de etapas que um cientista deve seguir:
( ) Justificativa.
( ) Formulação do problema.
( ) Fundamentação teórica.
( ) Determinação de objetivos.
( ) Definição do tema.
4, 2, 5, 3, 1.
1, 2, 5, 4, 3.
5, 2 ,3, 1, 4.
1, 4, 3, 2, 5.
2, 1, 5, 4, 3.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A sequência correta das etapas que um cientista deve seguir na elaboração de uma pesquisa é: 1. Definição do tema. 2. Formulação do problema. 3. Justificativa. 4. Determinação de objetivos. 5. Fundamentação teórica. Portanto, a ordem correta é: 5, 2, 1, 4, 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto de pesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamento que guia o pesquisador.” Fonte: SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA; C. D. DE; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho. 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que a pesquisa documental é elaborada a partir de:
materiais sem tratamento analítico, reportagens, contratos, diários, etc.
estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
entrevistas realizadas em pesquisa de campo.
levantamento de publicações em bases de pesquisa como BIREME e LILACS.
planilhas com dados estruturados e categorizados.

Leia o trecho a seguir: “A observação atenta dos detalhes coloca o pesquisador dentro do cenário de forma que ele possa compreender a complexidade dos ambientes psicossociais, ao mesmo tempo em que lhe permite uma interlocução mais competente. Por isto, a observação é mais adequada a uma análise de comportamentos espontâneos e à percepção de atitudes não verbais, podendo ser simples ou exigindo a utilização de instrumentos apropriados.” Fonte: FERREIRA, L. B.; TORRECILHA, N.; MACHADO, S. H. S. A. Técnica de Observação em Estudos de Administração. XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnica de observação, pode-se afirmar que o pesquisador que busca a descrição precisa dos fenômenos ou teste de hipóteses, lança mão da:
observação participante.
observação sistemática.
observação simples.
observação complexa.
observação de dados.

Leia o trecho a seguir: “A questão da pesquisa básica versus pesquisa aplicada ou pesquisa acadêmica versus pesquisa tecnológica não é nova e certamente não se esgotará agora. Ela envolve o governo de uma nação, o dinheiro dos contribuintes e as prioridades que a administração no poder procura dar à sua atuação. A questão tem se repetido ciclicamente, de modo que os resultados começam a ser previsíveis.” Fonte: LOPES, O. U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada. Estud. av., vol. 5, n. 13, pp. 219-221. 1991. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidades de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pesquisa Básica objetiva produzir conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Porque:
II. A necessidade intelectual pelo conhecimento e sua meta pelo saber são o fim na pesquisa básica.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.” Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em . Acesso em: 06 jan. 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.
II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.
III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.
IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.
Está correto apenas o que se afirma em: I, III e IV.
I, II e III.
II e III.
I e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Este trabalho tem como motivação básica redirecionar a pesquisa em administração, tomando mais efetiva sua contribuição ao desenvolvimento. Propõe-se uma estratégia de pesquisa que procura reorientar o esforço acadêmico para o entendimento de problemas e a melhoria de condições sociais através da aproximação e do comprometimento dos pesquisadores com as comunidades pesquisadas.” Fonte: CAMPOS, A. M. Pesquisa: relevância social, cooperação e abertura a aprendizagem. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 141-145, Dez. 1984. Disponível em . Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Interesses e motivações de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A justificativa para a realização de uma pesquisa será plausível quando revelar os interesses pessoais do pesquisador.
Porque:
II. Isso é o suficiente para o financiamento público e/ou privado de uma pesquisa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “O Ministério da Saúde fixou quatro estratos geográficos de interesse, correspondendo a agrupamentos de estados brasileiros, a saber: estados das regiões Norte e Nordeste; estados da região Centro-Oeste e Sudeste exceto São Paulo; estados da Região Sul e, por fim, o Estado de São Paulo, como domínio adicional.” Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre Coleta de Dados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A Amostragem Aleatória Simples consiste em um sorteio ou seleção espontânea da amostra.
II. ( ) A Amostragem Sistemática se dá quando a população se encontra em um sistema aberto.
III. ( ) A Amostragem Proporcional Estratificada é definida por categorias fluidas e dinâmicas.
IV. ( ) A Amostragem Probabilística permite conhecer a probabilidade de ocorrência de um evento.
F, F, V, F.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina