Logo Passei Direto
Buscar
Em relação a língua brasileira de sinais pode-se afirmar que:
A) É uma língua que nasceu de forma natural entre os surdos, mas que teve influência da língua de sinais francesa em decorrência do professor Huet professor surdo, que veio da França para lecionar na escola que hoje é conhecida como INES.
B) Foi criada pelo francês Huet, primeiro professor de surdos do Brasil.
C) É uma língua que surgiu em clínicas de fonoterapia, pois os profissionais da área a utilizavam para dar suporte ao aprendizado da fala.
D) É difícil definir se se poderia afirmar que existe uma língua brasileira de sinais, pois existem muitas diferenças regionais e os surdos de um estado tem dificuldade de se comunicar com surdos de outros estados.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras): A) É uma língua que nasceu de forma natural entre os surdos, mas que teve influência da língua de sinais francesa em decorrência do professor Huet, professor surdo, que veio da França para lecionar na escola que hoje é conhecida como INES. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Libras realmente teve influência da língua de sinais francesa, especialmente com a chegada de Huet. B) Foi criada pelo francês Huet, primeiro professor de surdos do Brasil. - Esta afirmação é incorreta, pois a Libras não foi "criada" por Huet, mas sim desenvolvida naturalmente entre os surdos, com influências. C) É uma língua que surgiu em clínicas de fonoterapia, pois os profissionais da área a utilizavam para dar suporte ao aprendizado da fala. - Esta afirmação é falsa, pois a Libras não surgiu em clínicas de fonoterapia, mas sim entre a comunidade surda. D) É difícil definir se se poderia afirmar que existe uma língua brasileira de sinais, pois existem muitas diferenças regionais e os surdos de um estado têm dificuldade de se comunicar com surdos de outros estados. - Embora existam variações regionais, a Libras é reconhecida como uma língua com estrutura própria. Diante da análise, a alternativa correta é: A) É uma língua que nasceu de forma natural entre os surdos, mas que teve influência da língua de sinais francesa em decorrência do professor Huet, professor surdo, que veio da França para lecionar na escola que hoje é conhecida como INES.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da perspectiva do Bilinguismo podemos afirmar que: A) A língua escrita é considerada primeira língua e a língua de sinais a segunda língua. B) A língua de sinais é utilizada por intérpretes e professores especificamente nas aulas de língua, inclusive Língua Inglesa. C) A Língua Portuguesa escrita é muito valorizada, assim como a língua de sinais escrita. D) A Língua de Sinais é utilizada para o ensino de todos conteúdos escolares, sendo considerada a língua mais acessível a todos os surdos independentemente do grau de perda de audição.

No Brasil, no período em que surge o primeiro instituto para a educação de surdos, o Instituto Nacional dos Surdos Mudos (que mais tarde se tornaria o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES) com o professor ______________não havia uma preocupação em ensinar aos surdos a escrita ou a leitura uma vez que grande parte da população brasileira era analfabeta. Assim a educação dos surdos se baseava no ensino da_______________. Tratava-se de uma perspectiva bastante__________________, e há registros bem críticos a respeito desta perspectiva.
Complete as lacunas com as alternativas corretas.
A) Lepée, língua de sinais, inovadora.
B) Eduard Huet, fala e na socialização, clínica.
C) Lepée, Libras, clinica.
D) Eduard Huet, Língua Portuguesa, oralista.

As línguas de sinais são:
A) São línguas que se utilizam tanto de empréstimos linguísticos, sinais ocônicos (que remetem a imagem concreta), quanto sinais convencionados que muitas vezes expressam o conceito do sinal e portanto podem expressar questões concretas ou abstratas.
B) Formadas por sinais que tem relação direta com a palavra referente a língua oral, tal como no caso do sinal de “professor” que é feito com a configuração de mão em “P”;
C) Formadas por sinais vinculados a imagem visual dos objetos, tal como no sinal de “cadeira” no qual dois dedos posicionam-se dobrados em cima de outros dois como que sentados.
D) Gestos e mímicas que expressam apenas conceitos concretos;

A primeira escola de surdos do Brasil surgiu nos Rio de Janeiro, o atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Em relação ao formato de educação da época, pode-se afirmar que:
Complete a afirmação.
A) O ensino baseáva-se no aprendizado da fala, pois na época grande maioria da sociedade não sabia ler, portanto esse aprendizado não era tão útil para a comunicação dos surdos.
B) Havia uma grande preocupação em ensinar práticas úteis a vida dos surdos, como artesanato, agricultura entre outros.
C) A educação da época é bastante semelhante a que temos nas escolas de surdos hoje em dia, os surdos eram vistos como usuários de uma outra língua e respeitados como tal.
D) O ensino baseáva-se no aprendizado da fala, pois não acreditava-se que os surdos teriam capacidade para escrever.

Mais conteúdos dessa disciplina