Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Analise as alternativas abaixo sobre Farmacocinética:
Estão corretas:
I. Para que o AAS (fármaco ácido) possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância.
II. O AAS, assim como muitas drogas, é capaz de ionizar-se em função do pH do meio. Considerando-se que o pH do suco gástrico seja inferior ao pKa dessa droga, pode-se deduzir que, em nível estomacal, a maior parte das moléculas do ácido estarão ionizadas e, assim, haverá maior dificuldade de serem absorvidas nesse local.
III. A biotransformação ou a metabolização corresponde à modificação enzimática das moléculas do fármaco.
IV. A biotransformação é particularmente importante para formar compostos (metabólitos) que, em geral, possuem menor atividade farmacológica e, por serem mais lipossolúveis, podem ser mais facilmente excretados pelo organismo.
V. A etapa mais importante da excreção renal é a filtração glomerular, uma vez que os processos de transporte ativo e passivo, que ocorrem nos túbulos, exercem pouca influência na eliminação de drogas do organismo.
I, II, III e V
I e III
I, II e III
I, III e V
I, III e IV
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Para que o AAS (fármaco ácido) possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II. O AAS, assim como muitas drogas, é capaz de ionizar-se em função do pH do meio. Considerando-se que o pH do suco gástrico seja inferior ao pKa dessa droga, pode-se deduzir que, em nível estomacal, a maior parte das moléculas do ácido estarão ionizadas e, assim, haverá maior dificuldade de serem absorvidas nesse local. Falso, se o pH do suco gástrico é inferior ao pKa do AAS, a maior parte das moléculas estará na forma não ionizada, o que facilita a absorção. III. A biotransformação ou a metabolização corresponde à modificação enzimática das moléculas do fármaco. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. IV. A biotransformação é particularmente importante para formar compostos (metabólitos) que, em geral, possuem menor atividade farmacológica e, por serem mais lipossolúveis, podem ser mais facilmente excretados pelo organismo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. V. A etapa mais importante da excreção renal é a filtração glomerular, uma vez que os processos de transporte ativo e passivo, que ocorrem nos túbulos, exercem pouca influência na eliminação de drogas do organismo. Falso, os processos de transporte ativo e passivo nos túbulos renais também são muito importantes na excreção de drogas. Agora, vamos compilar as informações: - Itens verdadeiros: I, III e IV. - Itens falsos: II e V. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
I e IV
III e V
II e IV
I e III
II e V

As vias de administração são importantes para a maioria dos fármacos, pois irão definir como esse fármaco será absorvido do seu local de administração até o plasma sanguíneo. Além disso, determina se o fármaco será metabolizado pelo fígado antes ou depois de chegar ao seu local de ação.
Quando o fármaco sofre metabolismo antes de chegar ao plasma ou circulação é denominado:
Reação de fase I e II.
Metabolismo de primeira passagem.
Ciclo monooxigenase P450.
Indução das enzimas microssomais.
Metabólitos farmacologicamente ativos.

Os fármacos para serem absorvidos para o sangue precisam transpor várias barreiras celulares. O nome desse processo é translocação e ele pode ser de vários tipos.
Na difusão direta através da bicamada lipídica é exigido que o fármaco seja:
Carboidrato
Hidrossolúvel
Íon
Lipossolúvel
Hidrofílico

O neurotransmissor primariamente inibidor é:
Acetilcolina
Histamina
GABA
Glutamato
Serotonina

O ramo simpático do SNA é responsável pela adaptação do corpo ao estresse e a atividade física. Assinale a afirmativa correta: I- Os receptores da noradrenalina são os nicotínicos e os muscarínicos II - O receptor β1 está localizado no coração e é responsável pelo aumento da frequência cardíaca e força de contração III - O simpático é responsável por causar broncodilatação.
Somente a afirmativa III está correta
As afirmativas II e III estão ambas corretas
Somente a afirmativa I está correta
Somente a afirmativa II está correta
As afirmativas I e III estão ambas corretas

Qual a enzima responsável pela produção de acetilcolina?
Acetilcolinesterase.
Acetilcoenzima A.
Colina acetiltransferase.
Tirosina hidroxilase.
Colina acetil coenzima.

Mais conteúdos dessa disciplina