Logo Passei Direto
Buscar
As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.
Para minimizar este tipo de problema, deve-se:
A Fazer o aterramento dos arames da cerca.
B Acrescentar fusível de segurança na cerca.
C Realizar o aterramento da rede de alta tensão.
D Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão.
E Utilizar fios encapados com isolante na rede de alta tensão.
User badge image
Matematicamente

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para minimizar o risco de choque elétrico causado pela indução de corrente elétrica nas cercas próximas a redes de alta tensão, a melhor prática é garantir que as cercas estejam seguras e que a eletricidade não possa se acumular nelas. Analisando as opções: A) Fazer o aterramento dos arames da cerca - Esta é uma medida eficaz, pois o aterramento pode ajudar a dissipar a corrente elétrica que pode ser induzida, reduzindo o risco de choque. B) Acrescentar fusível de segurança na cerca - Embora fusíveis sejam importantes para proteção, eles não resolvem o problema da indução de corrente. C) Realizar o aterramento da rede de alta tensão - Isso é importante, mas não aborda diretamente a questão das cercas. D) Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão - Novamente, fusíveis são importantes, mas não resolvem o problema da indução nas cercas. E) Utilizar fios encapados com isolante na rede de alta tensão - Isso é uma boa prática, mas não é uma solução direta para o problema das cercas. A opção mais adequada para minimizar o risco de choque elétrico nas cercas é: A) Fazer o aterramento dos arames da cerca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um experimento, quatro condutores, I, II, III e IV, constituídos por metais diferentes e com mesmo comprimento e espessura, estão submetidos à tensão elétrica. O gráfico abaixo apresenta a variação da tensão u em cada resistor em função da corrente elétrica.
O condutor que apresenta a maior resistividade elétrica é:
a) I
b) II
c) III
d) IV

Um potenciômetro foi construído utilizando-se dois fios resistivos ôhmicos, paralelos, de mesmo comprimento e mesma resistência elétrica. Os fios são tocados por um contato móvel, de resistência desprezível, que desliza perpendicularmente aos fios, tornando todo o conjunto um potenciômetro.
Individualmente, cada um dos fios resistivos que constituem o potenciômetro apresenta, entre seus extremos, a resistência elétrica de
a) 80 .Ω
b) 40 .Ω
c) 20 .Ω
d) 100 .Ω
e) 60 .Ω

O circuito de um certo dispositivo elétrico é formado por duas pilhas ideais, possuindo cada uma tensão “V”, quatro lâmpadas incandescentes, que possuem resistências elétricas constantes e de mesmo valor, L1, L2, L3 e L4, e fios condutores de resistências desprezíveis.
Considerando que as lâmpadas não se queimam, pode-se afirmar que
a) a lâmpada L1 brilha mais que a L2.
b) todas as lâmpadas têm o mesmo brilho.
c) as lâmpadas L1, L2 e L3 têm o mesmo brilho.
d) a lâmpada L3 brilha mais que L2.
e) nenhuma das lâmpadas tem brilho igual.

O valor da força eletromotriz E e da resistência R no circuito da figura apresentado abaixo, são, respectivamente,
a) E 4,0 V= e R 4,0= Ω
b) E 4,0 V= e R 16,0= Ω
c) E 8,0 V= e R 4,0= Ω
d) E 8,0 V= e R 12,0= Ω
e) E 8,0 V= e R 16,0= Ω

Através da curva tempo (t) corrente (i) de um fusível F pode-se determinar o tempo necessário para que ele derreta e assim desligue o circuito onde está inserido. A figura 2 mostra o circuito elétrico simplificado de um automóvel, composto por uma bateria ideal de fem ε igual a 12 V, duas lâmpadas FL, cujas resistências elétricas são ôhmicas e iguais a 6 Ω cada.
A partir do instante em que a chave Ch for fechada, observar-se-á que as duas lâmpadas FL
a) apagarão depois de 1,0 s.
b) permanecerão acesas por apenas 0,50 s.
c) terão seu brilho aumentado, mas não apagarão.
d) continuarão a brilhar com a mesma intensidade, mas não apagarão.

O impulso nervoso, ou potencial de ação, é uma consequência da alteração brusca e rápida da diferença de potencial transmembrana dos neurônios. Admita que a diferença de potencial corresponde a 0,07 V e a intensidade da corrente estabelecida, a 67,0 10 A−×.
A ordem de grandeza da resistência elétrica dos neurônios, em ohms, equivale a:
a) 210
b) 310
c) 410
d) 510

A Rigidez Dielétrica é o campo elétrico mínimo, no qual um material isolante se torna condutor elétrico. No caso do ar, a Rigidez Dielétrica é 63,0 10 V m,× e a corrente elétrica, neste meio, pode ser visualizada por meio de uma faísca elétrica.
O valor mínimo da tensão a ser aplicada entre a vela de ignição e o queimador, para que haja faísca, é, em kV, aproximadamente,
a) 3,0
b) 2,0
c) 6,0
d) 1,7
e) 15

Durante uma viagem, você compra um chuveriro elétrico com especificação na embalagem de 220 V e 7000 W. Ao chegar em casa, após a instalação, você percebe que sua rede elétrica fornece apenas 127 V.
Em relação ao funcionamento do chuveiro instalado em se você ligá-lo na potência máxima e em 127 V:
a) o chuveiro irá queimar, e a água sairá fria.
b) a água sairá aquecida à mesma temperatura.
c) a água sairá aquecida, porém, mais fria.
d) a água sairá aquecida, porém, mais quente.
e) o chuveiro não irá funcionar, e a água sairá fria.

O gráfico a seguir corresponde ao comportamento da corrente elétrica que percorre um condutor, em função da diferença de potencial a ele aplicada. Sabendo-se que este condutor é constituído de um fio de 2 m de comprimento e de um material cuja resistividade, a 20 C, vale 61,75 10 m,Ω−  determine a área da seção transversal do fio e o valor da resistência elétrica desse condutor na referida temperatura.
a) 4 20,7 10 cm− e 0,5 Ω
b) 4 20,7 10 cm− e 500 Ω
c) 4 20,83 10 cm− e 12,5 Ω
d) 4 20,83 10 cm− e 500 Ω

Mais conteúdos dessa disciplina