Logo Passei Direto
Buscar
A sociedade brasileira vivenciou, recentemente, um processo eleitoral, oportunidade em que se questionava acerca da inelegibilidade de alguns candidatos em virtude do disposto na "Lei da Ficha Limpa". Referida lei foi objeto de discussão no Supremo Tribunal Federal em razão de sua (in)constitucionalidade. É correto afirmar que a inelegibilidade significa capacidade eleitoral passiva e condição obstativa ao exercício passivo da cidadania.
User badge image
AdmComigo

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A inelegibilidade realmente se refere à incapacidade de uma pessoa se candidatar a cargos públicos, ou seja, é uma condição que impede o exercício da capacidade eleitoral passiva. A "Lei da Ficha Limpa" estabelece critérios que tornam certos indivíduos inelegíveis, visando garantir a integridade do processo eleitoral. Portanto, a afirmação de que a inelegibilidade significa uma condição obstativa ao exercício passivo da cidadania está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Como deve o cidadão proceder quando tiver a ciência da ocorrência de um crime eleitoral em sua cidade?

São eleitores regularmente inscritos: Carlinhos, que é analfabeto; Zezinho, que está com os seus direitos políticos suspensos; Jaime, que perdeu seus direitos políticos; e Paulo, que deixou de votar nos últimos dois pleitos eleitorais consecutivos.
Tendo conhecimento de tais fatos, o que deverá fazer o Juiz Eleitoral?

Conceitue sobre as convenções partidárias:

João sofreu uma condenação criminal transitada em Julgado e enquanto perdurarem seus efeitos, terá os seus direitos políticos cancelados. Tal afirmativa está correta? Analise-a sob a ótica eleitoral e constitucional.

Uma vez ter sido considerado o risco de atentados terroristas em algumas regiões do mundo, o Tribunal Regional Eleitoral de um dos estados da federação elaborou resolução que determinava que os brasileiros naturalizados descendentes de alguns países não votariam no pleito do corrente ano.
No que concerne à funções exercidas pela Justiça Eleitoral, esclareça se a norma é válida em seu sentido formal (competência para editar) e material (compatibilidade com a Constituição).

José Pulapula trocou de partido cinco vezes nos últimos quatro anos. Por esta razão, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi no sentido de decretar a perda de seu mandato de vereador em razão da última troca de partido por João, sem razão aparente, já que ocorreu após as eleições.
Esclareça a José o tratamento dado pelo Direito Eleitoral a fidelidade partidária no que concerne ao caso de João Pulapula.

Mais conteúdos dessa disciplina