Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros

A ATITUDE DE JULGAR A CULTURA E OS HÁBITOS DO OUTRO A PARTIR DA MINHA PRÓPRIA CULTURA É O QUE OS ANTROPÓLOGOS CHAMAM DE: etnocentrismo

User badge image
CidadaniAtiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A atitude de julgar a cultura e os hábitos do outro a partir da própria cultura é chamada de etnocentrismo. Essa perspectiva pode levar a preconceitos e dificuldades na compreensão de outras culturas. É importante promover a empatia e o respeito pelas diferenças culturais para uma convivência mais harmoniosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

SOBRE OS CONCEITOS DE CULTURA E TRADIÇÃO, LEIA AS ASSERTIVAS ABAIXO, ASSINALANDO A ALTERNATIVA CORRETA:
I. A TRADIÇÃO REVELA UM CONJUNTO DE COSTUMES, CRENÇAS, PRÁTICAS, DOUTRINAS, LEIS, QUE SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, EM DADO GRUPO SOCIAL, E QUE PERMITE A CONTINUIDADE DE UMA CULTURA OU DE UM SISTEMA SOCIAL; II. COM O PASSAR DO TEMPO, A PALAVRA CULTURA FOI COLOCADA DE MODO ANÁLOGO ENTRE O CUIDADO NA CONSTRUÇÃO E TRATAMENTO DO PLANTIO, COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS E EDUCACIONAIS DAS PESSOAS; III. A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E TRADIÇÃO COLOCA-SE A PARTIR DE UMA VISÃO DE MANIFESTAÇÃO HUMANA E COMPORTAMENTO TIPICAMENTE DO HOMEM, COMO AS LENDAS, AS CRENÇAS E OS COSTUMES.
I. A TRADIÇÃO REVELA UM CONJUNTO DE COSTUMES, CRENÇAS, PRÁTICAS, DOUTRINAS, LEIS, QUE SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, EM DADO GRUPO SOCIAL, E QUE PERMITE A CONTINUIDADE DE UMA CULTURA OU DE UM SISTEMA SOCIAL;
II. COM O PASSAR DO TEMPO, A PALAVRA CULTURA FOI COLOCADA DE MODO ANÁLOGO ENTRE O CUIDADO NA CONSTRUÇÃO E TRATAMENTO DO PLANTIO, COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS E EDUCACIONAIS DAS PESSOAS;
III. A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E TRADIÇÃO COLOCA-SE A PARTIR DE UMA VISÃO DE MANIFESTAÇÃO HUMANA E COMPORTAMENTO TIPICAMENTE DO HOMEM, COMO AS LENDAS, AS CRENÇAS E OS COSTUMES.
I, II e III estão corretas.

DE ACORDO COM KOTTAK (2013, P. 44):
ENCULTURAÇÃO É:
o processo pelo qual os sujeitos se adaptam às outras culturas

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS SE APRESENTAM DE DIVERSAS FORMAS. DE UMA FORMA CLARA E OBJETIVA, A CULTURA PODE SE MANIFESTAR DE DIFERENTES MANEIRAS, ELA É COMPLEXA E DINÂMICA E PODE SER COMPREENDIDA DE ACORDO COM A ORIGEM DE QUEM A PRODUZ.
LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO, COLOCANDO V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:
( ) A CULTURA ERUDITA É PRODUTO DA LEITURA, DO ESTUDO E DA PESQUISA;
( ) A CULTURA DE MASSA PODE SER COMPREENDIDA COMO A SOMA DOS VALORES TRADICIONAIS DE UM POVO, EXPRESSOS EM FORMA ARTÍSTICA, COMO DANÇAS, OU EM CRENDICES E COSTUMES GERAIS;
( ) A CULTURA POPULAR É A CULTURA PRODUZIDA E /OU TRANSMITIDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, POR MEIO DE INTERMÉDIOS IMPRESSOS OU ELETRÔNICOS, COMO JORNAIS, REVISTAS, TELEVISÃO E INTERNET.
V; V; V.

SOBRE OS CONCEITOS DE UNIVERSALISMO, RELATIVISMO E MULTICULTURALISMO, LEIA AS ASSERTIVAS ABAIXO:
I. COM A UNIVERSALIZAÇÃO BUSCOU-SE PROTEGER O INDIVÍDUO SIMPLESMENTE POR SER UM SER HUMANO, INDEPENDE DE SEU PAÍS, DE SUA CULTURA. APENAS A CONDIÇÃO DE SER HUMANO É QUE INTERESSA AO UNIVERSALISMO CULTURAL; II. O MULTICULTURALISMO APOSTA NA MANUTENÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS, PRESERVANDO AS IDENTIDADES E A DIVERSIDADE DAS INÚMERAS SOCIEDADES EXISTENTES; III. O RELATIVISMO CULTURAL É PRÉ-CONDIÇÃO DE UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA E MUTUAMENTE POTENCIADORA ENTRE A COMPETÊNCIA GLOBAL E A LEGITIMIDADE LOCAL, QUE CONSTITUEM OS DOIS ATRIBUTOS DE UMA POLÍTICA CONTRA -HEGEMÔNICA DE DIREITOS HUMANOS NO NOSSO TEMPO.
apenas I está correta

LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO, RELACIONANDO-AS; “A LINGUAGEM CONSTITUI UM SISTEMA SIMBÓLICO, SENDO O SER HUMANO O ÚNICO ANIMAL CAPAZ DE PRODUZIR SÍMBOLOS E, POR ISSO, CULTURA.” “DESSE MODO, DEVIDO AO AMPLO UNIVERSO DA LINGUAGEM, O APARATO CULTURAL É FORMADO TANTO POR ELEMENTOS TANGÍVEIS, QUE SÃO MATERIAIS (CASO DAS MÁQUINAS, GALPÕES, AUTOMÓVEIS, GELADEIRAS, ENTRE TANTOS OUTROS QUE FAZEM PARTE DA VIDA MATERIAL DE UMA SOCIEDADE), QUANTO INTANGÍVEIS, OU SEJA, IMATERIAIS E ABSTRATOS (COMO O PRÓPRIO SISTEMA SIMBÓLICO DE UMA SOCIEDADE, A ARTE E OS SISTEMAS DE VALORES, ENTRE OUTROS).
As duas afirmativas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos revela que seus idealizadores identificaram que a educação não é neutra. O art. 26 destaca que a educação tem objetivos políticos inevitáveis, mas ignora conceitos ideologicamente rígidos, substituindo-os por diversas metas positivas (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL, 2018).
O texto do art. 26 determina que o direito à educação deve se vincular a três objetivos específicos. São eles, EXCETO:
direito à saúde, bem-estar social e segurança política

OS POSICIONAMENTOS DA UNESCO E DO BRASIL EVIDENCIAM QUE OS DIREITOS CULTURAIS SÃO CADA VEZ MAIS RECONHECIDOS COMO PARTE DA NOVA GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, BEM COMO DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS. ASSIM, É IMPORTANTE CONHECER O SENTIDO DE CULTURA E DIVERSIDADE COMO EXPRESSÃO DE CIDADANIA E RESPEITO PELO DIFERENTE; ESSES CONCEITOS SÃO ASSOCIADOS E DEFINEM AS RELAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE.
PARA SODRÉ (2012), CULTURA PODE SER DEFINIDA COMO:
a totalidade das manifestações e formas de vida que caracterizam um povo

Para Sodré (2012), diversidade é:


o reconhecimento do diferente, ou seja, o reconhecimento da cultura do outro

Mais conteúdos dessa disciplina