Logo Passei Direto
Buscar
Autores como Mendes (2005) e Vasconcellos (1999) discutem o tema avaliação a partir de uma concepção dinâmica, como instrumento de transformação da prática pedagógica.
Nessa concepção, a prática pedagógica deve:
mensurar os resultados, sendo considerada como etapa final do processo de aprendizagem.
deixar que as avaliações em larga escala façam as devidas atribuições de notas aos estudantes.
X considerar os “erros” dos estudantes, para reorientar os processos de ensino e de aprendizagem.
iniciar o trabalho em sala de aula a partir da linearidade dos programas estabelecidos.
legitimar uma aprendizagem voltada à reprodução social, enfatizando os aspectos técnicos.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Na concepção dinâmica de avaliação discutida por Mendes (2005) e Vasconcellos (1999), a prática pedagógica deve "considerar os 'erros' dos estudantes, para reorientar os processos de ensino e de aprendizagem". Essa abordagem enfatiza a importância de entender os erros como oportunidades de aprendizado e ajuste nas estratégias pedagógicas, ao invés de apenas mensurar resultados ou seguir rigidamente programas estabelecidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo: “[...] São planejamentos de curso, de disciplina, de conteúdos, de atividades, de aulas, de provas, planejamento de reuniões para planejar, planejamento e mais planejamentos, enfim, só se planeja e pouco ou nada se executa a não ser planejar.” MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como Planejar?. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p.37. Essa é uma impressão bastante comum entre os docentes na educação básica. Diante do trecho, assinale a alternativa que demonstra uma motivação para a situação colocada.
O trecho explora o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso exclusivamente das secretarias de educação.
O trecho coloca uma verdade, afinal, os professores são submetidos a uma série de planejamentos e não cabe a eles criar sentido nessa papelada.
O trecho trata do mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso unicamente dos professores que não fazem os planos darem certo.
O trecho é um incômodo vazio, afinal, um professor sozinho é capaz de superar essas questões de modo rápido e simples.
O trecho discute o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos. Essa sensação deve ser driblada com a vigilância constante sobre as metas e acordos firmados, de modo que elas sejam executadas no cotidiano escolar e ao longo do ano letivo, de forma leve e significativa para os sujeitos da escola.

Leia o trecho que segue: “O objetivo educacional é definido como metas definidas pelo docente para determinar de forma mais eficaz que nível de conhecimento se deseja alcançar através de um determinado conceito ensinado (ALEXANDRE, 2008)” (RODRIGUES, A. N.; DOS SANTOS, 2013, p. 5). Diante dessa definição, considere o caso da professora Janete, da cidade de Mendes (RJ).
Qual alternativa abaixo é condizente com um objetivo viável para o trabalho pedagógico com esse tema?
Ensinar danças indígenas para os estudantes.
Analisar fonemas e a vocalização de palavras de origem indígena.
Enfeitar os estudantes com penas e roupas indígenas.
Falar tupi-guarani com os estudantes.
Plantar árvores no jardim da escola.

A professora Monique da cidade de Marataízes (ES) está planejando suas atividades com a educação infantil, contudo, em observação dos estudantes, ela notou que a colagem de parte dos meninos é deficitária em relação à das meninas de uma determinada turma dessa modalidade de ensino. Preocupada com a construção de uma ação pedagógica pautada na equidade.
Assinale a alternativa que melhor identifica uma tarefa cabível à professora:
Monique deve investigar as origens dessas dificuldades e sua relação com uma possível questão de gênero e, sempre que possível, deve dialogar com a professora anterior da turma e, em caso de necessidade, deve deixar de lado tal tarefa.
Monique deve investigar as origens dessas dificuldades e sua relação com uma possível questão de gênero e, sempre que possível, deve dialogar com a professora anterior da turma e, por meio da investigação dos comportamentos e falas dos estudantes, deve propor caminhos para uma aprendizagem significativa pelos meninos. Se possível, a professora pode dialogar com os responsáveis das crianças para que investiguem também a questão no espaço doméstico.
Monique deve entender que a escola é um espaço de diferenças e se seus estudantes não aprendem igual, resta a ela entender esse processo e não afetar essas aprendizagens.
Monique deve entender que a colagem não é um processo pertinente na formação da criança na educação infantil, sendo uma questão de distração que pode ser realizada pelos pais em casa.

Leia o trecho que segue: Os professores “[...] escola mudou de forma extraordinária os critérios e os meios para uma avaliação. O que se propõe com esse texto é exatamente demonstrar que uma forma de avaliação tal como é muitas vezes feita em aula de educação física – como também em aula de desenho, pintura, escultura ou iniciação à informática – é a mais correta maneira de se pensar a avaliação em um sistema de ensino que, tendo como fulcro a aprendizagem significativa” (ANTUNES, 2014, p. 37).
Considerando o debate de Antunes sobre avaliação, para a execução de uma aprendizagem significativa, é preciso que a avaliação esteja
centrada no aluno.
centrada na direção.
centrada na coordenação pedagógica.
centrada na unidade escolar.
centrada no currículo.

Flávio, graduando em Pedagogia do polo centro de Belo Horizonte (MG), está escrevendo um resumo sobre a relação entre didática e educação infantil. Diante da demanda de escrita do graduando, qual das frases a seguir identifica corretamente a conexão entre os eixos sobre os quais Flávio precisa escrever?
Qual das frases a seguir identifica corretamente a conexão entre os eixos sobre os quais Flávio precisa escrever?
A didática não deve se subordinar à educação infantil, afinal, seu papel está na luta pela formação de professores e não na discussão sobre desenvolvimento infantil.
Crianças não são sujeitos históricos e por isso a didática não pode ser mobilizada com elas, sendo necessários somente cuidados maternais e recreação até sua entrada no ensino fundamental.
Uma didática que dialogue com a educação infantil deve considerar a criança como sujeito e deve instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem por meio da atenção ao desenvolvimento cognitivo, por meio de ações lúdicas, expressivas, afetivas e de saúde.
Uma didática que dialogue com a educação infantil deve considerar a criança como sujeito e destacar o professor como um cuidador que, mesmo sem saber, pode dispensar os conhecimentos em nome do afeto.
A brincadeira e o lúdico são os únicos elementos necessários para a educação infantil, sendo da didática dispensável.

(Instituto Consulplan - 2020 - Prefeitura de Formiga - MG - Auxiliar de Educação Especial - Sem Área) Avaliação é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz; ela deve estar inserida no processo de aprendizagem do aluno.
Existem vários tipos de avaliação de acordo com o objetivo do professor; o de verificar se tudo aquilo que foi proposto em relação aos conteúdos estão sendo atingidos, durante todo o processo de ensino aprendizagem, trata-se da avaliação
disruptiva.
formativa.
autoavaliativa.
diagnóstica.
classificatória.

Mais conteúdos dessa disciplina