Logo Passei Direto
Buscar
Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira “redescoberta do Brasil”, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às missões artísticas e científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia.
O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado
A) à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
B) à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil.
C) à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da colônia.
D) à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
E) à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta sobre o afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil nas primeiras décadas do século XIX. A) à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios. - Esta alternativa é válida, pois D. João VI realmente buscou modernizar o Brasil e trouxe várias iniciativas nesse sentido. B) à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil. - Embora a Inglaterra tenha exercido influência, essa não é a principal razão para o afluxo. C) à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da colônia. - A transferência da capital foi um fator importante, mas não é a única razão para o afluxo de artistas e cientistas. D) à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto. - O pacto colonial não está diretamente relacionado ao afluxo de artistas e cientistas. E) à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico. - Essa alternativa é um pouco mais ampla e não se relaciona diretamente com o contexto específico do Brasil. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do afluxo de artistas e cientistas ao Brasil é a) à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No ano de sua independência, o Brasil tinha [...] tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Era uma população pobre e carente [...] O medo de uma rebelião dos cativos assombrava a minoria branca. O analfabetismo era geral. [...] Os ricos eram poucos e, com raras exceções, ignorantes. O isolamento e as rivalidades entre as províncias prenunciavam uma guerra civil [...]
É CORRETO afirmar que a Independência do Brasil só não confirmou os temores apresentados no trecho,
A) porque, ao defender a revolução popular de inspiração camponesa, inspirou legisladores como José Bonifácio e Joaquim Nabuco a defenderem a emancipação completa em relação a Portugal.
B) porque o povo conseguiu entender os anseios de D. Pedro e da elite brasileira, ao pegar em armas e defender até a morte uma Independência que parecia condenada em sua própria estrutura.
C) porque foi realizada à revelia da população pobre – destacadamente de origem africana e indígena –, uma vez que suas simpatias pela Revolução Americana ameaçavam os poderes da elite branca.
D) porque parcelas significativas da elite brasileira se aglutinaram em torno de d. Pedro, a fim de manter as antigas bases de um Brasil colonial na estrutura do novo país que nascia em 1822.
E) porque foi inspirada pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas, no contexto da crise do antigo sistema colonial, sendo liderada pela elite burguesa contra a tirania representada por D. Pedro.

Mais conteúdos dessa disciplina