Logo Passei Direto
Buscar
Será que você tem a sensação que na atualidade nossas relações sociais estão cada vez mais rápidas? Parece que com a globalização e a chegada das tecnologias digitais tudo se tornou mais veloz e a capacidade de se diluir no ar é também mais fácil. Hoje não permanecemos mais no mesmo emprego por muitos nós, não estabelecemos laços mais duradouros e temos a sensação que tudo pode acabar rapidamente.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a linha de pensamento de Bauman: Assinale a alternativa correta:
I. Para o autor, é através de vivenciar um estado fluído que estamos desenvolvendo a sociedade moderna pautada na flexibilidade e mobilidade que faz do tempo um aliado para que várias coisas possam acontecer.
II. Baumam destaca que a extraordinária mobilidade dos fluidos é o que os associa à ideia de “leveza”.
III. O que Bauman chama de Líquido refere-se a fluidez faz parte de uma sociedade moderna e contemporânea que já não se identifica apenas como uma coisa só, mas vê na multiplicidade uma maneira diferenciada de vivenciar o meio social.
IV. Assim, Bauman (2001, p. 14) afirma que o que está ocorrendo na atualidade é “quebra de forma”, ou seja, tudo que parecia tão definido começa a ser questionado como não sendo a única maneira de ver e pensar o mundo.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao pensamento de Bauman: I. Para o autor, é através de vivenciar um estado fluído que estamos desenvolvendo a sociedade moderna pautada na flexibilidade e mobilidade que faz do tempo um aliado para que várias coisas possam acontecer. Verdadeiro, Bauman realmente discute a fluidez das relações na sociedade moderna, enfatizando a flexibilidade e a mobilidade. II. Bauman destaca que a extraordinária mobilidade dos fluidos é o que os associa à ideia de “leveza”. Verdadeiro, a ideia de leveza está relacionada à mobilidade e à falta de amarras nas relações sociais contemporâneas. III. O que Bauman chama de Líquido refere-se à fluidez que faz parte de uma sociedade moderna e contemporânea que já não se identifica apenas como uma coisa só, mas vê na multiplicidade uma maneira diferenciada de vivenciar o meio social. Verdadeiro, essa afirmativa reflete bem a visão de Bauman sobre a multiplicidade e a fluidez nas relações sociais. IV. Assim, Bauman (2001, p. 14) afirma que o que está ocorrendo na atualidade é “quebra de forma”, ou seja, tudo que parecia tão definido começa a ser questionado como não sendo a única maneira de ver e pensar o mundo. Verdadeiro, essa afirmação está alinhada com a ideia de Bauman sobre a desconstrução de formas e certezas na sociedade contemporânea. Com base na análise, todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A análise social proposta por Pierre Bourdieu perpassa pelo conceito de capital, entretanto, esse autor não o relaciona apenas com a ideia econômica. Para ele, além da economia, os capitais: cultural, social e simbólico também podem nos auxiliar a compreender a sociedade.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: Assinale a alternativa correta:
( ) Capital Econômico: é um conjunto de bens (dinheiro, patrimônio e material) que pode ser acumulado, reproduzido e ampliado por meio de investimentos e de relações sociais que podem gerar vínculos de interesses para sua manutenção.
( ) Capital Social: Pode ser entendido pela expressão que usamos no cotidiano de “Q.I.” que nada tem como quociente de inteligência, mas sim como “quem indica”.
( ) Capital Cultural: O detentor deste capital é aquele que possui o mais alto prestígio social ou maior valor na composição de capital, assim como, deliberam a respeito dos valores simbólicos das coisas, pessoas, ideias e lugares, não só dentro do seu grupo como para os que perseguem a ascensão social.
( ) Capital Simbólico: Entender esse tipo de capital tornou-se muito importante para o autor, pois auxilia a compreender a própria maneira como a escola pode ser uma instituição que gera desigualdades sociais a partir do que possuímos de cultura ao adentrar seu espaço.
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V.
c. V, F, V, F.
d. V, V, V, V.
e. F, F, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina