Logo Passei Direto
Buscar
Durante a Primeira Revolução Industrial as fábricas se tornaram os ambientes de trabalho de grande parte da população. Com a falta de conhecimento, a baixa iluminação, pouca ventilação e diversos acidentes o Parlamento Britânico criou a primeira lei de proteção aos trabalhadores, em 1802. Sobre esta legislação, analise as afirmativas:
É correto o que se afirma em:
I. Era chamada Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes.
II. Tornou obrigatório a jornada de trabalho de 16 horas.
III. Permitia o trabalho noturno.
IV. Tornou obrigatório melhorias na ventilação das fábricas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a legislação mencionada: I. Era chamada Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes. Verdadeiro, essa é a denominação correta da lei de 1802. II. Tornou obrigatório a jornada de trabalho de 16 horas. Falso, a lei não estabeleceu uma jornada de trabalho de 16 horas; na verdade, ela buscava limitar a jornada de trabalho, especialmente para os aprendizes. III. Permitia o trabalho noturno. Falso, a lei não permitia o trabalho noturno para os aprendizes, pois buscava proteger os jovens trabalhadores. IV. Tornou obrigatório melhorias na ventilação das fábricas. Verdadeiro, a lei exigia melhorias nas condições de trabalho, incluindo a ventilação. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: "I e IV, apenas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Assinale quais dos procedimentos a seguir NÃO fazem parte dos avanços produzidos pela Segunda Revolução Industrial:
Permissão de mulheres e crianças nas indústrias.
Produção em massa.
Organização do trabalho hierarquizada.
Empregos estáveis e salários fixos.
Uso de matérias-primas, aço, eletricidade e petróleo.

A falta de conhecimento sobre manipulação de máquinas, a falta de dispositivos de segurança em máquinas e ambientes, a falta de habilidade com máquinas porque o trabalho anterior era de artesão, tudo isso levou a Europa a registrar muitos acidentes de trabalho com mutilações e mortes.
Esse foi um período na história conhecido como:
Primeira Revolução Industrial.
Primeira Revolução dos Artesãos.
Primeira Revolução Francesa.
Primeira Revolução da Indústria 4.0.
Primeira Revolução da Máquinas.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como missão promover oportunidades de trabalho decente em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Que mudanças ocorrem no mundo do trabalho após a criação da OIT?
Não houve mudança significativa, uma vez que os países membros não precisam seguir as Recomendações criadas pelas Convenções da OIT.
Os países membros em sua maioria não adotam as Recomendações, como é o caso do Brasil. Aqui não há políticas de trabalho alinhadas com as Recomendações da OIT.
Todos os países foram obrigados adotar as Recomendações e Convenções estabelecidas pela OIT.
Algumas mudanças podem ser percebidas, mas não estão relacionadas a OIT, pois quem cria suas políticas e leis são os países, não precisando seguir nenhuma sugestão de organizações internacionais.
Houve mudanças sobre nos direitos dos trabalhadores e a formulação de políticas que favorecem trabalhadores dos países membros da OIT.

O início do processo de industrialização no Brasil teve semelhanças com o processo de industrialização de que país? Japão - Segunda Revolução Industrial. Índia - Terceira Revolução Industrial. Portugal - Primeira Revolução Industrial. Estados Unidos - Quarta Revolução Industrial. Inglaterra - Primeira Revolução Industrial.

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho foi desenvolvida a partir do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT), suas missões são a promoção da saúde e prevenção de acidentes, melhorando assim a qualidade de vida dos trabalhadores. São diretrizes da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho:
É correto o que se afirma em:
I. Critérios diferenciados para funções de alto risco.
II. Integração de informações sobre Saúde do Trabalhador.
III. Estímulo a educação constante dos trabalhadores.
IV. Separação dos trabalhadores em seu próprio sistema de saúde.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.

Entre as décadas de 70 e 90, as preocupações com a saúde e segurança do trabalho tiveram diversos avanços. Iniciando com as Portarias 3.236 e 3.237 que criavam a obrigatoriedade de serviços de saúde para empresas com mais de 100 funcionários, a Lei nº 8.218, 24/07/1991 sobre Planos de Benefícios da Previdência Social, que estabelece o conceito de Acidente de Trabalho e de Trajeto. Podemos afirmar que houve ainda:
É correto o que se afirma em:
I. O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com objetivo de incentivar a melhora da alimentação dos trabalhadores.
II. A necessidade de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), para todas as empresas em regime CLT.
III. Definição das Normas Regulamentadoras (NRs) que transcreve procedimentos para segurança e saúde, sendo atualizada periodicamente conforme alterações no modo de trabalho.
IV. Ampliação das responsabilidades dos estados e municípios na Saúde e Segurança dos trabalhadores.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.

Nos registros sobre saúde e segurança do trabalho escritos entre os séculos XV e XVI, podemos encontrar grandes participações para as medidas de saúde e segurança utilizadas atualmente. Entre elas podemos apontar:
Os direitos trabalhistas, como o limite da jornada de trabalho.
Definição de idade mínima para o trabalho.
Descrição de medidas de ergonomia para mineradores.
Uso de máscara para proteção dos trabalhadores.
Medidas de higiene para o caso de envenenamento por mercúrio e chumbo.

O governo brasileiro, ao perceber um aumento considerável nos acidentes de trabalho, buscou o aval da OIT para melhorias de condições de segurança e higiene. Após as avaliações foi identificada a necessidade de criação de um centro de investigação, e então foi criada (o):
Consolidação das Leis Trabalhistas.
Inspetoria de Higiene e Segurança do Trabalho.
Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho/SPTA.

Desde a Primeira Revolução Industrial até os dias de hoje, os trabalhadores têm conquistado direitos fundamentais relacionados à manutenção de sua saúde e segurança nos locais de trabalho. Normas e regulamentações foram estabelecidas para garantir ambientes de trabalho mais seguros, proporcionando proteção contra acidentes, doenças ocupacionais e condições precárias.
Através da Portaria nº 365, 12/09/2002, o Ministério do Trabalho e Emprego instituiu a (o):
Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil.
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.
Escola Nacional da Inspeção do Trabalho.
Planos de Benefícios da Previdência Social.
Plano Nacional de Combate à Informalidade dos Trabalhadores Empregados.

Mais conteúdos dessa disciplina