Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho passa a ser entendido como uma atividade de transcendência da consciência e também como uma ocupação, profissão, tarefa, o resultado de uma determinada ação, orientada para a produção de uma mercadoria ou realização de uma tarefa, portanto a integração do homem no trabalho possibilitaria a tomada de consciência como um ser capaz de criação em decorrência das grandes descobertas e aperfeiçoamento tecnológico.
Tendo isso em consideração, em pleno século XX, o trabalho é considerado parte de qual constituição?
a. Da constituição humana.
b. Da constituição do desenvolvimento tecnológico.
c. Da constituição do capital.
d. Da constituição das indústrias capitalistas.
e. Da constituição dos meios de produção.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o contexto apresentado. O texto fala sobre o trabalho como uma atividade que transcende a consciência e está ligado à produção de mercadorias e à integração do homem no trabalho, especialmente em relação às descobertas e ao aperfeiçoamento tecnológico. Vamos analisar as alternativas: a. Da constituição humana - Embora o trabalho esteja relacionado ao ser humano, essa opção é muito ampla e não se refere especificamente ao contexto do trabalho na produção. b. Da constituição do desenvolvimento tecnológico - Essa opção foca no aspecto tecnológico, mas não abrange completamente a relação do trabalho com a produção e o capital. c. Da constituição do capital - Esta opção é relevante, pois o trabalho está intimamente ligado à produção de capital nas sociedades capitalistas. d. Da constituição das indústrias capitalistas - Embora o trabalho esteja presente nas indústrias, essa opção é mais específica e não abrange o conceito mais amplo de capital. e. Da constituição dos meios de produção - Esta opção é bastante pertinente, pois o trabalho é fundamental para a constituição dos meios de produção, que é um conceito central na análise do trabalho em contextos econômicos. Considerando todas as análises, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do trabalho como uma atividade orientada para a produção e a integração do homem no trabalho é: c. Da constituição do capital.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Constituindo-se como uma ciência aplica o C.O possui também características próprias, prega o uso de conhecimento científico na prática diária objetivando o sucesso organizacional e o aumento da satisfação dos colaboradores; faz suas inferências através de uma abordagem chamada contingencial, ou seja, por meio de observação de contingências busca explicações para os comportamentos apresentados, modo de análise esse em que nada é definitivo.
Analise as asserções a seguir e, com base nos estudos analisados até aqui, assinale a alternativa que corresponde com os tipos de comportamento humano dentro das organizações.
I - Nível Organizacional: aqui englobamos o comportamento organizacional como um todo; como acontece, se pautando na comunicação e as consequências que a falta dela provoca.
II - Nível Macro-organizacional: aqui englobamos o comportamento organizacional como um todo; como acontece, a comunicação ou a falta dela, a liderança, o gerenciamento de conflitos suas consequências como o estresse, as negociações, desenvolvimento e aplicação de políticas.
III - Nível Meso-organizacional: tem como função observar e estudar o comportamento das várias equipes que compõem a organização; utilizando os conhecimentos sobre empowerment, dinâmica de grupos, produtividade dos grupos.
IV - Nível Micro-organizacional: seu objeto de estudo é o comportamento do indivíduo quando exerce sua função de maneira solitária, dando ênfase nesses estudos geralmente os temas relacionados à personalidade, percepção, motivação, diferenças individuais, aptidões, interesses.
a. II, III e IV apenas.
b. II e III apenas.
c. III e IV apenas.
d. I, III e IV apenas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

O homem era incluído, já na Revolução Industrial, dentro do mundo do trabalho como um recurso produtivo puro e simples, ao seu lado eram amontoadas as matérias-primas e as máquinas, não havia distinção entre esses três montes. Entretanto as relações de trabalho, no início do século XVIII, diferiam dessa conduta apresentada.
Assinale a alternativa que faz relação com esse tipo de posicionamento.
a. Eram fortemente agrárias, constituídas dentro do âmbito familiar, porém, o ensino era formal, se excluía o ensino por observação pois entedia-se que por meio dele era passível falhas inaceitáveis dentro dos campos de produção.
b. Eram fortemente agrárias, porém, o indíviduo tinha poder de ascensão social, muitos se ligavam às atividades familiares e não pretendiam cultivar nada fora de seu meio, entretanto aqueles que buscavam raízes diferentes conseguiam, a demanda por trabalhos fora do meio rural era cada vez mais crescente.
c. Eram fortemente agrárias, constituídas dentro do âmbito familiar, em que ao ofício dos pais era repassado aos filhos que aprendiam por observação sem a necessidade de um ensino formal, esse modelo garantia a construção de uma forte identidade ligada ao labor a que o sujeito se dedicava, visto que ele era herdado.
d. Eram fortemente tecnológicas, o homem tomou para si os meios de trabalho praticados durante a Revolução Industrial e tentou produzí-lo em diversas atividades, desde as ligadas à Agricultura.
e. Eram fortemente ligadas à terra, porém, o homem tirava seu sustento das fábricas das grandes cidades pois, o que era produzido nos campos não era o bastante para a subsistência plena de sua família.

Por volta de 1960, a expressão Administração de Recursos Humanos – ARH - começou a substituir a Escola das Relações Industriais. Os recursos humanos ou RH ocupou um espaço, agora físico e consolidado, dentro das empresas com atribuições bem delineadas e conhecimento científico próprio da área; O fator humano está cada vez mais proeminente e outros aspectos surgem em decorrência das necessidades da empresa e das pessoas, como a gestão de talentos, do capital intelectual e do conhecimento, então a expressão RH precisou ser ampliada em sua atuação e visão organizacional passando agora a ser denominada de Gestão de Pessoas.
Com base no texto e as informações aprendidas ao longo do estudo, assinale a alternativa que corresponda com as respectivas funções do RH.
I - Recrutamento (divulgação de vagas) e seleção de novos colaboradores, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
II – Apenas recrutamento (divulgação de vagas) e treinamento de colaboradores.
III - Avaliação de desempenho, construção de cargos e salários, higiene e segurança do trabalho.
IV – Apenas avaliação de desempenho e salários, sendo higiene e segurança destinado a outros setores.
V - Departamento de pessoal (questões burocráticas relacionadas a admissão e desligamento de pessoal) e qualidade de vida no trabalho.
a. I e V apenas.
b. II, III, V apenas.
c. I, III, V apenas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. II e III apenas.

O motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, para Hersey (2007) esses motivos “são os porquês do comportamento” esses porquês podem ser provocados por estímulos externos ou produzido internamente nos processos mentais do indivíduo, conscientes ou não.
Com base neste texto e os estudados analisados sobre a Motivação, ela pode estar relacionada com quais fatores dentro do indivíduo? Analise as asserções a seguir e assinale a alternativa correta.
I - A motivação está relacionada ao sistema de cognição do indivíduo e a maneira como as situações se comportam.
II – A motivação está relacionada a imposição, muitas vezes o indivíduo encontra engajamento em situações que lhe são ordenadas, encontrando no caminho forças necessárias para enfrentá-las.
III - Um indivíduo motivado provavelmente mantêm índices adequados de autoestima.
IV - As pessoas que têm um autoconceito (percepção que tem de si mesmas) positivo são mais produtivas, criativas e possuem facilidade para estabelecer relações interpessoais positivas.
a. I, II e III apenas.
b. I, III e IV.
c. II e III apenas.
d. II e IV apenas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Com a Revolução Industrial surge a Indústria trazendo uma mudança drástica nos modos de produção e tecnologias empregadas, as empresas vão adquirindo características bem evidentes de uma organização mecanicista ou burocrática, portanto, é evidente a priorização da máquina (puramente técnica) em detrimento do homem (ser social). A máquina conseguiria produzir com baixo custo de manutenção, tal linha de produção enfatizaria a precisão, a rapidez, a regularidade e eficiência através da mecanização.
Tendo isso em mente e considerando tal contexto, qual era a necessidade das grandes Indústrias nessa época? Assinale a alternativa correta.
a. Realçar as habilidades do homem em relação à máquina, deixando a mesma como uma mediadora dentro do campo de labor, no homem seria criado um tecnicismo urgente frente às necessidades de trabalho da época.
b. Reforçar a sequência do trabalho: segmentando o máximo possível esse processo, através da especialização das funções e modernização dos equipamentos a serem utilizados, como também, de treinamentos sistemáticos para adequar o indivíduo à máquina.
c. Criar-se um ambiente de trabalho pouco coercivo, chefes e supervisores tinham um papel puramente de status dentro da sociedade, pois não influenciavam muito na realização das tarefas dentro das fábricas.
d. Motivar os trabalhadores e engajá-los, dando suporte às suas necessidades e ouvidos às suas queixas, tentando aliar suas vontades à da fábrica, criando no homem um senso de amabilidade pois, entendia-se que para a realização plena de suas atividades era necessário criar empatia para tal.
e. Exercitar a relação do homem com a máquina, tentando adequar as necessidades dele à mesma, sendo esse primeiro imprescíndivel para o fluxo perfeito do ambiente de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina