Logo Passei Direto
Buscar
Ao se deparar com uma cena de acidente, é notório que muitas pessoas queiram ajudar, porém temos que tomar alguns cuidados ao ajudar uma vítima.
Para que a ajuda possa ser prestada da melhor forma possível qual é a PRIMEIRA ação a ser feita?
a. Verificar a respiração.
b. Avaliar a circulação.
c. Encontrar ferimentos.
d. Avaliar o nível de consciência.
e. Observar a segurança do local.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Ao se deparar com uma cena de acidente, a primeira ação a ser feita deve ser garantir a segurança do local, tanto para a vítima quanto para quem está prestando ajuda. Isso é fundamental para evitar mais acidentes e garantir que a ajuda possa ser prestada de forma segura. Analisando as opções: a) Verificar a respiração - Isso é importante, mas deve ser feito após garantir a segurança do local. b) Avaliar a circulação - Também importante, mas não é a primeira ação. c) Encontrar ferimentos - Deve ser feito após garantir a segurança. d) Avaliar o nível de consciência - Importante, mas não é a primeira ação. e) Observar a segurança do local - Esta é a primeira ação a ser feita. Portanto, a alternativa correta é: e) Observar a segurança do local.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conhecer sobre anatomia e fisiologia humana é fundamental para o bom desenvolvimento das técnicas de primeiros socorros, já que, é necessário conhecer sobre os aparelhos, sistemas e órgãos do corpo humano.
Portanto assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas abaixo:
( ) O aparelho circulatório (cardiovascular) é o responsável pela circulação do sangue através de todo o organismo. Constituído por coração, vasos sanguíneos e sangue.
( ) O aparelho respiratório é importante pois através dele absorvemos o oxigênio para funções do corpo.
( ) O sistema nervoso é considerado o sistema mais importante do corpo humano, comanda todas as outras funções do nosso organismo.
( ) A posição anatômica do corpo humano é a base para a imobilização e identificação de fraturas, e luxações.
( ) A pele é um órgão do corpo humano responsável por proteger o corpo contra agentes externos e manter a temperatura corporal.
a. V – V - V – V – V.
b. V - F – V – F – V.
c. F – V – F – V – F.
d. V – V – F – V – F.
e. F – F – F – F – F.

A avaliação primária é composta por uma sequência pedagógica para avaliar os sinais vitais e gravidade da vítima. Portanto assinale V para verdadeiro e F para falso a partir das afirmativas abaixo relacionadas com o XABCDE e obstrução de vias aéreas:
( ) “ A” nesse passo é importante manter a permeabilidade das vias aéreas para garantir a respiração. Durante o exame e a manipulação das vias aéreas, tome muito cuidado para evitar a movimentação excessiva da coluna cervical. ( ) “B” nesse passo é importante determinar a presença ou ausência de respiração espontânea na vítima, visualize a expansão torácica ou abdominal devido o movimento diafragmático. ( ) ” C” nesse passo verificamos a circulação e fatores como estado emocional, stress, ansiedade também não alteram a frequência cardíaca. Contudo, para atendimento em estado normal considera-se uma média entre 40 a 50 bpm em repouso, já em uma pessoa vítima de trauma esse ritmo tende a estar mais acelerado, acima de 140 bpm. ( ) “D” nessa passo, no atendimento básico e inicial basta saber se a vítima está realmente consciente e orientada ou confusa, desorienta, se apresenta resposta a estímulos a dor, a voz, e se apresenta resposta motora satisfatória ou seja, qual o nível de motricidade em função da dor ou lesão, se ela consegue movimentar algum membro, se identifica o local da dor e se consegue exercer força na mão por exemplo, são alguns indícios de haver ou não motricidade. ( ) “E” - o objetivo desse passo é manter a vítima confortada e aquecida, afim de preservar a temperatura corporal as funções vitais; aguarde o serviço pré-hospitalar ou exponha somente o necessário para imobiliza-la e transporta-la ao hospital. ( ) Na obstrução parcial, ainda passa certa quantidade de ar inalado pelas vias aéreas. Neste caso, a respiração será comprometida, com dificuldade e pode estar ruidosa, acompanhada de tosse. Enquanto a troca de ar se mantiver a vítima deve ser encorajada a tossir e até tapas nas costas pode ser recomendado. Caso a obstrução se agrave e a troca de ar se tornar insuficiente, a tosse passa a ser fraca e ineficaz para este caso; então indicação a realização da Manobra de Heimlich.
a. F – F – V – V – V – F.
b. V – V – F – F – V – V.
c. V – V – V – F – V – F.
d. V – V– F – V – V – V.
e. V – V – F - F – F – V.

Ao se deparar com uma pessoa que necessite de atendimentos de primeiros socorros, é importante realizar a AVALIAÇÃO PRIMÁRIA, que é resumida em seis passos básicos, sendo o último, o passo E, referente Exposição e controle de temperatura.
Portanto relacione a coluna da esquerda com a da direita quanto a avaliação primária:
( X ) Passo “X”
( A ) Passo “A”
( B ) Passo “B”
( C ) Passo “C”
( D) Passo “ D”
( E ) Passo “E”
( ) Verificar Respiração.
( ) Posicionar Vias aéreas e controle cervical.
( ) Controla Hemorragias exsaguinante.
( ) Verificar Circulação.
( ) Nível de consciência.
( ) Exposição, imobilização e controle de temperatura.

A obstrução das vias aéreas impede a entrada de oxigênio e se não reconhecida e tratada precocemente pode levar o indivíduo à morte. A obstrução das vias aéreas pode ser parcial ou total. Na obstrução parcial, ainda passa certa quantidade de ar pelas vias aéreas. Neste caso, a respiração pode estar ruidosa e muito difícil acompanhada de tosse caso não surta efeito deve ser realizado a Manobra de Heimlich que consiste em:
a. Apoiar na vítima lateralmente, abraçando a cintura e realizar uma compressão na região do umbigo com um único movimento de contração pra cima afim de expelir o objeto.
b. Ficar atrás da vítima, colocando-lhe os braços em volta da cintura; fechar uma mão e colocar o lado do polegar contra o abdome da vítima, pouco acima do umbigo e bem abaixo do apêndice xifoide; envolver a mão fechada com a outra mão e pressionar o abdome da vítima com um golpe rápido para cima; repetir os golpes e continuar até que o objeto seja expelido das vias aéreas.
c. Deitar a vítima no chão ajoelhar-se ao lado da vítima realizar a respiração boca a boa pois ela necessita de suporte ventilatório o quanto antes.
d. Pedir socorro e realizar RCP.
e. Tentar retirar o objeto com as mãos o mais rápido possível.

Prestar os primeiros socorros significa estar ajudando a vítima em uma situação de emergência reduzindo o risco de vida e melhorando as condições da vítima. Dentro desse contexto o profissional de educação física pode se deparar com uma situação dessas em diversos setores: escolas, clubes, academias entre outros.
Nesse sentido, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas dentro do contexto.
( ) O ideal é que o professor se preparar para obter conhecimentos sobre primeiros socorros e não busque atuar pelo método da tentativa do erro.
( ) O primeiro socorro prestado de forma eficaz ao acidentado possibilita evitar o agravamento das lesões, boa recuperação e o retorno saudável e precoce as atividades diárias e esportivas.
( ) O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima.
( ) Acidentes podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Trata-se de situações nas quais se pratica atividade física, em academias, nos parques e, principalmente, na escola, o risco de acidentes aumenta ainda mais.
( ) O indivíduo que primeiro aborda a vítima e inicia o atendimento, geralmente é aquele que presenciou ou chegou instantes após o ocorrido. Este socorrista necessita manter a calma para agir sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa, atento a outras condições que não coloquem em risco a vítima.
a. V – F – V – F – V.
b. V – F – F – V – V.
c. F – V – F – V – F.
d. V – V – V – V – V.
e. F – F – F – F – F.

Houve um caso relatado em revistas, sites e jornais sobre uma criança que veio a falecer por obstrução de vias aéreas. Na época, o profissional de educação física, supostamente não agiu imediatamente por não ter conhecimentos sobre primeiros socorros.
Incidentes como estes podem ser evitados ou minimizados. Para tal o CONFEF alerta que:
a. Os Profissionais de Educação Física devem estar treinados, atualizados e preparados para os acidentes e fatalidades que venham a acontecer em seu trabalho e recomenda que criem uma rotina de atendimento de socorros de urgência que envolva toda a equipe de trabalho.
b. Fatalidades acontecem e infelizmente situações como essas são imprescindíveis e inevitáveis.
c. Que é obrigação de todo e qualquer professor de Educação Física ter cursos sobre primeiros socorros para evitar situações como essas. E caso o professor não for capacitado será condenado por imprudência.
d. O Conselho de Educação Física, não orienta nada sobre isso. Cabe a cada profissional se preocupar com a formação e jamais será julgado por imperícia pois não é de competência deste profissional e sim do socorro especializado.
e. Que todos os envolvidos podem responder por ferir os direitos civis da sociedade e o professor no caso irá ser julgado por imprudência, imperícia e negligencia de acordo com a constituição federal.

Diante das mais diversas situações de urgência e emergência que o profissional de educação física possa vir a se deparar, em alguns casos ele necessitará de ajuda e atendimento especializado.
Nestes casos, o agente deverá chamar pelos serviços de emergência via telefone 192 ou 193 e qual deve ser a atitude ou informações repassadas ao telefonista ao ligar para emergência?
a. Ao ligar, o agente prestador de primeiros socorros, deve informar de maneira enérgica o que houve para que o telefonista entenda que não é um trote e envie através de sinal localizador a ambulância para atender a vítima.
b. Ao ligar para o serviço de emergência o importante é falar apenas o estado da vítima e o endereço, pois pode ser uma solicitação anônima a qual não necessito me identificar.
c. Deve rapidamente, ligar falar alto em bom tom o que houve e pedir urgência na situação para que o serviço seja o mais ágil possível.
d. Sempre que ligar, o ideal é manter a calma, mas se o telefonista não puder enviar o serviço informe que você é socorrista e sabe que ele deve atender a todos os pedidos sem hesitação. Caso não haja serviço disponível no momento não há mais o que se fazer.
e. Deve se identificar, informar de forma calma clara e sucinta o que houve, local e ponto de referência do acidente e a situação da vítima. Enquanto aguarda o serviço de emergência no local ao agente deve prestar os primeiros socorros mantenha-se atento a evolução da vítima.

Mais conteúdos dessa disciplina