Logo Passei Direto
Buscar
Face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos ao lado do tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas dos dedos voltados para frente diz respeito a posição anatômica? E toda a imobilização deve ser feita preferencialmente nesta maneira?
a. Sim - Nunca.
b. Sim - Sim.
c. Sim - Não.
d. Não - Sim.
e. Não - Não.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A descrição apresentada refere-se à posição anatômica padrão, que é utilizada como referência em anatomia. Nessa posição, o corpo está de pé, com a face voltada para frente, membros superiores estendidos ao lado do tronco e palmas das mãos voltadas para frente, além dos membros inferiores unidos. Agora, analisando as alternativas: a) Sim - Nunca. (Incorreta, pois a posição anatômica é importante e deve ser utilizada em muitas situações.) b) Sim - Sim. (Correta, pois a posição anatômica é a referência e a imobilização deve ser feita preferencialmente dessa maneira.) c) Sim - Não. (Incorreta, pois a imobilização deve ser feita preferencialmente na posição anatômica.) d) Não - Sim. (Incorreta, pois a posição anatômica é sim uma referência importante.) e) Não - Não. (Incorreta, pois a posição anatômica é relevante.) Portanto, a alternativa correta é: b) Sim - Sim.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Houve um caso relatado em revistas, sites e jornais sobre uma criança que veio a falecer por obstrução de vias aéreas. Na época, o profissional de educação física, supostamente não agiu imediatamente por não ter conhecimentos sobre primeiros socorros. Incidentes como estes podem ser evitados ou minimizados. Para tal o CONFEF alerta que:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a. Que é obrigação de todo e qualquer professor de Educação Física ter cursos sobre primeiros socorros para evitar situações como essas. E caso o professor não for capacitado será condenado por imprudência.
b. Que todos os envolvidos podem responder por ferir os direitos civis da sociedade e o professor no caso irá ser julgado por imprudência, imperícia e negligencia de acordo com a constituição federal.
c. O Conselho de Educação Física, não orienta nada sobre isso. Cabe a cada profissional se preocupar com a formação e jamais será julgado por imperícia pois não é de competência deste profissional e sim do socorro especializado.
d. Fatalidades acontecem e infelizmente situações como essas são imprescindíveis e inevitáveis.
e. Os Profissionais de Educação Física devem estar treinados, atualizados e preparados para os acidentes e fatalidades que venham a acontecer em seu trabalho e recomenda que criem uma rotina de atendimento de socorros de urgência que envolva toda a equipe de trabalho.

Prestar os primeiros socorros significa estar ajudando a vítima em uma situação de emergência reduzindo o risco de vida e melhorando as condições da vítima. Dentro desse contexto o profissional de educação física pode se deparar com uma situação dessas em diversos setores: escolas, clubes, academias entre outros.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas dentro do contexto.
( ) O ideal é que o professor se preparar para obter conhecimentos sobre primeiros socorros e não busque atuar pelo método da tentativa do erro.
( ) O primeiro socorro prestado de forma eficaz ao acidentado possibilita evitar o agravamento das lesões, boa recuperação e o retorno saudável e precoce as atividades diárias e esportivas.
( ) O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima.
( ) Acidentes podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Trata-se de situações nas quais se pratica atividade física, em academias, nos parques e, principalmente, na escola, o risco de acidentes aumenta ainda mais.
( ) O indivíduo que primeiro aborda a vítima e inicia o atendimento, geralmente é aquele que presenciou ou chegou instantes após o ocorrido. Este socorrista necessita manter a calma para agir sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa, atento a outras condições que não coloquem em risco a vítima.
a. V – F – F – V – V.
b. V – F – V – F – V.
c. V – V – V – V – V.
d. F – F – F – F – F.
e. F – V – F – V – F.

A avaliação primária é composta por uma sequência pedagógica para avaliar os sinais vitais e gravidade da vítima.
Assinale V para verdadeiro e F para falso a partir das afirmativas abaixo relacionadas com o XABCDE e obstrução de vias aéreas:
( ) “A” nesse passo é importante manter a permeabilidade das vias aéreas para garantir a respiração. Durante o exame e a manipulação das vias aéreas, tome muito cuidado para evitar a movimentação excessiva da coluna cervical.
( ) “B” nesse passo é importante determinar a presença ou ausência de respiração espontânea na vítima, visualize a expansão torácica ou abdominal devido o movimento diafragmático.
( ) ” C” nesse passo verificamos a circulação e fatores como estado emocional, stress, ansiedade também não alteram a frequência cardíaca. Contudo, para atendimento em estado normal considera-se uma média entre 40 a 50 bpm em repouso, já em uma pessoa vítima de trauma esse ritmo tende a estar mais acelerado, acima de 140 bpm.
( ) “D” nessa passo, no atendimento básico e inicial basta saber se a vítima está realmente consciente e orientada ou confusa, desorienta, se apresenta resposta a estímulos a dor, a voz, e se apresenta resposta motora satisfatória ou seja, qual o nível de motricidade em função da dor ou lesão, se ela consegue movimentar algum membro, se identifica o local da dor e se consegue exercer força na mão por exemplo, são alguns indícios de haver ou não motricidade.
( ) “E” - o objetivo desse passo é manter a vítima confortada e aquecida, afim de preservar a temperatura corporal as funções vitais; aguarde o serviço pré-hospitalar ou exponha somente o necessário para imobiliza-la e transporta-la ao hospital.
( ) Na obstrução parcial, ainda passa certa quantidade de ar inalado pelas vias aéreas. Neste caso, a respiração será comprometida, com dificuldade e pode estar ruidosa, acompanhada de tosse. Enquanto a troca de ar se mantiver a vítima deve ser encorajada a tossir e até tapas nas costas pode ser recomendado. Caso a obstrução se agrave e a troca de ar se tornar insuficiente, a tosse passa a ser fraca e ineficaz para este caso; então indicação a realização da Manobra de Heimlich.
a. V – V – F – F – V – V.
b. V – V – F - F – F – V.
c. V – V– F – V – V – V.
d. F – F – V – V – V – F.
e. V – V – V – F – V – F.

O Corpo de Bombeiros do Paraná, órgão de grande prestigio social e referência no atendimento ao trauma, enfatiza que antes de iniciar o atendimento propriamente dito, a equipe que irá prestar o socorro deve garantir sua própria condição de segurança, a das vítimas e a dos demais presentes no local do acidente.
Quais medidas abaixo poderiam ser consideradas como segurança do local?
a. Os passos X A B C D, devem ser feitos de forma rápida e eminente para garantir a segurança sua, da equipe e da vítima.
b. São medidas de segurança do local: Isolar a área para assegurar o atendimento, realizar o curativo para segurança da vítima, identificar quem é a vítima para saber com quem está lidado de forma segura e chamar pela policiar que faça a segurança no local enquanto você realiza o atendimento.
c. As medidas de segurança do local podem ser, isolamento da área, desligar a rede elétrica ou chamar companhia elétrica local para estabelecer a segurança, identificar o piso ou alertar a outras pessoas envolvidas sobre as condições do local, e nos casso de agressões chamar órgão competente, polícia militar, para resguarda os demais na cena.
d. As medidas de segurança do local dependem exclusivamente da polícia militar, corpo de bombeiros e órgãos de serviço especializado.
e. Analisando a física do trauma, corresponde a identificar o que houve, que tipo de mecanismo causou as lesões, supondo quais as possíveis lesões a vítima possam ter e estimar gravidade dessas lesões.

Sabe-se que o agente prestador de primeiros socorros tem por objetivo algumas atribuições ao prestar o atendimento. Diante disso, indique abaixo quais as principais ações que o prestador de primeiros socorros deve realizar de acordo com o PHTLS 2020.
Assinale a alternativa correta.
a. Ligar para a emergência imediatamente; Conter as hemorragias evidentes; Realizar os curativos e manter a vítima sempre acordada.
b. Realizar avaliação da vítima e aguardar o socorro médico, enquanto presta os curativos necessários em local apropriado e confortável para a vítima.
c. Sempre remover para local seguro o traumatizado, onde será executado as manobras de primeiros socorros.
d. Pegar as informações do paciente e da cena; Chamar por ajuda; Acalmar a vítima e não sair do local.
e. Realizar a avaliação primária; Levantar informações do paciente e da cena do acidente; Manter vias aéreas pérvias; Realizar manobras de reanimação pulmonar e cardiorrespiratória; Conter hemorragias externas evidente e Remover para local seguro o traumatizado.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) reduzem o risco de contaminação por contato. É também recomendado que o profissional de educação física tenha sempre no ambiente de trabalho um quite de primeiros socorros com os seguintes EPIs:
Assinale a alternativa correta.
a. Luvas, máscara e até óculos de proteção individual.
b. Não necessita de materiais específicos apenas evitar o contato.
c. Máscara PFS5, capacete de segurança e curativos.
d. Curativos individuais, máscara individual, e toca.
e. Luvas, tesouras, bandagens, ataduras, soro e band-aid.

Diante das mais diversas situações de urgência e emergência que o profissional de educação física possa vir a se deparar, em alguns casos ele necessitará de ajuda e atendimento especializado.
Qual deve ser a atitude ou informações repassadas ao telefonista ao ligar para emergência?
a. Deve rapidamente, ligar falar alto em bom tom o que houve e pedir urgência na situação para que o serviço seja o mais ágil possível.
b. Ao ligar para o serviço de emergência o importante é falar apenas o estado da vítima e o endereço, pois pode ser uma solicitação anônima a qual não necessito me identificar.
c. Ao ligar, o agente prestador de primeiros socorros, deve informar de maneira enérgica o que houve para que o telefonista entenda que não é um trote e envie através de sinal localizador a ambulância para atender a vítima.
d. Sempre que ligar, o ideal é manter a calma, mas se o telefonista não puder enviar o serviço informe que você é socorrista e sabe que ele deve atender a todos os pedidos sem hesitação. Caso não haja serviço disponível no momento não há mais o que se fazer.
e. Deve se identificar, informar de forma calma clara e sucinta o que houve, local e ponto de referência do acidente e a situação da vítima. Enquanto aguarda o serviço de emergência no local ao agente deve prestar os primeiros socorros mantenha-se atento a evolução da vítima.

O corpo humano é composto por diversos sistemas e órgãos que atuam em conjunto.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas abaixo:
( ) a medula espinhal é considerada a ligação entre o encéfalo e o restante do corpo, abaixo do pescoço, em que se possuem as terminações nervosas do sistema nervoso periférico. Estes nervos estão organizados em pares e passam entre as vértebras.
( ) O aparelho respiratório é composto Vias aéreas superiores: boca, nariz, e Vias aéreas inferiores: laringe, faringe traqueia, brônquios, pulmões e alvéolos.
( ) O diafragma é o musculo responsável pela expansão e retração dos pulmões.
( ) o aparelho locomotor é responsável por manter o formato, a postura e os movimentos do corpo humano conforme a anatomia humana. Ele é constituído de ossos, músculos e articulações.
( ) Entende-se como lesão parcial da medula espinhal sua completa secção, sendo perdida a ligação com o encéfalo, e diz-se total quando parte da medula foi atingida.
a. V – F – V – F – V.
b. F – V – F – V – F.
c. V – F – V – V – F.
d. F – F – F – F – F.
e. V – V – F – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina