Logo Passei Direto
Buscar

Literatura

Colégio Objetivo
O Brasil é uma República Federativa Constitucional Presidencialista; foram presidentes do país, EXCETO:
A) Floriano Peixoto.
B) Ulysses Guimarães.
C) Prudente de Morais.
D) Deodoro da Fonseca.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas e identificar quem realmente foi presidente do Brasil. A) Floriano Peixoto - Foi presidente do Brasil, assumindo após a renúncia de Deodoro da Fonseca. B) Ulysses Guimarães - Não foi presidente do Brasil, mas foi um importante político e presidente da Assembleia Constituinte de 1988. C) Prudente de Morais - Foi presidente do Brasil, sendo o primeiro a ser eleito diretamente. D) Deodoro da Fonseca - Foi o primeiro presidente do Brasil, assumindo após a Proclamação da República. Portanto, a alternativa que apresenta alguém que não foi presidente do Brasil é: B) Ulysses Guimarães.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, sobre a história do período entreguerras:
( ) A crise da bolsa de valores de Nova York e, por sua vez, a Depressão econômica de proporção Mundial colaboraram com a emergência do sistema soviético como uma alternativa ao capitalismo mundial. ( ) A partir das descobertas de novas tecnologias, oriundas da primeira Guerra Mundial, houve um crescimento acentuado das transações de mercado, permitindo aos EUA consolidar sua presença internacional de forma segura afastando-os do terremoto global da História Econômica. ( ) A Primeira Guerra Mundial arruinou materialmente o chamado velho mundo, principalmente a Europa. No entanto, a ruína econômica foi ampla e foi sentida do México à China, como também do Magreb à Indonésia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
a) V, F e V.
b) V, V e F.
c) F, V e V.
d) F, V e F.
e) V, F e F.

Assinale a alternativa que traz os pontos CORRETOS sobre o Tratado de Versalhes (1919).
a) No tratado de Versalhes (1919) existe uma cláusula, conhecida como “culpa de Guerra”, que fez da França a única responsável pela primeira Guerra Mundial.
b) Na Alemanha, houve a união do partido comunista, na extrema esquerda, com o partido nacional socialista de Hitler, na extrema direita, a partir da compreensão do Tratado de Versalhes como injusto e inaceitável.
c) A reparação pelo custo da guerra com a imposição do pagamento, pelo seu ônus, às diversas nações envolvidas, possibilitou a segurança da paz mundial até 1939, devido ao Tratado de Versalhes.
d) O tratado de Versalhes permitiu a união da Europa e dos EUA contra a União Soviética.
e) Diante da sua característica de defesa e consolidação da paz, o Tratado de Versalhes não possui nenhuma relação com a eclosão do novo conflito mundial bélico em 1939.

A atual pandemia causada pelo coronavírus, lembra a doença que atingiu todos os continentes entre 1918 e 1919, causando a morte de aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Trata-se da:
a) Varíola.
b) Peste Negra.
c) Febre do Nilo.
d) Febre Amarela.
e) Gripe espanhola.

Uma das consequências da Primeira Guerra Mundial foi o declínio do poder britânico no mundo e o surgimento dos Estados Unidos como ator principal. Neste contexto e com base na análise do quadro apresentado, assinale a afirmativa que permite compreender esta situação.
Os países europeus se endividaram em função da perda de seus territórios coloniais e do rentável comércio internacional que mantinham com eles.
a) Os países europeus se endividaram em função da perda de seus territórios coloniais e do rentável comércio internacional que mantinham com eles.
b) A dívida da Inglaterra causou uma dependência econômica dos Estados Unidos, o que gerou um sentimento antiamericano no campo cultural e político.
c) A concessão de créditos pelos Estados Unidos durante a guerra fortaleceu sua economia, posicionando-os como uma nova potência.
d) A migração dos refugiados de guerra impulsionou a indústria americana, causando o seu rápido crescimento econômico.
e) A política americana durante a guerra estimulou seu mercado interno competindo com o capital britânico nos territórios coloniais.

Após a derrota da França napoleônica, o Congresso de Viena criou um novo "concerto europeu", que estabeleceu um equilíbrio entre as grandes potências europeias. Por outro lado, esse equilíbrio tornou-se um motor de expansionismo, ao longo do século XIX, pois a guerra foi exportada para fora do Europa: a corrida imperialista levou as nações europeias ao confronto entre si, na disputa por mercados e territórios. Essa dinâmica de paz e guerra é retratada nos principais tratados internacionais firmados entre Viena e Versalhes.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o tratado citado e seus impactos para a política internacional.
a) O Congresso de Viena (1814-5) restaurou as dinastias depostas por Napoleão Bonaparte a seus respectivos tronos, desde que submetidas à nova ordem constitucional.
b) O Tratado de Nanquin (1842), assinado entre a China e a Grã- Bretanha, impôs o fechamento dos portos chineses e o fim do contrabando de ópio nos territórios sob jurisdição britânica.
c) A Conferência de Berlim (1884-5) criou o Estado Livre do Congo, concedendo à Bélgica de Leopoldo II a exclusividade dos direitos de comércio e navegação no rio Congo.
d) O Acordo Sykes-Picot (1916) promoveu a partilha do Oriente Médio entre França e Grã-Bretanha, com vistas ao petróleo do Iraque e à navegação do Canal de Suez.
e) O Tratado de Versalhes (1919) se baseou na proposta dos 14 Pontos do presidente W. Wilson, lançando a ideia da culpabilidade e responsabilizando a Alemanha pela guerra.

Durante as décadas de 1920 a 1940 na Europa, surgiram regimes governamentais totalitários, um dos motivos que levariam a humanidade a uma Segunda Guerra Mundial. Desses regimes, os dois mais importantes foram o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha. Sobre as características gerais desses dois regimes, assinale a alternativa correta.
a) Tinham como características o bolchevismo e o socialismo.
b) Tinham como características o antiliberalismo, o anticomunismo, o nacionalismo exacerbado e uma liderança carismática.
c) Tinham como características o liberalismo, a pluralidade e a liberdade de criação de partidos políticos.
d) Tinham como características o poder centrado em um único partido e a liberdade de imprensa.
e) Tinham como características um governo repressor quanto a inimigos políticos, mas que prezava pela liberdade de culto religioso.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente aspectos da crise que contribuiu para a ascensão do nazismo na Alemanha.
a) O Tratado de Versalhes (1919) agravou a situação econômica do pós-guerra e retirou a soberania política da Alemanha, transferindo-a às potências vencedoras e aumentando o revanchismo.
b) O pagamento das dívidas de guerra e o fechamento das fábricas que produziam armamentos levaram à hiperinflação e a uma taxa de desemprego que triplicou entre 1930 e 1932.
c) A crise de 1929 repercutiu no quadro político alemão, fortalecendo o partido comunista, que obteve o maior número de assentos no parlamento nas eleições de 1932.
d) O apoio eleitoral ao partido nazista, minoritário até as eleições de 1930, disparou em 1932, em um contexto de grave crise social e aumento do desemprego.
e) Na República de Weimar, o presidente era indicado pelas potências que derrotaram a Alemanha na Primeira Guerra, por isso Hitler, como chanceler, dissolveu o parlamento em 1933.

Em julho de 1927, cinco anos após ter inaugurado a Era Fascista, Benito Mussolini avaliava o regime: “A criação da Milícia é o fato fundamental que colocou o governo em um plano absolutamente diferente dos precedentes e o transformou em um regime. O Partido armado conduziu ao regime totalitário. A noite de janeiro de 1923, na qual foi criada a Milícia, condenou à morte o velho estado democrático-liberal, ou seja, o seu jogo constitucional, que consistia na alternância dos partidos no governo da nação.” Com base no trecho citado, assinale a afirmativa que identifica corretamente a característica do regime totalitário fascista ao qual Mussolini se refere.
(A) O culto ao líder na condução das massas e a censura de ideias liberais e socialistas.
(B) A implementação de um controle totalitário da sociedade mediante a ação política e a violência.
(C) A transformação dos adversários em inimigos políticos que ameaçam as gerações futuras.
(D) A primazia do indivíduo sobre o Estado e as instituições coletivas, como partidos e sindicatos.
(E) O desprezo pela legalidade e pela ordem constitucional, consideradas revolucionárias e ameaçadoras.

A glorificação da guerra e do heroísmo já era tema constante na literatura nacionalista […]; os escritores nazistas só vieram repetir os clichês já surrados de exaltação dos valores militares, do sacrifício, da força da guerra como fator de soerguimento do orgulho nacional. […]
No contexto histórico descrito,
a) os nazistas acreditavam que “a guerra era o cume de uma decisão de cuja verdade não se poderia escapar”, pois defendiam, nos seus textos teóricos, que os humanos são, no estado de natureza, bons selvagens.
b) os nazistas reproduziram a “exaltação dos valores militares” da literatura nacionalista, pois identificavam-se aos valores e princípios socialistas dos principais autores alemães do século XIX.
c) o “soerguimento do orgulho nacional” associa-se à necessidade de recuperar os territórios perdidos pela Alemanha na Guerra Franco-Prussiana e ao sucesso da ocupação militar nazista da Polônia e da União Soviética.
d) a “glorificação da guerra” relaciona-se ao enaltecimento das campanhas militares dos alemães na História e à sustentação, pela ideologia nazista, da centralidade do conflito como hierarquizador de pessoas e nações.
e) a “glorificação do heroísmo” relaciona-se à mitificação de ações de guerreiros individuais, que atuam no campo de batalha mesmo em condição de inferioridade numérica e de armamentos.

A ascensão de regimes autoritários na Europa nas primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de origem social heterogênea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se:
Assinale a opção correta.
a) A Tropa de Proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.
b) Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini.
c) A Seção de Assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados.
d) As Falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.
e) As milícias salazaristas, que atuaram para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.

Mais conteúdos dessa disciplina