Logo Passei Direto
Buscar
O conhecimento científico distingue-se do conhecimento de senso comum sob muitos aspectos.
Sob a perspectiva científica, é correto afirmar que:
todo conhecimento é passível de crítica, mesmo aqueles que parecem os mais bem estabelecidos em um dado momento.
em seu interior prevalece a existência de dogmas, isto é, verdades definitivas que não podem e não devem ser criticadas.
a tradição e os costumes são as principais fontes do conhecimento confiável.
todo conhecimento confiável provêm do conhecimento filosófico.
a testagem experimental não é um método confiável para obtenção de conhecimento.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: 1. "Todo conhecimento é passível de crítica, mesmo aqueles que parecem os mais bem estabelecidos em um dado momento." - Esta afirmação está correta, pois a ciência é um processo contínuo de questionamento e revisão. 2. "Em seu interior prevalece a existência de dogmas, isto é, verdades definitivas que não podem e não devem ser criticadas." - Esta afirmação é incorreta, pois a ciência não aceita dogmas; tudo pode ser questionado e revisado. 3. "A tradição e os costumes são as principais fontes do conhecimento confiável." - Esta afirmação é incorreta, pois a ciência se baseia em evidências e experimentação, não apenas em tradições. 4. "Todo conhecimento confiável provém do conhecimento filosófico." - Esta afirmação é incorreta, pois o conhecimento científico é baseado em métodos empíricos e experimentais, não apenas na filosofia. 5. "A testagem experimental não é um método confiável para obtenção de conhecimento." - Esta afirmação é incorreta, pois a testagem experimental é um dos pilares do método científico. Diante da análise, a alternativa correta é: "Todo conhecimento é passível de crítica, mesmo aqueles que parecem os mais bem estabelecidos em um dado momento."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na aula de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro.
Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve
impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.
acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.

O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análises para compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os. Por isso, é fundamental o permanente exercício da crítica das condições materiais em que o ensino ocorre.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Os professores e a equipe pedagógica devem realizar um diagnóstico da comunidade com a qual trabalham, estabelecer ações pedagógicas coletivas por meio de estudos teóricos e práticos e assumir, coletivamente, sua função social frente aos educandos.
II. Os professores devem elaborar planejamentos flexíveis, instrumentos avaliativos que contribuam para a formação humana e romper com práticas avaliativas direcionadas à simples classificação meritocrática dos educandos.
III. Os professores devem elaborar planejamentos individualizados, considerando o que é específico de cada turma, e aplicar provas ao final de cada bimestre, reestruturando continuamente sua prática pedagógica.
IV. Os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano de ação coletivo, centrado no processo de ensino-aprendizagem e realizar avaliações no que tange não somente à aprendizagem, mas também ao ensino.
V. Os professores devem decidir individualmente o melhor caminho a seguir no processo de ensino-aprendizagem, para tomar decisões, mesmo sem conhecer as necessidades de sua turma.
II, III e IV.
II, III, V.
I, II e IV.
I, III e V.
I, IV e V.

A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, marque a alternativa correta em relação à metodologia de ensino de ciências.
Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer apenas observações de determinado fenômeno.
O estímulo ao diálogo e à discussão em sala de aula acerca dos temas de ciências complica o aprendizado, por permitir que os alunos empreguem a linguagem da ciência.
O ensino que abdica das ideias dos alunos, priorizando às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.

As práticas de avaliação na Educação Básica revelam concepções diversas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
De acordo com essas ideias, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem nas instituições de Educação Básica?
Constituir-se como prática que, na dinâmica das instituições escolares, tem a função de quantificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos.
Desempenhar o papel de prática educativa coletiva, com base em métodos de verificação da aprendizagem dos alunos.
Pressupor uma ação comparativa dos desempenhos dos alunos em relação ao que se espera que todos alcancem.
Favorecer a utilização de instrumentos de avaliação variados como principal estratégia dos professores para medir a aprendizagem dos alunos.
Permitir uma prática investigativa que envolva o conhecimento sobre os sujeitos avaliados e revele o comprometimento dos educadores com conquistas e avanços desses sujeitos.

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS a respeito dos fundamentos e metodologias do ensino de ciências:
Assinale a alternativa que preenche ADEQUADAMENTE as lacunas, de cima para baixo:
( ) No ensino de ciências, a escolha adequada da sequência dos tópicos e assuntos garante a aprendizagem dos alunos.
( ) A difusão do conhecimento científico é uma exclusividade da instituição escolar e das políticas educacionais.
( ) As possibilidades e riscos criados pelo conhecimento científico e suas tecnologias fazem parte das decisões éticas, políticas e econômicas.
( ) A aprendizagem é um processo interno que ocorre como resultado da ação de um sujeito, logo não é possível ensinar a quem não quer aprender.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, F, V, F.

O psicólogo americano Ausubel propõe que a base do processo de aprendizagem do indivíduo é o relacionamento entre aquilo que ele já sabe, que são seus conhecimentos prévios e que já estão incorporados à sua estrutura cognitiva, com as novas informações advindas de seus estudos, sua atuação científica, social, pessoal, educacional, social etc., gerando significado.
Neste sentido, os organizadores gráficos, em especial os mapas conceituais, auxiliam
a interação entre objetos.
o exercício da repetição.
a distribuição dos conteúdos.
a aprendizagem ativa do aluno.
o aperfeiçoamento de habilidades.

Na relação entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de ciências, cabe ao docente
manter o trabalho de forma unidirecional a fim de que as respostas e opiniões mostrem como devem responder à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos.
ancorar a ação educativa em um ensino de um programa, de forma a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, priorizando a valorização quantitativa de conteúdos.
facilitar ao aluno o entendimento do que é fazer parte de um grupo ou de uma comunidade, ajudando-o a conhecer as normas que regem a conduta aceita nos mais variados âmbitos, como o social, o cultural e o político.
exercer seu papel de educador, de mediador da aprendizagem, principalmente no que tange a inter-relação de teoria e prática, além de manter o foco na transmissão de conhecimento e em sua autoridade.
colocar-se como centro do processo, como sujeito que pensa, toma as decisões, define os conteúdos e formas, mantendo os discentes em uma posição passiva nesse processo.

O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análises para compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os. Por isso, é fundamental o permanente exercício da crítica das condições materiais em que o ensino ocorre. O desenvolvimento desse processo é possibilitado pela atividade de pesquisa, que se inicia com a análise e a problematização das ações e das práticas, confrontadas com as explicações teóricas sobre elas, com experiências de outros atores e olhares de outros campos de conhecimento, com os objetivos que se pretendem e com as finalidades da educação na formação da sociedade humana.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Os professores e a equipe pedagógica devem realizar um diagnóstico da comunidade com a qual trabalham, estabelecer ações pedagógicas coletivas por meio de estudos teóricos e práticos e assumir, coletivamente, sua função social frente aos educandos.
II. Os professores devem elaborar planejamentos flexíveis, instrumentos avaliativos que contribuam para a formação humana e romper com práticas avaliativas direcionadas à simples classificação meritocrática dos educandos.
III. Os professores devem elaborar planejamentos individualizados, considerando o que é específico de cada turma, e aplicar provas ao final de cada bimestre, reestruturando continuamente sua prática pedagógica.
IV. Os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano de ação coletivo, centrado no processo de ensino-aprendizagem e realizar avaliações no que tange não somente à aprendizagem, mas também ao ensino.
V. Os professores devem decidir individualmente o melhor caminho a seguir no processo de ensino-aprendizagem, para tomar decisões, mesmo sem conhecer as necessidades de sua turma.
II, III e IV.
II, III, V.
I, II e IV.
I, III e V.
I, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina