Logo Passei Direto
Buscar
Este evento trouxe importantes modificações, a qual houve a transformação das antigas províncias em Estados de uma federação.
Que evento foi esse?
a. A Guerra do Paraguai.
b. A Revolta da Vacina.
c. A Proclamação da República.
d. A independência Nacional.
e. A Revolta da Chibata.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar o evento que resultou na transformação das antigas províncias em Estados de uma federação, precisamos considerar o contexto histórico do Brasil. Analisando as opções: a) A Guerra do Paraguai - Este conflito militar não resultou na transformação das províncias em Estados federais. b) A Revolta da Vacina - Um movimento popular contra a vacinação obrigatória, sem relação com a estrutura federativa. c) A Proclamação da República - Este evento, ocorrido em 1889, foi crucial para a transição do Brasil de um império para uma república federativa, onde as províncias se tornaram Estados. d) A independência Nacional - A independência em 1822 não resultou na formação de uma federação, mas sim na separação do Brasil de Portugal. e) A Revolta da Chibata - Um movimento de marinheiros que lutavam contra abusos, sem relação com a estrutura federativa. Diante disso, a alternativa correta é: c) A Proclamação da República.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A função do Estado é tríplice, quais sejam:
Assinale a alternativa correta:
1. O Estado, não tem poder instituinte, mas apenas a função de garantidor e de árbitro dos conflitos que possam existir, tendo como função a arbitragem por meio das leis e da força;
2. O Estado deve se envolver no direito natural de propriedade dos indivíduos por meio das leis e do uso legal da violência (exército e polícia) respeitando a liberdade econômica dos proprietários privados;
3. O Estado tem o direito de legislar, permitir e proibir tudo quanto pertença à esfera da vida pública, mas não o direito de intervir sobre a consciência dos governados, emitindo censura somente em caso de risco ao próprio Estado.
a. 1 e 3
b. 1, 2, 3
c. 2, 3
d. 1 e 2
e. Apenas 2

Complete a afirmação a seguir:
O surgimento da Administração Pública ____________ a questão da transparência passa a ter um lugar de destaque, uma vez que a corrupção age como um enfraquecimento da democracia, da confiança no Estado, da legitimidade dos governos e da moral pública.
a. Regulatória
b. Controladora
c. Burocrática
d. Gerencial
e. Impositiva

O aparelho do Estado atua como uma extensão do poder do monarca. Os servidores possuem status de nobreza e os cargos funcionam como recompensas, gerando o nepotismo, contribuindo para a prática da corrupção e do controle do órgão público por parte dos soberanos. Tal afirmação diz respeito a Administração Pública:
a. Burocrática
b. Impositiva
c. Patrimonialista
d. Gerencial
e. Legal

O Brasil, nascido do sistema político absoluto, passa no século XIX ao sistema político liberal e adota a democracia no século XX. Como organização, o Estado nasce como uma organização patrimonial, atravessando o século XIX e chegando ao final do século XX como burocrático. No final do século XX, busca ser uma organização gerencial. As principais tendências de modificação do padrão burocrático de Weber pelo debate do modelo gerencial:
Assinale a alternativa correta:
1. A adoção de parcerias com o setor público apenas;
2. Mecanismos de avaliação de desempenhos e de qualidade e produtividade;
3. Nenhuma autonomia às agências governamentais;
4. Descentralizar a política, apoiada no princípio do poder de decisão do cidadão;
5. Realizar planejamento estratégico;
6. Rigidez das regras do Direito Administrativo;
7. Flexibilizar a política de pessoal, mantendo a profissionalização e carreira.
a. 2, 4, 5 e 7
b. 3, 5, 6 e 7
c. 1, 2, 3 e 4
d. 2, 3, 5 e 7
e. 1, 3, 4, 5 e 6

Relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. O poder legislativo ( ) tem como função típica legislar e fiscalizar e como função atípica administrar (organização interna) e julgar. Seu objetivo é elaborar normas de direito que são aplicadas a toda sociedade e também sua função está relacionada à veracidade de orçamentos públicos, licitações, contratos firmados e ainda a contratação de funcionários públicos.
2. O poder executivo ( ) tem como função aplicar a lei a um caso concreto (julgar a adequação ou inadequação), resultante de conflito de interesses bem como as de natureza administrativa e legislativa.
3. O Poder Judiciário ( ) tem a função de Administrar os interesses da nação. Representantes têm como função típica administrar a coisa pública (república) e como função atípica, legislar e julgar – assegurar o cumprimento da Lei nos três níveis de atuação.
a. 1, 3, 2
b. 2, 1, 3
c. 1, 2, 3
d. 3, 1, 2
e. 2, 3, 1

Foi a partir do século XVII, que surge a _______________ condicionada pelo poder econômico e político na Europa, época em que o sistema feudal declinava a partir de diversas guerras civis e das profundas mudanças em relação a concentração e centralização de poderes em determinados territórios.
Complete a afirmação abaixo:
a. Teoria Clássica do Governo
b. Teoria Clássica do Município
c. Teoria Clássica do Estado
d. Teoria Clássica da União
e. Teoria Clássica do Feudo

De acordo com Bresser-Pereira e Motta (2000) um sistema social é constituído por grupos ou família com um grau de formalização da estrutura organizacional e podem ser organizados ou não. No extremo oposto temos as organizações ou as burocracias (quanto mais organizado, mais se aproxima do modelo ideal de organização burocrática). Max Weber considera as organizações (sistema social racional em que há especialização e divisão do trabalho em que o critério principal é a eficiência) como um dos tipos de sistemas sociais. Ainda assim, para Webber, existem três tipos de sistemas sociais, sendo eles:
a. Organizados; Inorgânicos e Orgânicos
b. Semi-organizados; Organizados e Legais
c. Inorganizados; Semi-organizados e burocráticos
d. Legais; Burocráticos e semi-burocráticos
e. Inorganizados; Semi-organizados e Organizados

Mais conteúdos dessa disciplina