Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
(IFAM/2014) O filósofo liberal John Stuart Mill, um dos principais expoentes do utilitarismo, colocou a liberdade como a "pedra de toque" de sua teoria política. Esta se baseia no princípio de que:
A esfera da liberdade individual deve ser ampliada, em nome do interesse próprio, a despeito de causar danos à sociedade como um todo.
A liberdade se restringe ao direito do indivíduo de participar como cidadão nos negócios públicos (do Estado), através da elaboração da lei.
O governo deve visar à felicidade para um número cada vez maior de pessoas.
Os interesses da maioria não podem ser conciliados com os da minoria, já que no sistema democrático esta é governada por aquela.
A liberdade, entendida como a não interferência do Estado na esfera privada, é inconciliável com a igualdade entre os indivíduos na esfera pública.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A teoria política de John Stuart Mill, um dos principais expoentes do utilitarismo, se baseia no princípio de que "o governo deve visar à felicidade para um número cada vez maior de pessoas". Mill defendia que a liberdade individual é fundamental, mas que essa liberdade deve ser exercida de maneira que promova o bem-estar coletivo. Portanto, a resposta correta é a terceira opção: "O governo deve visar à felicidade para um número cada vez maior de pessoas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais), de segunda geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).
Apenas alguns direitos são considerados absolutos pelo STF.
Os direitos de primeira geração são direitos de crédito do indivíduo em relação à coletividade denominado direito positivo.
Os de segunda geração são denominados de negativos, pois é o Estado que deve abster-se de invadir a esfera de proteção do indivíduo.
E os da terceira geração, tem como titular o indivíduo na sua singularidade.
Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal são ilimitados.
Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas), de segunda geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).

As normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais:
Assinale a alternativa correta.
Estabelecem hierarquia entre os direitos previstos.
Vedam a ampliação de seu conteúdo por tratados internacionais.
Têm aplicação imediata.
São programáticas.
São listadas em rol taxativo na Constituição Federal de 1988 (CF).

Nos termos constitucionais, a previdência social é um:
Assinale a alternativa correta.
Dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
Direito de nacionalidade.
Direito social.
Remédio constitucional.
Dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

Considere as afirmativas a seguir: I - É possível afirmar que, histórica e conceitualmente, há, pelo menos, duas perspectivas recorrentes de dignidade nos estudos sobre o assunto. Uma perspectiva está relacionada com uma dignidade que depende da posição hierárquica ou do mérito da pessoa; a outra perspectiva está vinculada ao conceito de igualdade. II - O termo dignitas romana está associado à perspectiva de dignidade dependente de cargo, grau, posição hierárquica ou mérito da pessoa. III - A ideia de igualdade não encontra respaldo constitucional nem deve estar vinculada ao conceito de dignidade, já que nem todos são iguais. Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas a afirmativa II é correta.
Apenas as afirmativas I e II são corretas.

A sociedade brasileira é marcada por uma profunda desigualdade que tem suas origens na formação do país desde a colonização.
Sobre a nossa sociedade, é correto afirmar:
A desigualdade que vivemos atualmente não pode ser relacionada com nosso passado, pois até 1822 fomos governados por Portugal, que não apresenta essa desigualdade no sua população.
A Constituição Cidadã visa manter os avanços e conquistas históricos do Brasil.
Tivemos no passado uma grande desigualdade social que foi corrigida no início da República quando todos os homens e mulheres conquistaram seus direitos.
Apesar da sociedade colonial ter sido marcada pela desigualdade, no momento da nossa independência, os direitos foram amplamente ampliados e todos foram contemplados.
A desigualdade é consequência direta do longo período de escravidão legal e da falta de assistência do Estado após a abolição da escravatura.

Sobre a proteção dos Direitos Humanos universais no Brasil, é correto afirmar que:
Demoramos muitos anos para fazer parte das Nações Unidas, porém, atualmente, temos um consistente sistema de proteção a todos os Direitos Humanos.
Passamos por um longo período de suspensão de direitos, o que causou nossa expulsão das Nações Unidas e a exclusão de todos os demais órgãos da ONU.
Apesar das constantes violações de direitos que acontecem no Brasil, nós nos comprometemos com vários acordos e compomos o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Somos considerados referência na aplicação de Direitos Humanos no mundo e atualmente estamos na presidência de uma comissão que fiscaliza as constituições americanas.
Ainda nos dias atuais, a maior parte da população acredita que os Direitos Humanos não servem para nada, somente para defender marginais e excluídos, por isso, eles não têm significado no Brasil.

O direito ao voto foi por muito tempo restrito no Brasil. Assinale a alternativa que aponta corretamente um exemplo desta restrição:
Mulheres puderam votar desde a Proclamação da República
As mulheres só votaram pela primeira vez em 1934.
Analfabetos não podem votar mesmo nos dias atuais.
Analfabetos podem votar desde que maiores de 30 anos
Homens sempre puderem votar, independente de renda.

Mais conteúdos dessa disciplina