Logo Passei Direto
Buscar
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Os TGD englobam:
a ) os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
b ) a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
c ) os diferentes transtornos do espectro autista e a Síndrome de Rett.
d ) os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis.
e ) a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) incluem uma variedade de condições que afetam a interação social, a comunicação e o comportamento. O termo é frequentemente associado ao espectro autista e suas diferentes manifestações. Analisando as alternativas: a) Os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. - Esta opção abrange uma gama ampla de transtornos, incluindo os do espectro autista e outras síndromes relevantes. b) A Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. - Esta opção é muito restrita e não abrange todos os TGD. c) Os diferentes transtornos do espectro autista e a Síndrome de Rett. - Embora inclua parte dos TGD, não é tão abrangente quanto a opção (a). d) Os diferentes transtornos do espectro autista e as psicoses infantis. - Esta opção não menciona algumas síndromes importantes. e) A Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. - Embora inclua algumas síndromes, não é tão abrangente quanto a opção (a). A alternativa que melhor abrange todos os Transtornos Globais do Desenvolvimento é a) os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A escola inclusiva garante a permanência de todos os alunos/as dentro do sistema educativo. Uma escola inclusiva é aquela que:
Assinale a alternativa correta.
I - acolhe todos os alunos, adaptando-se às suas necessidades.
II - admite alguns alunos com deficiência nas classes comuns.
III - reestrutura-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências, bem como àquelas resultantes de outras condições.
IV - promove a inserção de alunos com deficiência nas salas de aula somente quando eles se encontram aptos para estudar com seus colegas.
V - inclui o aluno com deficiência somente com um acompanhamento direto de um profissional do ensino especial.
a ) Todas as afirmativas estão corretas.
b )Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c )Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d )Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e ) Nenhuma das afirmativas está correta

A Declaração de Salamanca aborda os Direitos humanos e a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos e aponta os princípios de uma educação especial e de uma pedagogia centrada na criança.
De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
a ) todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
b ) todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas por professores especializados na escola comum.
c ) todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
d ) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
e ) escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que assegura aos alunos com necessidades especiais currículos, métodos, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades específicas assim: Alunos portadores de necessidades especiais devem ser dispensados das aulas de Educação Física PORQUE é mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com cada tipo de deficiência.
A esse respeito, pode-se concluir que:
a ) as duas afirmacoes são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
b ) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
c ) as duas afirmações são falsas.
d ) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
e ) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

A questão da heterogeneidade dos grupos, em particular dos sistemas de ensino for mais, não pode prescindir de uma reflexão do papel do professor enquanto mediador, fundamentalmente para o desenvolvimento do aluno conforme ele articula a ação pedagógica.
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a tarefa do professor em uma escola inclusiva consiste, principalmente, em:
a )viabilizar a apropriação ativa do conhecimento produzido e acumulado pela humanidade.
b )propor atividades diferenciadas apenas para os alunos que não acompanhem o ritmo da turma.
c )reduzir os conteúdos, para facilitar a aprendizagem dos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem.
d )simplificar métodos, privilegiando as funções motoras e visuais.
e )encaminhar os alunos com deficiência para os serviços de apoio especializados, pois estes podem substituir as funções do professor em sala.

Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isso exige estratégias diferenciadas do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas. Durante muito tempo, a educação de pessoas com deficiência intelectual foi fundamentada na crença de que esses sujeitos "não conseguem abstrair".
Esse tipo de prática pedagógica impossibilitou ao sujeito com deficiência intelectual:
a ) o desenvolvimento de atividades como recortar, colar e ligar figuras.
b ) o desenvolvimento de sua psicomotricidade e do movimento de pinça.
c ) o desenvolvimento de atividades repetitivas.
d ) o desenvolvimento do plano abstrato e simbólico da compreensão.
e ) o desenvolvimento de habilidades sociais.

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando à complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
Tendo como referência a obra Atendimento educacional na área da deficiência visual, editada pelo Ministério da Educação - MEC, assinale a alternativa correta.
a ) Uma pessoa com baixa visão apresenta grande oscilação de sua condição visual, independentemente de seu estado emocional, das circunstâncias e da posição em que se encontra, mas é dependente das condições de iluminação natural ou artificial.
b ) A acuidade visual é a menor distância de um ponto ao outro em uma linha reta por meio da qual um objeto é visto. Pode ser obtida através da utilização de escalas a partir de um padrão anormal da visão.
c ) O campo visual é a amplitude, a convergência e a divergência do ângulo da visão em que os objetos são focalizados.
d ) A funcionalidade ou eficiência da visão é definida em termos da qualidade e do aproveitamento do potencial visual de acordo com as condições de estimulação e de ativação das funções cognitivas.
e ) A definição de baixa visão (ambliopia, visão subnormal ou visão residual) é complexa devido à variedade e à intensidade de comprometimentos das funções visuais. Essas funções englobam desde a simples percepção de luz até a redução da acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.
Na perspectiva da educação inclusiva, a avaliação de alunos com deficiência intelectual deve ter como objetivo:
I - avaliar a capacidade do aluno com deficiência intelectual comparando-o aos outros colegas.
II - conhecer os avanços do aluno e o seu entendimento em relação aos conteúdos curriculares durante o ano letivo de trabalho, seja ele organizado por série ou por ciclo.
III - analisar por meio da avaliação a capacidade do aluno com deficiência intelectual para continuar os estudos na série ou nível subsequente.
a ) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b ) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c ) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d ) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e ) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina