Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] ' humanidade aprendeu a viver num mundo em que a matança, a tortura e o exílio em massa se tornaram experiências do dia a dia que nem notamos' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.34.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, identifique a alternativa correta que menciona os acontecimentos marcantes que acabaram por desembocar na grande crise atual, assinale a alternativa correta:
A As grandes devastações ambientais.
B O aumento desenfreado da população.
C Os avanços da ciência.
D As duas grandes guerras mundiais.
E Os avanços da tecnologia.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o contexto do fragmento apresentado e os acontecimentos que podem ter contribuído para a "grande crise atual", que parece se referir a questões sociais, ambientais e de direitos humanos. Analisando as alternativas: A) As grandes devastações ambientais - Essa opção se relaciona diretamente com a crise ambiental, que é um tema central em discussões sobre sustentabilidade. B) O aumento desenfreado da população - Embora o crescimento populacional possa contribuir para crises, não é o único fator e não necessariamente se relaciona diretamente com a matança e tortura mencionadas no fragmento. C) Os avanços da ciência - Os avanços científicos podem ter impactos positivos e negativos, mas não se relacionam diretamente com a crise mencionada no fragmento. D) As duas grandes guerras mundiais - As guerras tiveram um impacto significativo na humanidade, mas a questão do cotidiano de matança e tortura pode ser mais abrangente do que apenas as guerras. E) Os avanços da tecnologia - Assim como a ciência, a tecnologia pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos, mas não é o foco do fragmento. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se relaciona com a ideia de matança, tortura e exílio em massa, além de estar ligada à crise atual, é: A) As grandes devastações ambientais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação a seguir: “A concepção de progresso como a máxima do antropocentrismo e da dominação da natureza se manteve forte pelo menos até o século XIX. A partir de então, o ideal positivista de progresso passou a sofrer graves críticas diante da realidade vivida na época, de guerras, crises econômicas e problemas sociais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.62.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre as críticas contra a concepção de progresso positivista, assinale a alternativa correta:
A As críticas sobre progresso como máxima do antropocentrismo focaram mais no mundo das ideias, deixando de lado as mudanças práticas a curto ou longo prazo.
B Theodor W. Adorno defendia que essa concepção de progresso era um instrumento de legitimação da exploração proposta pelo capitalismo, servindo apenas às classes mais abastadas.
C Críticas positivas defendendo o modelo de progresso vigente foram feitas por Aldous Huxley, ao retratar uma sociedade utópica em seu famoso livro, Admirável Mundo Novo.
D A mídia teceu também duras críticas ao progresso da época, utilizando da Indústria Cultural para a construção de uma consciência coletiva contrária ao capitalismo e antropocentrismo exacerbados.
E Defensores do progresso apontavam-no como a “luz da verdade”, aquilo que poderia promover o desenvolvimento no mundo como um todo, seja no meio social e ambiental.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Temos, assim, um novo estereótipo de figura ambientalmente correta ou ecofriendly: o de alguém que não precisa se posicionar de forma alheia ao mercado capitalista de consumo [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.81.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre a cultura ecofriendly, assinale a alternativa correta:
A A cultura ecofriendly surgiu com a proposta de mudança de rótulo para a manutenção do consumismo, abrindo a disputa para uma nova fatia de mercado.
B A cultura ecofriendly surgiu com o ímpeto de promover uma mudança nos meios de produção, visando a preservação ambiental por meio da redução do consumismo.
C A cultura ecofriendly corresponde aos hippies da modernidade, detentores de fortes ideologias marcadas por críticas ao modelo vigente.
D A cultura ecofriendly surgiu junto ao movimento mundial da contracultura como uma crítica ao mundo moderno e ao capitalismo e comunismo, sendo os alternativos.
E A cultura ecofriendly tem importante papel na redução da degradação ambiental, pois, por meio das escolhas de produtos ecologicamente corretos, promove mudanças no modelo econômico vigente.

Atente para as informações: “As sociedades humanas constroem sua existência por meio do conhecimento que desenvolvem de si mesmas e do entorno que lhes dá suporte”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba. 2019, p.21.
Levando em conta as informações, seus conhecimentos e os conteúdos da Aula 1 - Videoaula do Tema 2 – Meio ambiente e sua emergência no cenário mundial sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa correta:
A A relação do homem com a natureza sempre foi a mesma desde a origem da espécie humana.
B Os impactos ambientais têm origem já na relação do homem como caçador coletor, aprofundando-se com a agricultura de subsistência.
C Os impactos ambientais passam a ocorrer quando o homem inicia a produção de bens de consumo com uso dos recursos naturais.
D Essa questão de impacto ambiental é relativa, não sendo um problema de ordem mundial.
E Os impactos ambientais só começaram a ser sentidos nos últimos anos devido ao aumento populacional e à necessidade de moradia em áreas de risco.

Leia a citação a seguir: “A teoria dos sistemas, elaborada no início do século XX, foi amplamente aplicada na análise da natureza e da sociedade desde então”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.91.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre a teoria dos sistemas, assinale a alternativa correta:
A Auxilia na compreensão dos fenômenos observados na realidade, onde os sistemas são construções humanas.
B Levanta aspectos relacionados às tecnologias, onde os sistemas são organizados pelos computadores.
C Sintetiza os aspectos principais para a organização da gestão ambiental.
D Contribui no gerenciamento dos fenômenos atmosféricos nas grandes cidades, onde a tecnologia é crescente.
E Aborda a formulação sistemática de sistemas organizados por computadores.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O início da Modernidade também é a época em que, substancialmente, iremos encontrar a origem do conceito de progresso. Essa concepção se origina na filosofia iluminista do século XVIII [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.61.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre a origem do conceito de progresso, assinale a alternativa correta:
A O termo era usado para apontar progresso como avanço da religião sobre a razão, propondo uma comunhão com Deus.
B A concepção de progresso dessa época estava atrelada à emancipação humana e ao crescimento da razão e do bem-estar social, atingindo, assim, a máxima do biocentrismo.
C O termo era usado para designar o avanço da razão sobre a religião, com crescimento do saber humano e das tecnologias.

Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre a origem do conceito de progresso, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a origem do conceito de progresso?
A O termo era usado para apontar progresso como avanço da religião sobre a razão, propondo uma comunhão com Deus.
B A concepção de progresso dessa época estava atrelada à emancipação humana e ao crescimento da razão e do bem-estar social, atingindo, assim, a máxima do biocentrismo.
C O termo era usado para designar o avanço da razão sobre a religião, com crescimento do saber humano e das tecnologias.
D Nessa época, progresso se assemelhava ao desenvolvimento econômico e social, porém ainda não se falava em desenvolvimento ambiental.
E A melhoria nos padrões de vida vinculados a ideia de progresso estavam atrelados, também, ao desenvolvimento sustentável.

Mais conteúdos dessa disciplina