Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “Artigo 8º da Lei nº 6.938/1981, de estabelecer normas e critérios para o licenciamento ambiental, bem como na competência a ele expressamente delegada, pelo Artigo 18 do Decreto no 88.351/83, de fixar os critérios segundo os quais se exigem EIA”. Fonte: Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de. et. al. Licenciamento ambiental: base normativa e perspectivas. In: Motta, Diana Meirelles da. Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos – Rio de Janeiro: Ipea, 2013, p 68.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos", sobre os empreendimentos que exigem o EIA, analise as afirmações abaixo:
I- Empreendimentos que causem danos significativos ao meio ambiente, precisam do EIA.
II- Empreendimentos como a construção de hospitais e conjuntos residenciais exigem o EIA.
III- Em pequenas propriedades rurais, onde se prática agricultura orgânica necessita do EIA.
A I, apenas.
B II, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.
E I, II e III.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I- Empreendimentos que causem danos significativos ao meio ambiente precisam do EIA. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é exigido para empreendimentos que possam causar impactos significativos ao meio ambiente. II- Empreendimentos como a construção de hospitais e conjuntos residenciais exigem o EIA. Falso, a construção de hospitais e conjuntos residenciais não necessariamente exige EIA, a menos que causem impactos significativos ao meio ambiente. Muitas vezes, esses tipos de empreendimentos podem ser licenciados com um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) ou não exigir EIA, dependendo da sua escala e localização. III- Em pequenas propriedades rurais, onde se pratica agricultura orgânica, necessita do EIA. Falso, pequenas propriedades rurais que praticam agricultura orgânica geralmente não exigem EIA, pois não costumam causar impactos significativos ao meio ambiente. Com base nessa análise, apenas a afirmação I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “O chamado poder público, que deriva do disposto no art. 1º da Constituição Federal: 'Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Ora, o titular do direito deveria ser também o beneficiário dele. Mas não é o que tem ocorrido nas cidades brasileiras”. Fonte: Estatuto da Cidade 10 anos: avançar no planejamento e na gestão urbana. - Brasília: Senado Federal, gabinete do Senador Inácio Arruda, 2011. p. 13.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Estatuto da Cidade 10 anos: avançar no planejamento e na gestão urbana", sobre o Estatuto da Cidade, relacione as diretrizes gerais da política urbana às suas respectivas características:
1. gestão democrática.
2. plano diretor.
3. desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública.
4. outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso.
( 2 ) obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes e referência para o cumprimento da função social da propriedade (art.182, §§ 1º e 2º, da CF).
( 4) consiste na possibilidade de o município estabelecer determinado coeficiente de aproveitamento dos terrenos a partir do qual o direito de construir excedente deve ser adquirido do poder público.
( 3) trata-se da última das penalidades constitucionais previstas no capítulo da política urbana.
( 1) deve ocorrer por meio da ação de conselhos de política urbana, da iniciativa popular de leis e da realização de debates, audiências e consultas públicas para a aprovação e a implementação dos planos diretores e das leis orçamentárias;
A 4 - 3 - 1 - 2
B 3 - 4 - 1 - 2
C 2 - 4 - 3 - 1
D 4 - 2 - 3 - 1
E 2 - 3 - 4 - 1

Leia o fragmento de texto a seguir: “Além disso, a publicidade é elemento essencial do EIA. A não observância dessa diretriz gera a nulidade da licença ambiental eventualmente concedida. Incluase na aplicação desse princípio não apenas a divulgação dos atos administrativos relacionados ao EIA e ao Rima, mas também a realização de audiências públicas para debate do empreendimento objeto de licenciamento ambiental”. Fonte: Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de. et. al. Licenciamento ambiental: base normativa e perspectivas. In: Motta, Diana Meirelles da. Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos – Rio de Janeiro: Ipea, 2013, p 67.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos", com relação ao Estudo de Impacto Ambienta (EIA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) todos os empreendimentos locais independente da sua natureza ou potencial de degradação devem ser realizados o EIA.
II. ( ) Para que um empreendimento imponha a elaboração de EIA, o impacto potencial a ele associado deve ser significativo.
III. ( ) se o impacto ambiental previsto para o tipo de empreendimento em questão for significativo, conforme estabelecido em legislação ou em decisão do órgão ambiental competente, demanda-se EIA no licenciamento.
IV. ( ) O EIA é um estudo dos possíveis danos ao meio ambiente e que não interfere no licenciamento ambiental.
A V - F - F - V
B F - V - F - V
C V - V - F - F
D V - F - V - V
E F - V - V - F

Mais conteúdos dessa disciplina