Buscar

Gestao empresarial gestao de estrategia empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Quanto ao planejamento estratégico, a ferramenta SWOT permite:
a) definir o foco central do negócio.
b) definir retornos e resultados.
c) definir a visão da empresa.
d) definir objetivos e metas.
QUESTÃO 2
Na diferença entre os nossos pontos fortes e fracos e os dos nossos concorrentes, para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes e consumidores que queremos e podemos atender, reside a dimensão da verdadeira competitividade. Esse é o jogo do mercado. E em que consiste o nosso mercado-alvo?
a) Mercado-alvo é o objetivo da estratégia e do marketing da organização. Constitui-se em todos os possíveis consumidores que possam adquirir nossos produtos ou usar nossos serviços.
b) Mercado-alvo da empresa é o segmento ou grupo de clientes e consumidores que ela pode atender melhor do que os seus concorrentes.
c) Mercado-alvo da empresa é a totalidade de possíveis consumidores e clientes, estejam onde estiverem.
d) Mercado-alvo é o conjunto de consumidores com necessidades e desejos que podem ser satisfeitos pelos produtos da empresa.
QUESTÃO 3
O composto de marketing, ou marketing mix, inclui a utilização de várias técnicas e ferramentas disponíveis para os gestores no sentido de eles implementarem o conceito de marketing. Visto de outra forma, é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing nos seus mercados-alvo.
Quais as ferramentas do composto de marketing?
a) São os 4 Ps (em inglês, people, product, price, promotion.). Os 4 Ps foram adotados e conservados dessa forma mundialmente, pelo seu didatismo, embora tenham evoluído tendo sido traduzidos, e hoje sejam denominados distribuição (incluindo logística), pessoas, preço e comunicação (incluindo promoção, publicidade, relações públicas e venda direta)
b) As empresas perceberam que o velho ditado "ninguém vende o que não comprou antes", por mais antigo e cansado que seja, continua mais válido do que nunca. A organização oferece ao mercado a troca de valor por valor, mas sempre valor em que ela acredita e como ela percebe. E a organização é feita de pessoas, que só praticam, com a máxima eficiência e eficácia possíveis, trocas de valor em que se sentem comprometidas
c) São as ações gerenciais necessárias para fazer com que todos os membros da organização entendam e aceitem seus respectivos papéis na implementação da estratégia de marketing.
d) São os 4 Ps (em inglês, point, product, price, promotion). Os 4 Ps foram adotados e conservados dessa forma mundialmente, pelo seu didatismo, embora tenham evoluído tendo sido traduzidos, e hoje sejam denominados distribuição (incluindo logística), produto (incluindo serviços), preço e comunicação (incluindo promoção, publicidade, relações públicas e venda direta)
QUESTÃO 4
Fazer acontecer é a função do gestor. Controlar é uma função essencial da gestão empresarial, do processo administrativo. Ela completa e complementa as funções de informar-se, planejar, organizar, liderar e dirigir, de uma forma integrada e integradora. Podemos considerar que controle ou controlar pode ser definido ou explicado conforme:
a) controle envolve designação de tarefas e alocação de recursos, além do cumprimento das metas a partir de uma política do medo.
b) controle é verificar se tudo está acontecendo a contento, é o conjunto de procedimentos informais baseados em indicadores, utilizados pelos gestores para manter inflexivelmente os padrões exigidos em nossas atividades organizacionais.
c) controle é verificar as necessidades, definir alternativas, estabelecer estratégias, ações possíveis, definir responsabilidades e avaliar resultados.
d) controle é verificar se tudo está acontecendo a contento, é o conjunto de procedimentos formais baseados na informação, utilizados pelos gestores para manter ou alterar padrões em atividades organizacionais.
QUESTÃO 5
Os gestores passam o tempo todo tomando decisões, que são escolhas entre possibilidades disponíveis ou imagináveis. A seguir, entre as afirmações sobre tomada de decisão, assinale a que está correta:
a) A tomada de decisão no modelo clássico baseia-se na suposição de que o gestor não tem tudo sobre controle, mas conhece critérios e é racional. É descritiva: define como o gestor deve fazer.
b) A tomada de decisão é o processo de identificar problemas ou oportunidades e resolver os problemas ou aproveitar as oportunidades.
c) A tomada de decisão no modelo administrativo supõe que o gestor se vê frente a uma situação de certeza, sem riscos e ambiguidades. É normativa: descreve como os gestores tomam decisões.
d) A tomada de decisão deve, somente, ser feita de cima para baixo, sem levar em conta os subordinados, baseando-se unicamente na própria experiência.
QUESTÃO 6
Quando se fala em produtos, incluindo bens de todas as ordens, podemos considerar que são cinco os níveis ou graus de produtos, entre eles podemos destacar:
a) variável, ampliado, substituto.
b) tangível, durável, básico.
c) central, esperado, potencial.
d) potencial, perecível, central.
QUESTÃO 7
Existe um modelo simples e extremamente eficiente de controle que pode ser utilizado no dia a dia, no planejamento, na organização, na direção e sobretudo no controle da empresa. Trata-se do ciclo de Schewartz, que, utilizado por Deming e pelo sistema de qualidade total, ficou mais conhecido como PDCA. Como pode ser decodificada essa ferramenta e com que finalidades ela pode ser usada na empresa?
a) Plan, do, check, action: "planejar, fazer, checar, agir corretivamente". Pode ser usada como ferramenta de controle, de delegação e empowerment ("empoderamento") e de melhoria contínua.
b) Plan, do, check, action: "planejar, fazer, checar, agir corretivamente". Pode ser usada exclusivamente como ferramenta de controle.
c) Plan, do, check, action: "planejar, fazer, checar, agir corretivamente". Pode ser usada exclusivamente como ferramenta de melhoria contínua.
d) Plan, do, check, action: "planejar, fazer, checar, agir corretivamente". Pode ser usada exclusivamente como ferramenta de delegação, empowerment ("empoderamento").
QUESTÃO 8
Que fatores são examinados pela Análise SWOT?
a) Forças e fraquezas do ambiente econômico.
b) Pontos forte e fracos, forças e fraquezas.
c) Produção interna, salários e concorrência.
d) Pontos fortes e fracos da concorrência e preços praticados.
QUESTÃO 9
"Refere-se ao modo de fazer as coisas, é uma prática de como fazer, o conhecido know-how." Esse conceito refere-se ao(à)
a) gerenciamento eficaz.
b) tecnologia.
c) técnica.
d) operação.
QUESTÃO 10
Porter estudou e configurou o cenário competitivo das empresas nos diferentes setores e concluiu que a intensidade da concorrência não é uma questão de coincidência ou sorte, pois depende de forças competitivas básicas. Também enunciou as estratégias de negócios genéricas. Quais são essas forças e estratégias?
a) As estratégias são conhecer e melhor utilizar os pontos fortes, conhecer e reduzir ou eliminar os pontos fracos, conhecer e aproveitar as oportunidades ambientais, conhecer e se defender ou evitar as ameaças ambientais. As forças são a liderança total em custos, a diferenciação e o foco.
b) As forças são a liderança total em custos, a diferenciação e o foco. As estratégias são a rivalidade entre as empresas, os novos entrantes potenciais, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores, o aparecimento de produtos ou serviços substitutos.
c) As estratégias são conhecer e melhor utilizar os pontos fortes, conhecer e reduzir ou eliminar os pontos fracos, conhecer e aproveitar as oportunidades ambientais, conhecer e se defender das ameaças ambientais ou evitá-las. As forças são a rivalidade entre as empresas, os novos entrantes potenciais, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores, o aparecimento de
produtos ou serviços substitutos.
d) As estratégias são a liderança total em custos, a diferenciação e o foco. As forças são a rivalidadeentre as empresas, os novos entrantes potenciais, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores, o aparecimento de produtos ou serviços substitutos.

Outros materiais