Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: "A Lei no 11.977/2009, mais conhecida por tratar do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), inclui um capítulo específico sobre a regularização fundiária de assentamentos urbanos (Artigos 46 a 71-A), cujas normas têm aplicação nacional e não, como as relativas ao PMCMV, apenas federal".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos", analise as afirmativas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O projeto de regularização deve prever vias de circulação existentes ou projetadas destinadas a uso público.
II. ( ) Nos projetos de regularização fundiária, de interesse social, fica dispensada do licenciamento Ambiental e do licenciamento urbanístico.
III. ( ) Deve ser levada em consideração as medidas necessárias para a promoção da sustentabilidade urbanística, social e ambiental da área ocupada.
IV. ( ) Independente do proponente, o processo de aprovação de regularização fundiária junto ao governo local exige projeto específico;
A F - V - V - F
B V - F - F - V
C V - V - F - F
D V - F - V - V
E V - V - V - F
User badge image
Progresso com Exercícios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a regularização fundiária de assentamentos urbanos, conforme o contexto da Lei nº 11.977/2009 e os conteúdos relacionados: I. ( ) O projeto de regularização deve prever vias de circulação existentes ou projetadas destinadas a uso público. É verdadeira (V). A regularização fundiária deve incluir a infraestrutura necessária, como vias de circulação, para garantir a acessibilidade e a funcionalidade do assentamento. II. ( ) Nos projetos de regularização fundiária, de interesse social, fica dispensada do licenciamento Ambiental e do licenciamento urbanístico. É falsa (F). Mesmo em projetos de interesse social, o licenciamento ambiental e urbanístico é necessário para garantir que as normas e regulamentos sejam seguidos. III. ( ) Deve ser levada em consideração as medidas necessárias para a promoção da sustentabilidade urbanística, social e ambiental da área ocupada. É verdadeira (V). A promoção da sustentabilidade é um princípio fundamental em projetos de regularização fundiária, visando garantir que as áreas ocupadas sejam desenvolvidas de forma sustentável. IV. ( ) Independente do proponente, o processo de aprovação de regularização fundiária junto ao governo local exige projeto específico. É verdadeira (V). Para a aprovação da regularização fundiária, é necessário apresentar um projeto específico que atenda às exigências do governo local. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - V Portanto, a sequência correta é: D) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “O chamado poder público, que deriva do disposto no art. 1º da Constituição Federal: 'Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Ora, o titular do direito deveria ser também o beneficiário dele. Mas não é o que tem ocorrido nas cidades brasileiras”. Fonte: Estatuto da Cidade 10 anos: avançar no planejamento e na gestão urbana. - Brasília: Senado Federal, gabinete do Senador Inácio Arruda, 2011. p. 13.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Estatuto da Cidade 10 anos: avançar no planejamento e na gestão urbana", sobre o Estatuto da Cidade, relacione as diretrizes gerais da política urbana às suas respectivas características:
1. gestão democrática.
2. plano diretor.
3. desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública.
4. outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso.
( 2 ) obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes e referência para o cumprimento da função social da propriedade (art.182, §§ 1º e 2º, da CF).
( 4) consiste na possibilidade de o município estabelecer determinado coeficiente de aproveitamento dos terrenos a partir do qual o direito de construir excedente deve ser adquirido do poder público.
( 3) trata-se da última das penalidades constitucionais previstas no capítulo da política urbana.
( 1) deve ocorrer por meio da ação de conselhos de política urbana, da iniciativa popular de leis e da realização de debates, audiências e consultas públicas para a aprovação e a implementação dos planos diretores e das leis orçamentárias;
A 4 - 3 - 1 - 2
B 3 - 4 - 1 - 2
C 2 - 4 - 3 - 1
D 4 - 2 - 3 - 1
E 2 - 3 - 4 - 1

Leia o fragmento de texto a seguir: “Além disso, a publicidade é elemento essencial do EIA. A não observância dessa diretriz gera a nulidade da licença ambiental eventualmente concedida. Incluase na aplicação desse princípio não apenas a divulgação dos atos administrativos relacionados ao EIA e ao Rima, mas também a realização de audiências públicas para debate do empreendimento objeto de licenciamento ambiental”. Fonte: Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de. et. al. Licenciamento ambiental: base normativa e perspectivas. In: Motta, Diana Meirelles da. Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos – Rio de Janeiro: Ipea, 2013, p 67.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base "Licenciamento ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos", com relação ao Estudo de Impacto Ambienta (EIA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) todos os empreendimentos locais independente da sua natureza ou potencial de degradação devem ser realizados o EIA.
II. ( ) Para que um empreendimento imponha a elaboração de EIA, o impacto potencial a ele associado deve ser significativo.
III. ( ) se o impacto ambiental previsto para o tipo de empreendimento em questão for significativo, conforme estabelecido em legislação ou em decisão do órgão ambiental competente, demanda-se EIA no licenciamento.
IV. ( ) O EIA é um estudo dos possíveis danos ao meio ambiente e que não interfere no licenciamento ambiental.
A V - F - F - V
B F - V - F - V
C V - V - F - F
D V - F - V - V
E F - V - V - F

Mais conteúdos dessa disciplina