Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Tanto as plataformas como o próprio Uber na sua versão Uber Juntos (que oferece redução de até 35% do valor da viagem) como os aplicativos colaborativos, a exemplo do Blablacar (que conecta motoristas e pessoas que necessitam de um veículo para realizar seus deslocamentos entre cidades), se destacam no atual cenário. O uso de redes sociais, como o Facebook, também conta com páginas específicas para esse fim, bem como grupos no WhatsApp. Nesse sentido, percebemos uma movimentação da própria população para assegurar seu direito à mobilidade e como pontuamos anteriormente, os dados dessas viagens são de extrema importância para gestores e planejadores. Fonte: Material de apoio – aula 03 – Profª Jaqueline Massucheto. Pg. 09.
Conforme os estudos realizados na disciplina, a qual demanda os gestores públicos devem estar atentos para assegurar o direito à mobilidade da população?
A O carecer de pesquisas voltadas para administração pública.
B A intervenção da segurança pública.
C A inserção do setor orçamentário na devida cobrança de impostos.
D Na falta de consideração da população com o setor público.
E A uma demanda que espera ser atendida e que se impacta de maneira arbitrária no espaço urbano.
User badge image
Desafios para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação à demanda dos gestores públicos para assegurar o direito à mobilidade da população. A) O carecer de pesquisas voltadas para administração pública - Embora a pesquisa seja importante, não é o foco principal da mobilidade. B) A intervenção da segurança pública - A segurança é relevante, mas não é a principal demanda relacionada à mobilidade. C) A inserção do setor orçamentário na devida cobrança de impostos - Isso é importante para o financiamento, mas não aborda diretamente a mobilidade. D) Na falta de consideração da população com o setor público - Essa opção não reflete uma demanda que os gestores devem atender. E) A uma demanda que espera ser atendida e que se impacta de maneira arbitrária no espaço urbano - Esta alternativa fala diretamente sobre a necessidade de atender a demanda da população em relação à mobilidade, que é uma questão central no planejamento urbano. Portanto, a alternativa correta é: E) A uma demanda que espera ser atendida e que se impacta de maneira arbitrária no espaço urbano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Até o ano de 2050 presenciaremos um aumento de 95% da população em espaços urbanos. Mesmo as grandes cidades consolidadas em tempos contemporâneos não estão preparadas para isso, e a expansão dos seus limites, visando a atender demandas principalmente de caráter habitacional, podem vir a acontecer de maneira descompassada com outros setores. Caso o planejamento do uso e da ocupação do solo não esteja alinhado com estratégias sustentáveis de transporte, a mobilidade da população estará gravemente comprometida, favorecendo a dependência do uso do automóvel e conduzindo os centros urbanos ao verdadeiro caos.

Após a leitura do trecho acima responda: como é considerada a integração entre estratégias de mobilidade e o uso da ocupação do solo, para a gestão de mobilidade urbana?

A
Como solução utilizada no intuito de minimizar o acesso no espaço urbano de todos os modais.



B
Como solução prática que deverá ser utilizada obrigatoriamente para garantir o acesso de apenas pessoas no espaço urbano.

C
Como a causa principal de soluções fomentando o acesso de veículos automotores no espaço urbano.

D
Como uma das principais soluções que deverão ser utilizadas no intuito de garantir o acesso democrático de todas as classes sociais ao espaço urbano.

E
Como estratégia que deverá ser utilizada no intuito de garantir o investimento de montadoras de veículos no Brasil, em contrapartida aumentando o espaço urbano.

Estudos recentes defendem a aproximação da pesquisa de transporte com a pesquisa social, pois quando se trata de mobilidade urbana uma se encontra intrínseca a outra. Vários autores apontam essa abordagem como o novo paradigma da mobilidade (Sheller; Urry, 2006; Creswell, 2001, 2002), em que o que se propõe é a análise da interdependência – espacial e social – por trás de tudo o que se move. Assim, busca-se convergir em torno do estudo do espaço, do lugar, das fronteiras e dos movimentos, ultrapassando as concepções preestabelecidas do que é fixo ou móvel (Sheller; Urry, 2006).



Pensando nisso, e a partir da leitura do trecho acima e dos estudos realizados durante a disciplina, dentro da abordagem social, como é conceituada a mobilidade urbana?

A
Como uma política de circulação que visa proporcionar um acesso democrático ao espaço apenas em que existe o deslocamento.

B
Como um conjunto de políticas para o usuário, visando a circulação do transporte individual no espaço urbano.

C
Como um conjunto de políticas de transporte que visa proporcionar um acesso único e democrático ao espaço urbano.

D
Como um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

E
Como uma de políticas de transporte público e de circulação, por espaços exclusivos, visando proporcionar o acesso apenas de um modal no espaço urbano.

Em Curitiba, onde não há metrô, 2 milhões de pessoas necessitam se deslocar utilizando ônibus. Nos anos 1990, a cidade foi pioneira:

• Construção de corredores exclusivos para ônibus;
• Plataformas onde os usuários pagavam a tarifa antes de entrar;
• Uso de coletivos com capacidade para transportar mais de cem passageiros.

A capital do Paraná cresceu e o plano do metrô não saiu do papel. Desta maneira, a cidade começa a experimentar engarrafamentos fora das horas de pico.

Por meio dos estudos realizados na disciplina, observou-se que a professora explana sobre a diferença entre os termos mobilidade e transporte, que são comumente confundidos e mal-usados. Marque a alternativa que apresenta, corretamente, a diferença entre ambos?

A
Mobilidade diz respeito à acessibilidade aos espaços e deslocamentos, logo o transporte é um sistema pelo qual é possível exercer a mobilidade.

B Mobilidade diz respeito ao transporte utilizados, logo, transporte é a mobilidade em suma.

C
Mobilidade diz respeito ao uso de veículo de tração humana, logo, transporte é unicamente o meio pelo qual é possível exercer a mobilidade coletiva.

D
Mobilidade diz respeito ao transporte coletivo, logo, transporte é o único sistema pelo qual exercemos a mobilidade de um local para outro.

E
Mobilidade diz respeito unicamente à acessibilidade por ciclorotas, logo, transporte é um meio, um sistema pelo qual é possível exercer a mobilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina