Logo Passei Direto
Buscar
No atual cenário socioeconômico globalizado de constante preocupação relacionada ao aspecto de interação entre as indústrias e o meio ambiente, exige cada vez mais que:
Com base nessas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
I. Empresas tenham estratégias que visem o desenvolvimento, mas de forma sustentável 'ecologicamente correto' para produzir sem agredir o meio ambiente, e que tenha como objetivo o reaproveitamento, minimização ou reciclagem dos resíduos que sobram do processo na produção.
II. Desenvolvam estratégias denominadas 'Produção mais Limpa' (P+L) que tenha como desafio apresentar mecanismos que diminuam a eficiência no uso das matérias-primas como água e energia.
III. Tenham consciência de que a variável ambiental é importante e que ela diz respeito a todos, não somente a um segmento ou uma parcela da população, e desta forma passou a exigir da indústria a adoção das melhores técnicas, e não apenas atender a determinados padrões ambientais.
a. As alternativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas a alternativa I está correta.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Empresas tenham estratégias que visem o desenvolvimento, mas de forma sustentável 'ecologicamente correto' para produzir sem agredir o meio ambiente, e que tenha como objetivo o reaproveitamento, minimização ou reciclagem dos resíduos que sobram do processo na produção. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a necessidade de práticas sustentáveis nas indústrias. II. Desenvolvam estratégias denominadas 'Produção mais Limpa' (P+L) que tenha como desafio apresentar mecanismos que diminuam a eficiência no uso das matérias-primas como água e energia. Falso, a Produção mais Limpa (P+L) visa aumentar a eficiência no uso de recursos, não diminuí-la. Portanto, essa afirmativa está incorreta. III. Tenham consciência de que a variável ambiental é importante e que ela diz respeito a todos, não somente a um segmento ou uma parcela da população, e desta forma passou a exigir da indústria a adoção das melhores técnicas, e não apenas atender a determinados padrões ambientais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância da responsabilidade ambiental coletiva. Com base nas análises, as alternativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Durante muito tempo dentro do processo de produção e exploração dos recursos naturais, os termos “Produção Mais Limpa” e “Ecoeficiência” não tinham um reconhecimento estra-tégico merecido, sendo frequentemente estigmatizados como tecnologias ambientais. Entretanto, tendo em vista a constante busca por soluções que minimizem ou eliminem os impactos ambientais gerados pela exploração humana, a “Produção Mais Limpa” e “Ecoeficiência” tornou-se uma constante cobrança da sociedade e mais do que isso, tornou-se um instrumento importante para as empresas melhorarem a eficiência dos seus processos e dar destinação adequada aos resíduos gerados.
No intuito de propor P +L considere:
I - A utilização de modelos e/ou metodologias específicas pautadas na Produção Mais Limpa (P+L) e ecoeficiência, são capazes de reduzir a poluição do ar, do solo, e das águas e aumentar a sustentabilidade ambiental nas atividades realizadas pelas indústrias.
II - Adotar dentro do processo produtivo o modelo de ecoeficiência para produzir muito mais, utilizando cada vez menos recursos naturais, respeitando os limites da natureza.
III - A sociedade cobra metodologia de P +L somente das indústrias, pois somente os processos realizados por elas comprometem a sustentabilidade do planeta, as atividades agrícolas não causam poluição e degradação, desta forma já apresenta um processo sustentável.
a. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b. Estão corretas as alternativas I, II e III.
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.

O modelo de gestão produção Mais Limpa (P+L) é uma metodologia desenvolvida com o intuito de promover mudanças na estrutura das organizações com o objetivo básico de que estas sejam o mais eficiente possível em termos de produção sustentável ecologicamente correta.
Desta forma para atingir este objetivo é preciso:
I - Conservar dentro dos processos as matérias-primas e a energia, eliminando aquelas que são tóxicas e reduzindo a quantidade e a toxidade de todas as emissões de resíduos na fonte, durante a manufatura.
II - Reduzir os impactos negativos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extração das matérias-primas até a sua disposição final, por meio de um design adequado de produtos; e redução do impacto ambiental e para saúde humana, durante todo o ciclo, da extração da matéria-prima, manufatura, consumo/uso e na disposição/descarte final.
III-Desenvolver a Produção Mais Limpa relacionado a produtos, por meio de “design ecológico”, usando preferencialmente, matérias-primas menos agressivas, renováveis, de extração não danosa ao meio ambiente e que possam ser recicladas ou reaproveitadas e se consiga reduzir o impacto do produto desde a matéria-prima até a destinação final.
IV - Incorporando as preocupações ambientais no projeto e fornecimento de serviços.
V - A prevenção da poluição deve atuar tanto sobre produtos e serviços quanto nos processos produtivos para minimizar a geração de resíduos, diminuir a poluição através da utilização de mecanismos, máquinas e equipamentos eficientes, com capacidade para poupar matéria-prima e energia em todas as fases dos processos.
a. I e II, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. I e II apenas.
d. III e V apenas.
e. I, II, III, IV e V.

Para atender às exigências do consumidor e obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, empresas tem buscado aprimorar suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais.
Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção mais Limpa (P+L) ou Produção Limpa (PL). Nesse enfoque, sobre Produção mais Limpa (P+L) e Produção Limpa (PL) considere:
I - Produção mais Limpa implica em reduzir o impacto ambiental do processo produtivo. Já a Produção Limpa busca implantar um processo realmente limpo, ou seja, totalmente sustentável, sem deixar resíduos.
II - O surgimento da Produção Limpa (PL), um programa desenvolvido antes da P+L, com princípios e definições que visa um sistema produtivo saudável, que se preocupa com a limpeza, a preservação e o bem-estar do meio ambiente.
III - A maioria das empresas tem implantado metodologias de Produção Limpa em detrimento da P+L, com o intuito de reduzir seu impacto sobre o ambiente, uma vez que entendem que atingir um processo de Produção Limpa, uma proposta mais acessível sob a perspectiva de sua aplicabilidade junto às organizações produtivas, requerendo tecnologias mais simples.
IV - As diferenças entre os dois termos Produção Limpa (PL) e Produção Mais Limpa (P+L) são os resultados para a sustentabilidade empresarial, cujo enfoque é a redução ou total eliminação dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto.
V - A implementação da P+L é inadequada frente à preocupação com o pós-consumo dos produtos e a uma legislação cada vez mais restritiva à geração de externalidades.
a. I, II,III, IV e V.
b. I e II apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III e V apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina