Logo Passei Direto
Buscar
Considerando todo o contexto, pode-se afirmar que a expressão destacada em “Assim, deixamos de olhar para o céu e perceber como está o tempo, perder alguns segundos admirando o esplendor de uma manhã ensolarada, [...]” (5º§) indica
A) perda de tempo. B) apropriação de um tempo que se havia perdido. C) que dedicamos o mínimo de tempo àquilo que realmente tem valor. D) uma perda de tempo a partir de determinado ponto de vista, mas ganho a partir de outro.
A) perda de tempo.
B) apropriação de um tempo que se havia perdido.
C) que dedicamos o mínimo de tempo àquilo que realmente tem valor.
D) uma perda de tempo a partir de determinado ponto de vista, mas ganho a partir de outro.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à expressão destacada no trecho mencionado. A expressão sugere que, ao deixarmos de olhar para o céu e admirar a beleza de uma manhã ensolarada, estamos perdendo uma oportunidade de apreciar algo valioso. Agora, vamos às opções: A) perda de tempo. - Essa opção é muito direta e não considera a dualidade que a expressão pode sugerir. B) apropriação de um tempo que se havia perdido. - Essa opção não se encaixa bem, pois não fala sobre recuperar um tempo perdido, mas sim sobre a apreciação do momento. C) que dedicamos o mínimo de tempo àquilo que realmente tem valor. - Essa opção é válida, mas não abrange completamente a ideia de que pode haver uma perspectiva diferente sobre o tempo. D) uma perda de tempo a partir de determinado ponto de vista, mas ganho a partir de outro. - Esta opção reconhece a dualidade da situação, onde a perda de tempo pode ser vista de forma diferente dependendo da perspectiva. Diante dessa análise, a alternativa que melhor reflete a ideia da expressão destacada é: D) uma perda de tempo a partir de determinado ponto de vista, mas ganho a partir de outro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a sugestão de alteração do trecho destacado do texto que mantém o sentido básico original e a correção de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A) “São marcas profundas, viscerais, que não podem ser apagadas.” (1º§) / São marcas profundas, viscerais, não podendo serem apagadas. B) “Como se vê, interagimos intensamente com o meio natural.” (3º§) / Como se ver, interagimos intensamente para com o meio natural. C) “Mergulhados em afazeres mais urgentes, nos afastamos de nossa essência.” (6º§) / Afastamo-nos de nossa própria essência, mergulhados em urgente afazeres. D) “Em nosso sangue carregamos a terra, pulverizada nos sais minerais, que vitalizam tecidos e órgãos.” (2º§) / Carregamos, em nosso sangue, a terra; pulverizada nos sais minerais cuja ação é vitalizar tecidos e órgãos.
A) “São marcas profundas, viscerais, que não podem ser apagadas.” (1º§) / São marcas profundas, viscerais, não podendo serem apagadas.
B) “Como se vê, interagimos intensamente com o meio natural.” (3º§) / Como se ver, interagimos intensamente para com o meio natural.
C) “Mergulhados em afazeres mais urgentes, nos afastamos de nossa essência.” (6º§) / Afastamo-nos de nossa própria essência, mergulhados em urgente afazeres.
D) “Em nosso sangue carregamos a terra, pulverizada nos sais minerais, que vitalizam tecidos e órgãos.” (2º§) / Carregamos, em nosso sangue, a terra; pulverizada nos sais minerais cuja ação é vitalizar tecidos e órgãos.

Assinale a alternativa que apresenta o trecho “Neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, perdemos o contato com a Mãe Terra e, não por acaso, com nós mesmos.” (4º§) pontuado corretamente, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, mesmo após algumas alterações.
A) Neste início de terceiro milênio perdemos o contato com a Mãe Terra e não por acaso, com nós mesmos, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais. B) Perdemos o contato com a Mãe Terra e, não por acaso com nós mesmos neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais. C) Neste início, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, de terceiro milênio, perdemos o contato com a Mãe Terra e não por acaso com nós mesmos. D) Neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, perdemos o contato com a Mãe Terra e com nós mesmos, não por acaso.
A) Neste início de terceiro milênio perdemos o contato com a Mãe Terra e não por acaso, com nós mesmos, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais.
B) Perdemos o contato com a Mãe Terra e, não por acaso com nós mesmos neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais.
C) Neste início, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, de terceiro milênio, perdemos o contato com a Mãe Terra e não por acaso com nós mesmos.
D) Neste início de terceiro milênio, quando a humanidade estabelece novos recordes de destruição dos recursos naturais, perdemos o contato com a Mãe Terra e com nós mesmos, não por acaso.

Mais conteúdos dessa disciplina