Logo Passei Direto
Buscar
Dentro de uma área de negócio, como área médica, de educação, comercial, etc, é possível existirem diferentes regras de negócio que são específicas do domínio. Ao iniciar um novo projeto, nem sempre estas regras serão mencionadas ou ficarão claras em um primeiro momento. O analista de requisitos responsável pelo projeto terá a função de, ao realizar as entrevistas iniciais com o cliente, explorar estes detalhes que, nem sempre, serão apresentados pelo cliente, sendo preciso aplicar técnicas que possam mapear estas necessidades. A norma ISOTEC 26551: 2016 apresenta ferramentas e técnicas para que os analistas de requisitos possam fazer o levantamento dos requisitos de uma aplicação da melhor forma possível.
Com base em seus conhecimentos sobre o domínio da aplicação e a norma ISO/TEC 26551:2016, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A norma em questão define quais os grupos de processos que devem ser executados durante a engenharia de requisitos, definindo quais as entradas e saídas esperadas de cada processo;
( ) A definição do escopo de uma aplicação consiste em especificar uma fronteira entre quais funcionalidades e regras de negócio do domínio serão implantadas ou não pela aplicação.
( ) A definição do escopo não precisa ser feita com a participação de todos os interessados no projeto, ref apenas os interesses de uma das partes.
V—_—V—E
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a norma ISO/TEC 26551:2016 e a definição de escopo em projetos: ( ) A norma em questão define quais os grupos de processos que devem ser executados durante a engenharia de requisitos, definindo quais as entradas e saídas esperadas de cada processo. É verdadeira (V). A norma ISO/TEC 26551:2016 realmente estabelece diretrizes sobre os processos de engenharia de requisitos, incluindo as entradas e saídas esperadas. ( ) A definição do escopo de uma aplicação consiste em especificar uma fronteira entre quais funcionalidades e regras de negócio do domínio serão implantadas ou não pela aplicação. É verdadeira (V). A definição do escopo é essencial para delimitar o que será incluído ou excluído no projeto, ajudando a evitar o escopo descontrolado. ( ) A definição do escopo não precisa ser feita com a participação de todos os interessados no projeto, ref apenas os interesses de uma das partes. É falsa (F). A definição do escopo deve envolver a participação de todos os stakeholders relevantes para garantir que as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas sejam consideradas. Portanto, a sequência correta é: V - V - F. Se a alternativa correta for apresentada, a resposta é: V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A fase de elicitação de requisitos é de suma importância para o sucesso do projeto, garantindo que o produto a ser construído atenderá de forma efetiva as necessidades dos clientes. Esta fase do projeto será composta pelas subfases de entrevistas com o cliente, refinamento dos requisitos e validação, compondo o documento de especificação de requisitos. Para que o processo de levantamento de funcionalidades possa acontecer com mais efetividade, técnicas podem ser aplicadas pelo analista de requisitos. O objetivo, com estas técnicas, é conseguir identificar regras de negócio ocultas e de difícil percepção apenas com entrevistas. A fase de validação dos requisitos irá finalizar o processo de elicitação, estabelecendo um acordo com o cliente acerca do conjunto de funcionalidades que será contemplada pela aplicação.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das técnicas para levantamento de requisitos, apresentadas na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.
Coluna A: Levantamento orientado a ponto de vista da aplicação, JAD, Etnografia. Coluna B: 1- Voltada para criação de uma única visão do comportamento para todos os interessados, 2- Se baseia na observação do ambiente no qual a aplicação estará inserida para levantar seus requisitos de negócio, 3- Se baseia na visão dos diferentes interessados no produto para definir quais as funcionalidades da aplicação.

Mais conteúdos dessa disciplina