Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Alonso (2009), qual o entendimento sobre os novos movimentos sociais? Assinale a alternativa correta: a. É o novo ator coletivo, portador de um projeto social em busca da emancipação humana. b. É o novo ator individual, portador de um projeto cultural que respeita a individualidade de cada um. Em vez de demandar democratização política ao Estado, demandam direitos iguais a todos. c. É o novo ator coletivo, portador de um projeto político em busca da emancipação política. d. É o novo ator coletivo, portador de um projeto coletivo, de uma nova e única classe, para implantar a igualdade na sociedade. e. É o novo ator coletivo, portador de um projeto cultural. Em vez de demandar democratização política ao Estado, demandam uma democratização social, a ser construída não no plano das leis, mas dos costumes; uma mudança cultural de longa duração gerida e sediada no âmbito da sociedade civil.
User badge image
Felipe Bnt

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre o entendimento de Alonso (2009) sobre os novos movimentos sociais, vamos analisar as alternativas: a) É o novo ator coletivo, portador de um projeto social em busca da emancipação humana. - Esta opção fala sobre emancipação humana, mas não menciona a especificidade dos novos movimentos sociais. b) É o novo ator individual, portador de um projeto cultural que respeita a individualidade de cada um. Em vez de demandar democratização política ao Estado, demandam direitos iguais a todos. - Esta opção foca no individualismo, o que não é característico dos novos movimentos sociais, que são coletivos. c) É o novo ator coletivo, portador de um projeto político em busca da emancipação política. - Embora mencione um projeto político, não abrange a dimensão cultural que é importante nos novos movimentos sociais. d) É o novo ator coletivo, portador de um projeto coletivo, de uma nova e única classe, para implantar a igualdade na sociedade. - Esta opção é muito restritiva e não reflete a diversidade dos novos movimentos sociais. e) É o novo ator coletivo, portador de um projeto cultural. Em vez de demandar democratização política ao Estado, demandam uma democratização social, a ser construída não no plano das leis, mas dos costumes; uma mudança cultural de longa duração gerida e sediada no âmbito da sociedade civil. - Esta opção abrange a ideia de um projeto cultural e a busca por mudanças sociais, o que está alinhado com a visão de Alonso sobre os novos movimentos sociais. A alternativa correta, que melhor representa o entendimento de Alonso (2009) sobre os novos movimentos sociais, é: e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Adichie (2019), homens podem ser feministas?
Assinale a alternativa correta:
a. Depende.
b. “Sim, parcialmente. Não só podem ser feministas, como seria interessante que fossem feministas”.
c. “Não, parcialmente. Porque não são mulheres”.
d. “Sim, absolutamente. Não só podem ser feministas, como devem ser feministas”.
e. “Não, absolutamente. Não podem ser feministas, mas podem incentivar o feminismo”.

Sobre o feminismo, a autora Adichie (2019) aponta que…
Assinale a alternativa correta:
a. “Você pode mudar as mulheres o quanto quiser. Se homens não mudarem, nada muda”.
b. “Você precisa mudar as mulheres, os homens não precisam”.
c. Feministas e movimento de mulheres tem o mesmo objetivo.
d. “Os homens não podem ser feministas”.
e. Você pode mudar os homens, assim não precisa mudar as mulheres”.

Segundo Scherer-Warren (2014), quais as características da ação-manifesto sociocultural?
Assinale a alternativa correta:
a. Apresenta expressão coletiva em espaços públicos para a afirmação de direitos culturais da população indígena.
b. Apresenta expressão coletiva em espaços públicos para a afirmação de direitos socioculturais para segmentos da população que se sentem excluídos, discriminados ou sem reconhecimento de suas singularidades.
c. Apresenta expressão coletiva em espaços públicos para a afirmação de direitos culturais da população afrodescendente.
d. Apresenta expressão coletiva em espaços públicos sobre a cultura afrodescendente.
e. Apresenta expressão coletiva em espaços públicos sobre a cultura indígena.

Segundo Ferraz (2019), o que o avanço neoliberal provocou nos movimentos sociais?
Assinale a alternativa correta:
a. Um movimento na sociedade, para que essa não esperasse apenas o Estado para o atendimento de suas demandas e necessidades; desta forma aumentou as práticas por parte dos movimentos sociais orientadas para a resolução dos problemas da população por meio da parceria com ONGs.
b. Um movimento social para criação de ONGs.
c. Um movimento na sociedade, fechar as ONGs.
d. Cancelamento dos movimentos sociais.
e. Um novo movimento social, para que a sociedade civil atuasse de cunho Estatal, por meio das ONGs.

Segundo Lima (2019, p. 73), o que é movimento social? Assinale a alternativa correta: a. “… a expressão propriamente dita das organizações da sociedade civil que movimentam ações para reclamar seus direitos e suas demandas”. b. “… passeatas e panelaços das organizações da sociedade civil que movimentam ações para reclamar suas demandas”. c. Nenhuma das alternativas anteriores. d. “… a expressão propriamente dita das organizações religiosas que movimentam ações para reclamar seus direitos e suas demandas”. e. “… a expressão propriamente dita dos indivíduos, de forma privada, que movimentam ações para reclamar seus direitos e suas demandas”.

Segundo Fernandes e Aquino (2016), porque que a criação de normas e leis sobre direitos de vida e sociais enfraquecem os movimentos sociais?
Assinale a alternativa correta:
a. Porque ao alcançar suas principais demandas, os movimentos sociais veem um cenário de legalidades, de organização.
b. Porque ao alcançar suas principais demandas, os movimentos sociais veem um cenário de emancipação humana.
c. Porque ao alcançar suas principais demandas, os movimentos sociais agora pretendem alcançar a emancipação humana, só que ela é mais difícil.
d. Não existe enfraquecimento dos movimentos sociais, já que eles vigoram até os dias atuais.
e. Porque ao alcançar suas principais demandas, os movimentos sociais veem um cenário apaziguador.

Mais conteúdos dessa disciplina