Buscar

Alguem faz uma boa explanação a cerca dos destinatários dos remédios constitucionais?

💡 5 Respostas

User badge image

Jonathan Humberto Freitas Ferreira

Bom. ..espero ajudar de alguma forma.
em sintese, são remedios que lhe asseguram o exercicio dos direitos e garantias individuais.

HABEAS CORPUS Art 5. LXIX.

Esse é utilizado quando a pessoa sofre limitação ou coação em sua liberdade de locomoção expresso no artigo 5. XV. lembrado que essa coação pode ser de poder público, PJ ou partículas.Vamos lembrar que aqui temos três figuras. ..para deixar fácil vou explicar um de cada um.

1-paciente.: É quem estar sofrendo a limitação. Nesse pólo só a PJ (seja pública ou privada) não pode ocupar, posto que não sofre limitação em sua liberdade.

2-impetrante : quem está entrando com a ação, esse pode ser qualquer pessoa (observe que é qualquer um, mesmo não tendo capacidade de exercício). Pode ocupar este pólo, o paciente, PJ, quem tenha capacidade relativa.

3-impetrado: esse é quem coagiu a liberdade do paciente, podendo ser pessoa jurídica ou não.

MANDADO DE SEGURANÇA Art 5 LXX

É para proteger direito líquido e certo não amparado por Habeas corpus, ou Habeas Data...pra não ficar aí pé da letra fria da lei. .
É bom pensar em um direito inquestionável que não precisa ser provado, tendo como coator, autoridade pública ou particular a serviço do poder público. e aqui só tem o impetrante (quem está entrando com a ação)e o impetrado (coator).

MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

Não se diferencia do MS individual, tendo o mesmo objetivo de defender direito liquido e certo, que foi coagido ou limitado por autoridade publica ou particular a serviço do poder publico, porem aqui vai se defender uma coletividade, e mais importante é que neste terá os legitimados. Vou listar alguns.

#Partido Politico com representação no Congresso Nacional
ATENçÂO(muita mesmo)
#Organização Social, Entidade ou Associação legalmente constituida e em funcionamento a pelo menos um ano no interesse de seus membros.
aqui é muito peculiar, pois o quesito funcionamento a pelo menos um ano, para a doutrina majoritaria é somente para a associação, porem nas provas do FCC(Fundaçao Carlos Chagas), eles adotam que é tanto para a associação, entidade como tambem Organizações.

MANDADO DE INJUNÇÃO

bom esse vou explicar de uma forma melhor(creio), pensa da seguinte forma, foi editado uma lei dizendo que voce tem um direito, porém nao foi editado um regulamento de como ou a forma de voce exercitar essa referida lei, e diante da OMISSÃO, voce não consegue adquirir tal direito. Por este fato é que se aplica o MI, que é para pedir que edite ou que lhe de o exercicio do direito diante da ausencia do Poder em regular o direito---AMIGO ME PERDOE POR NÃO ADENTRAR MUITO NESTE REFERIDO REMEDIO, ACONTECE QUE ELE TEM ALGUMAS PARTICULARIDADES ESPECIAIS, QUE O DIFERENCIAM DA ADO(AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO), MAS ACHO QUE ESSA ESPLANAÇÃO JÁ É AUTOSUFICIENTE PRA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO---.

HABEAS DATA

esse Remedio é bem interessante pois lhe assegura a ter informação pertinente a sua pessoa constante de orgão publico, ressalto que aqui é somente a sua pessoa ou em ambito geral, e jamais a ter informação de terceiro. Aqui voce pode simplesmente obter a informação ou retificar. Aqui tambem só terá a figura dos impetrante e impetrado, e tem que primeiro ter tentado ter obtido a informação, ter incorrido no orgão ao qual consta a informação, e caso negado, ou inerte, ai sim terá a faculdade de entrar com o supratranscrito remedio

espero de alguma forma agregar conhecimento. até mais

4
Dislike0
User badge image

João Camargo

Boa explicação!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais