Logo Passei Direto
Buscar

Recursos Humanos

Colégio Objetivo
Leia o texto a seguir. “Estratégia caracteriza-se como um conjunto de decisões que revela a vontade da organização em termos de objetivos de longo prazo ou ainda ‘o principal instrumento que os gestores usam para conceber o rumo do seu negócio’”. NEWMAN, H. H.; LOGAN, H. Strategy: A Multi-level Integrative Approach. South Western Publishing Co., 1989, p.17. (Adaptado). Muito embora o conceito de estratégia seja definido por diversos autores, e nem sempre as definições têm convergência, a partir do texto apresentado, assinale qual definição se equipara:
estratégia é decorrência de pesquisas de mercado e análise de resultados do negócio nos últimos anos e projeção de longo prazo.
estratégia é o resultado de um processo de decisão que dê direção à organização, interferindo no todo com o objetivo de buscar eficácia a longo prazo.
estratégia é o resultado de análises de desempenho e resultados da organização para negócios e resultados à longo prazo.
estratégia é o resultado de estudos de eficiência e eficácia do negócio, além da análise de resultados passados para tomada de decisão à longo prazo.
estratégia pode ser entendida como o resultado de uma análise de mercado nacional e internacional que é a base para uma tomada de decisão de longo prazo.
User badge image
rh360

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A definição que mais se equipara ao texto apresentado é: "estratégia é o resultado de um processo de decisão que dê direção à organização, interferindo no todo com o objetivo de buscar eficácia a longo prazo." Essa opção reflete a ideia de que a estratégia envolve decisões que orientam a organização em direção a objetivos de longo prazo, conforme mencionado no texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir. “Para autores como Pucik, Thichy e Barnett (1992), Prahalad e Hamel (1990) e Bartlett e Ghoshal (1987), na medida em que fontes tradicionais de vantagem competitiva, tais como tecnologia e mão de obra barata, não mais se revelam suficientes para proverem uma posição competitiva sustentável, os indivíduos e suas competências passam a ser enfatizados como elementos centrais de diferenciação estratégica”. Fonte: SANT'ANNA, MORAES, & KILIMNIK. Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico. 2005, p. 3.
A partir da leitura do fragmento e conectando com o que vimos no tópico Gestão por competências, quando nos referimos às competências dos indivíduos como diferencial estratégico, falamos de:
conhecimento – saber; habilidades – saber fazer; atitudes – saber fazer acontecer.
conhecimento – aprender; habilidades – aprender fazendo; atitudes – saber aprender fazendo.
aprendizado – conhecer; habilidades – saber aprender; atitude – aprender e ensinar.
conhecimento – aprender; habilidades – aprender a aprender; atitude – saber aprender e ensinar.
aprendizado – se interessar em conhecer; habilidades – se interessar em conhecer e saber fazer; atitudes – se interessar em conhecer e saber ensinar.

Os subsistemas de RH devem atuar de tal forma que gerem um continnun, um ciclo de gestão de pessoas. Pensando sobre essa perspectiva, no subsistema de RH Aplicação realiza-se a tarefa de descrever e analisar as funções e cargos necessários para a organização, registrar as características imperativas para cada uma das funções e cargos, catalogar os cargos e estabelecer uma relação de como se relacionam entre si na empresa.
Esse processo deve ser visto como referência para:
estabelecer como deve ser o processo de integração dos novos colaboradores para que estes possam entender o seu papel na organização além do estabelecimento dos benefícios que cada cargo deve ter.
estabelecer um plano de desenvolvimento organizacional, que será apoiado pelas áreas de desenvolvimento e treinamento, cuja tarefa é desenhar programas e trilhas de carreira.
estabelecer planos de salários e benefícios apenas para os colaboradores que tiveram uma avaliação de desempenho acima da média esperada e estipulada pela organização.
estabelecer planos de carreira, avaliação de desempenho e definição de quais as competências necessárias para cada função/cargo e, como consequência final, podem surgir planos de treinamento e desenvolvimento.
estabelecer um plano de desenvolvimento e treinamento, onde desenvolvimento deve focar nas competências organizacionais e treinamento nas competências individuais.

Leia o trecho a seguir. “Um programa de integração busca promover meios de adaptação humanizada do novo funcionário da empresa contratante, facilitando seu processo de socialização no novo cenário de aprendizado que ele inicia suas atividades profissionais. Um processo de integração aborda, em seu ciclo de atividades, o histórico da instituição, seus valores e legado, missão, visão e valores fundamentais, características que compõe a cultura”. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. Autores diversos, Person Education (2013) WEISS, C. A. Programa de integração para novos funcionários: um início humanizado. Cap. 12, p. 159.
Weiss relata fatores importantes para um bom processo de integração de novos colaboradores. A integração realizada da forma como a autora traz pode trazer muitos benefícios, dentre os quais:
a promoção da network dos colaboradores e causa impacto na cultura organizacional.
diminuição de turnover e fortalecimento das relações sociais dos colaboradores.
o fortalecimento da imagem da empresa, a promoção da network dos colaboradores e desenvolve as competências dos colaboradores.
o aumento de produtividade, a retenção e a diminuição de turnover, o fortalecimento da imagem da empresa.
o aumento de produtividade, promove a network dos colaboradores, o fortalecimento da imagem do gestor.

Leia o texto a seguir. “As pessoas têm enorme capacidade para aprender novas habilidades, captar informações, adquirir novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos, bem como desenvolver conceitos e abstrações. As organizações lançam mão de ampla variedade de meios para desenvolver as pessoas e agregar-lhes valor e torná-las cada vez mais capacitadas e habilitadas para o trabalho”. CHIAVENATO, I. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. São Paulo: Manole, 2016, p.17.
Nesse trecho, Chiavenato ressalta a capacidade humana de se aprimorar, se transformar. Está frase nos remete a qual subsistema de RH que pode ser desdobrado em quais funções?
ao subsistema de desenvolvimento de recursos humanos que pode ser desdobrado em desenvolvimento organizacional, desenvolvimento e treinamento.
ao subsistema aplicação de recursos humanos que pode ser desdobrado em avaliação de qualidade e adequação de recursos humanos ao ambiente organizacional.
ao subsistema de desenvolvimento de recursos humanos que pode ser desdobrado em pesquisa e análise do mercado de recursos humanos e integração de novos colaboradores na organização.
ao subsistema aplicação de recursos humanos que pode ser desdobrado em planejamento e alocação de recursos humanos, planos de carreira e avaliação de desempenho.
ao subsistema provisão de recursos humanos que pode ser desdobrado em recrutamento e seleção além da integração das pessoas na organização.

Mais conteúdos dessa disciplina