Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Tendo por base o método cartesiano da dúvida, é correto afirmar que:
a) Este método visa a remover os preconceitos e opiniões preconcebidas e encontrar uma verdade indubitável.
b) Ao engendrar a dúvida hiperbólica, o objetivo de Descartes era provar que suas antigas opiniões, submetidas ao escrutínio da dúvida, eram verdadeiras.
c) A dúvida hiperbólica é engendrada por Descartes para mostrar que não podemos rejeitar como falso o que é apenas dubitável.
d) Só podemos dar assentimento às opiniões respaldadas pela tradição.
e) A dúvida metódica surge, no espírito humano, involuntariamente.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas com base no método cartesiano da dúvida, que é uma abordagem filosófica proposta por René Descartes para encontrar uma base sólida para o conhecimento. a) Este método visa a remover os preconceitos e opiniões preconcebidas e encontrar uma verdade indubitável. - Esta afirmação está correta, pois o objetivo do método cartesiano é exatamente esse: questionar tudo até encontrar algo que não possa ser duvidado. b) Ao engendrar a dúvida hiperbólica, o objetivo de Descartes era provar que suas antigas opiniões, submetidas ao escrutínio da dúvida, eram verdadeiras. - Isso não é correto, pois a dúvida hiperbólica é usada para questionar e não para validar opiniões anteriores. c) A dúvida hiperbólica é engendrada por Descartes para mostrar que não podemos rejeitar como falso o que é apenas dubitável. - Essa afirmação não reflete corretamente o propósito da dúvida hiperbólica, que é, na verdade, levar à rejeição de tudo que pode ser duvidado. d) Só podemos dar assentimento às opiniões respaldadas pela tradição. - Isso vai contra o princípio cartesiano, que busca questionar a tradição e não aceitá-la sem crítica. e) A dúvida metódica surge, no espírito humano, involuntariamente. - A dúvida metódica é um processo intencional e não involuntário. Portanto, a alternativa correta é: a) Este método visa a remover os preconceitos e opiniões preconcebidas e encontrar uma verdade indubitável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Alegoria da caverna, Platão apresenta metaforicamente, fases ou níveis de conhecimento da realidade. O significado da alegoria nos remete a questões de teoria do conhecimento e epistemologia.
Qual seria, respectivamente, segundo o texto, o significado dos seguintes elementos: caverna, sombras, luz do sol.
A) Platão, Sócrates e Plotino.
B) O conhecimento, a filosofia e o mundo.
C) Crenças, ciência e verdade.
D) O mundo das aparências, as coisas que percebemos, a luz da verdade.
E) Igreja, altar, velas acesas.

Nas alternativas abaixo, marque a única que não poderia contemplar o pensamento de Aristóteles sobre o conhecimento.
A “Por natureza, todos os homens desejam o conhecimento”.
B “É pela memória que os homens adquirem experiência”.
C “A visão é o sentido mais valorizado, pois ajuda a conhecer as diferenças entre as coisas”.
D “O mundo sensível é uma cópia imperfeita do mundo das idéias”.
E “Os animais nascem por natureza com o poder da sensação”.

(Instituto Federal - RS – 2010) A filosofia de Aristóteles caracterizava-se pela aliança de dois métodos: a capacidade de síntese e de organização de idéias, que se completava com a análise rigorosa e a definição de terminologia.
Pela sua originalidade e relevância Aristóteles foi um dos grandes mestres da Filosofia, pelo que se pode dizer:
A Na Idade Média o aristotelismo foi uma das principais fontes de inspiração e orientação da Escolástica, particularmente de Tomás de Aquino.
B O pensamento de seu mestre Platão foi esquecido pela posteridade, pois foi totalmente absorvido nas doutrinas aristotélicas.
C O aristotelismo, em seu conjunto, foi a filosofia dominante em todo o Ocidente até Kant.
D Apenas a Lógica de Aristóteles perdurou até hoje, sendo seus outros escritos perdidos ou esquecidos.
E Embora influente durante séculos Aristóteles não é mais estudado e sua obra é apenas um nome e um capítulo das Histórias da Filosofia.

Sobre a Alegoria da Caverna, texto que é parte do livro VII da República é correto a?rmar que:
I. A caverna, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser. II. Ilustra como Platão concebe e estrutura o conhecimento. III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros. IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
A I e IV
B II e III
C III e IV
D I, II e III
E I, II e IV

Quatro tipos de causas podem ser objeto da ciência para Aristóteles: CAUSA MATERIAL, CAUSA EFICIENTE, CAUSA FORMAL E CAUSA FINAL.
Assinale a única alternativa correta em que as perguntas correspondem, respectivamente, às causas citadas.
A) Qual a finalidade? Do que é feito? O que é? Quem gerou?
B) O que é? Do que é feito? Qual a finalidade? Quem gerou?
C) Do que é feito? O que é? Quem gerou? Qual a finalidade?
D) Qual a finalidade? Quem gerou? O que é? Do que é feito?
E) Do que é feito? Quem gerou? O que é? Qual a finalidade?

Um dos mais importantes pensadores da Antiguidade, Aristóteles deixou grande contribuição para o pensamento da humanidade, cabendo destaque para sua teoria sobre o conhecimento, exposta em sua obra Metafísica.
Segundo Aranha (2009), desde o momento em que a razão se separou do pensamento mítico, os filósofos gregos criaram conceitos para instrumentalizá-la no esforço de compreensão do real. E as contribuições de Aristóteles destacam-se nesse campo.
I Tudo o que se move é necessariamente movido por outro, o devir consiste na tendência que todo ser tem de realizar a forma que lhe é própria.
II Há quatro sentidos para causa: Material (aquilo de que a coisa é feita), Eficiente (que dá impulso ao movimento), Formal (aquilo que a coisa tende a ser), Final (aquilo para que a coisa é feita).
III Todas as coisas são contingentes, geradas por outro ser. Por isso, é preciso admitir uma causa primeira, Deus é o primeiro motor, o ser incausado.
IV Não há ser incausado, tudo que existe foi criado por uma ação anterior a esse ser, mesmo Deus é causado pelo homem que o criou.
A I, II e III
B I, II e IV
C I e IV
D I e III
E II, III e IV

(UFU 1/1999) O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi:
A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

Santo Agostinho retoma a dicotomia mundo sensível versus mundo das idéias, mas substitui este último pelo mundo das idéias divinas. Assim, Agostinho retoma e reinterpreta as idéias de qual pensador:
A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

Leia as proposições abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I. Conhecida como a filosofia dos Padres da Igreja, surge a partir do século II, período da decadência do Império Romano, quando o cristianismo se expande.
II. Dentre suas obras, o Discurso do Método e Meditações Metafísicas expressam a tendência de preocupação com o problema do conhecimento (racionalismo cartesiano).
III. Filosofia cristã que utiliza a razão para fundamentar as verdades da teologia. Alcança seu apogeu no século XIII, com São Tomás de Aquino.
A) I Descartes, II Escolástica, III Patrística
B) I Patrística, II Descartes, III Escolástica
C) I Patrística, II Escolástica, III Descartes
D) I Escolástica, II Patrística, III Descartes
E) I Escolástica, II Descartes, III Patrística

A escolástica desenvolve-se a partir do século IX e atinge seu apogeu no século XIII, com Santo Tomás de Aquino. Pode-se afirmar que durante esse período:
I. Continua a aliança entre razão e fé, mas a razão é considerada 'serva da teologia'.
II. Santo Tomás de Aquino faz uma releitura da filosofia de Aristóteles à luz do cristianismo.
III. Em Suma teológica, considerada a principal obra de Tomás de Aquino, ele realiza uma síntese da escolástica, que fica conhecida como filosofia aristotélico-tomista.
A) Apenas I
B) Apenas II
C) Apenas III
D) Apenas I e II
E) I, II, III

Mais conteúdos dessa disciplina