Logo Passei Direto
Buscar
O basquetebol é uma prática importante e que desperta muito interesse em crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. Tendo em vista a importância dessa modalidade inserida como conteúdo curricular das aulas de Educação Física, assinale qual seria o principal foco/objetivo de uma aula de basquetebol em um ambiente escolar.
Deveria ter como foco o ensino das regras oficiais do jogo e os sistemas táticos da modalidade, uma vez que são aspectos de formação.
Deveria ter como foco, exclusivamente, a iniciação esportiva ao voleibol, ensinando as técnicas e táticas da modalidade com o objetivo de formar equipes competitivas.
Deveria ter como foco somente o ensino técnico dos fundamentos do jogo, focando na iniciação e no preparo de novos atletas.
Deveria ter como foco a utilização de estratégias e jogos lúdicos, oportunizando o aprendizado do jogo de uma forma global.
Deveria ter como foco somente o ensino das regras oficiais do jogo, os sistemas táticos e a técnica o aluno aprenderia fora da escola.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

O principal foco/objetivo de uma aula de basquetebol em um ambiente escolar deve ser a utilização de estratégias e jogos lúdicos, oportunizando o aprendizado do jogo de uma forma global. Isso permite que as crianças e adolescentes desenvolvam habilidades motoras, aprendam as regras de maneira divertida e promovam o trabalho em equipe, além de estimular o interesse pela modalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O basquetebol, segundo a pedagogia do esporte, deve associar a aprendizagem motora tanto à compreensão do jogo propriamente dito, como aos aspectos atitudinais.
A fase mais indicada para a aprendizagem motora e para melhorar a coordenação motora no basquetebol é:
7 a 8 anos.
7 a 10 anos.
9 a 11 anos.
8 a 10 anos.
13 a 14 anos.

De acordo com Paes e Oliveira (2005), o treinamento do basquetebol pode ser dividido em duas fases distintas: fase de iniciação ao jogo e fase de treinamento especializado.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que represente aspectos ligados às fases de iniciação do basquetebol.
Na fase de iniciação II, os fundamentos individuais são constituídos coletivamente, realizados no tempo e espaço e deverão ser adequados às ótimas capacidades do jogo moderno, em que os participantes se revezam em funções das mais diversas quanto possíveis em quadra.
Na fase de iniciação I, o aprendizado dos fundamentos e o desenvolvimento das capacidades podem se dar de maneira recreativa, por meio de jogos com alterações nas regras e nos objetivos, adaptando-os à realidade de cada cenário e às necessidades dos alunos, observando a disponibilidade de recursos materiais e humanos.
Na fase de iniciação I, o indivíduo começa a combinar e a aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. O objetivo, nesse estágio, deve ser o de ajudar as crianças a aumentar o controle motor e a competência motora em inúmeras atividades.
Na fase de iniciação III, o processo de desenvolvimento deve ocorrer aproximadamente aos 11 e 12 anos de idade, período em que a execução desses princípios deixa de ter um caráter individual, transformando-se em ações coletivas, nas quais o movimento realizado por um jogador/aluno traz benefícios aos companheiros de equipe.
A fase de iniciação II, que marca os primeiros contatos da criança da primeira à quarta série do ensino fundamental, com idades entre 7 e 10 anos, é caracterizada como o período em que os jogos reduzidos, pré-desportivos, e as brincadeiras podem ser utilizados como facilitadores do ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos ou praticantes e podem ser realizados na escola.

O ensino dos esportes coletivos difere-se daquele adotado para os esportes individuais, conforme descreve Galatti et al. (2012).
Neste sentido, entende-se que a fase inicial de aprendizagem esportiva, o gesto técnico deve ser proposto em:
exercícios sincronizados.
situações de jogo.
jogos formais.
jogos pré-desportivos.
exercícios analíticos.

O método analítico sintético do basquetebol é centrado na técnica e fragmenta os elementos do jogo.
Nessa abordagem, o que é correto priorizar?
Os movimentos executados de forma completa.
Os movimentos de baixa complexidade.
Os novos contextos, baseados em situações do cotidiano.
A fixação dos gestos motores.

Mais conteúdos dessa disciplina