Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Após o início de tratamento antirretroviral (TARV) há 1 mês, um paciente com síndrome consumptiva, candidíase e diarreia crônica foi internado por outras manifestações. O grupo de residentes da clínica médica percebeu, durante os primeiros três dias de internação, febre vespertina, linfadenomegalias cervicais e axilares com fistulização e constipação intestinal com cólicas abdominais. Os exames demonstraram anemia e VHS e PCR elevados, bem como imagens reticulonodulares difusas e bilaterais em ambos os hemitóraces. As tomografias reforçaram os infiltrados reticulonodulares com linfadenomegalias mediastinais com centro necrótico, além de linfadenomegalias mesentéricas com espessamento de íleo distal. O paciente piorou clinicamente, apresentando-se prostrado e com hipoxemia no 4º dia de internação. A contagem de linfocitos CD4 no início do tratamento era de 45 células/mm³ e a PPD (prova tuberculínica anérgica) era 0 mm.
Diante do exposto, a conduta mais adequada é:
A. suspender a TARV até finalizar a investigação para infecções intestinais relacionadas ao HIV;
B. proceder à biópsia de linfonodo por provável diagnóstico de linfoma;
C. iniciar tratamento empírico para tuberculose e micobactérias atípicas e prescrever procinéticos e laxativos;
D. realizar biópsia de linfonodo e coleta de escarro para análise de baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria; suspender a TARV e avaliar início de corticoide;
E. manter a TARV e acrescentar corticoide até o final da investigação, devido a reação imune.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Analisando o caso apresentado, temos um paciente com várias manifestações clínicas e laboratoriais que sugerem uma infecção grave, possivelmente relacionada ao HIV, dado o histórico de baixa contagem de linfócitos CD4 e a PPD anérgica. Vamos avaliar as alternativas: A. Suspender a TARV até finalizar a investigação para infecções intestinais relacionadas ao HIV - Não é recomendado suspender a TARV, pois isso pode levar a uma piora do estado imunológico do paciente. B. Proceder à biópsia de linfonodo por provável diagnóstico de linfoma - Embora a biópsia possa ser necessária, não é a conduta inicial mais adequada considerando a possibilidade de tuberculose. C. Iniciar tratamento empírico para tuberculose e micobactérias atípicas e prescrever procinéticos e laxativos - Essa opção é válida, pois o paciente apresenta sinais que podem indicar tuberculose, mas não aborda a necessidade de investigação diagnóstica mais aprofundada. D. Realizar biópsia de linfonodo e coleta de escarro para análise de baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria; suspender a TARV e avaliar início de corticoide - Essa opção envolve uma investigação diagnóstica completa, mas suspender a TARV não é a melhor conduta. E. Manter a TARV e acrescentar corticoide até o final da investigação, devido a reação imune - Essa opção é interessante, pois mantém a TARV e considera a possibilidade de uma reação imune, mas não aborda a investigação diagnóstica necessária. Diante das opções, a mais adequada parece ser a C, que propõe iniciar tratamento empírico para tuberculose e micobactérias atípicas, considerando a gravidade da situação do paciente e a necessidade de tratamento imediato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina