Logo Passei Direto
Buscar

Lógica

Outros
Assinale a alternativa correta. De acordo com a lógica proposicional, a negação da frase: “O jogo terminou empatado e o time A foi campeão” é equivalente à frase:
a) O jogo não terminou empatado e o time A não foi campeão
b) O jogo terminou empatado ou o time A não foi campeão
c) O jogo não terminou empatado ou o time A foi campeão
d) O jogo não terminou empatado ou o time A não foi campeão
e) O jogo terminou empatado se, e somente se, o time A foi campeão
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para encontrar a negação da frase "O jogo terminou empatado e o time A foi campeão", precisamos aplicar a regra de De Morgan, que nos diz que a negação de uma conjunção (e) é equivalente à disjunção (ou) das negações. A frase original é uma conjunção: - P: "O jogo terminou empatado" - Q: "O time A foi campeão" A negação da frase "P e Q" é: - Não P ou Não Q (¬P ∨ ¬Q) Portanto, a negação seria: - "O jogo não terminou empatado ou o time A não foi campeão." Analisando as alternativas: a) O jogo não terminou empatado e o time A não foi campeão - (não é a negação correta) b) O jogo terminou empatado ou o time A não foi campeão - (não é a negação correta) c) O jogo não terminou empatado ou o time A foi campeão - (não é a negação correta) d) O jogo não terminou empatado ou o time A não foi campeão - (esta é a negação correta) e) O jogo terminou empatado se, e somente se, o time A foi campeão - (não é a negação correta) Portanto, a alternativa correta é: d) O jogo não terminou empatado ou o time A não foi campeão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta uma proposição verdadeira.
A) 3 x 2 = 6 ↔ 32 = 6
B) ~ (42 = 8 v 50 = 1)
C) 102 = 100 → 4o = 4
D) 4 ≠ 4 ∧ 5 ≠ 5
E) ~(5 + 5 = 10 ∧ 5 x 5 = 10)

Se p e q são proposições e ~p e ~q suas respectivas negações, então podemos dizer que (p ^ q )^ (~ q v p) é uma:
a) Tautologia.
b) Contingência.
c) Contradição.
d) Equivalência.
e) Implicação.

A sentença “Se Castro Alves foi um poeta baiano, então José de Alencar foi um escritor sergipano” equivale a:
[A] Se José de Alencar não foi um escritor sergipano, então Castro Alves foi um poeta baiano.
[B] Se Castro Alves não foi um poeta baiano, então José de Alencar não foi um escritor sergipano.
[C] Se Castro Alves foi um poeta baiano, então José de Alencar não foi um escritor sergipano.
[D] Se José de Alencar não foi um escritor sergipano, então Castro Alves não foi um poeta baiano.

A sentença “Não é verdade que a Universidade Federal do Sul da Bahia é uma autarquia e tem sede no município de Itabuna” equivale a:
[A] A Universidade Federal do Sul da Bahia não é uma autarquia e não tem sede no município de Itabuna.
[B] A Universidade Federal do Sul da Bahia não é uma autarquia e tem sede no município de Itabuna.
[C] A Universidade Federal do Sul da Bahia não é uma autarquia ou não tem sede no município de Itabuna.
[D] A Universidade Federal do Sul da Bahia não é uma autarquia ou tem sede no município de Itabuna.

No caso da proposição composta pela disjunção exclusiva das proposições simples P e Q (P V Q), temos que
(A) basta que P seja verdadeira para que P V Q também seja.
(B) basta que Q seja verdadeira para que P V Q também seja.
(C) P e Q devem ser verdadeiras (simultaneamente) para que P V Q também seja.
(D) uma das proposições deve ser verdadeira e a outra falsa para que P V Q seja verdadeira.
(E) P e Q devem ser falsas (simultaneamente) para que P V Q seja verdadeira.

Considere as seguintes proposições: P1: Se Irene é grapiúna, então Marcio é soteropolitano. P2: Se José não é baiano, então Xande não é nordestino. P3: Luiz é porto-segurense se, e somente se, Khaled é teixeirense. Pode-se afirmar que
[A] Xande ser nordestino é condição necessária para José ser baiano.
[B] Luiz ser porto-segurense não é condição necessária e suficiente para Khaled ser teixeirense.
[C] Irene ser grapiúna é condição suficiente para Marcio ser soteropolitano.
[D] José não ser baiano é condição necessária para Xande não ser nordestino.

Considere verdadeiras as proposições: Se José prefere assistir a séries de televisão, então Roberto assiste a filmes no cinema. Carlos não assiste ao futebol. Se Lucas assiste a novelas, então Carlos assiste ao futebol. Roberto assiste a filmes no cinema ou Lucas assiste a novelas.
A partir dessas proposições, pode-se afirmar corretamente que
a) Roberto não assiste a filmes no cinema ou José não prefere assistir a séries de televisão.
b) Lucas não assiste a novelas e Carlos assiste ao futebol.
c) José prefere assistir a séries de televisão e Carlos não assiste a futebol.
d) Lucas não assiste a novelas ou José prefere assistir a séries de televisão.
e) Lucas assiste a novelas e Roberto assiste a filmes no cinema.

Em uma empresa, houve um problema de encanamento. O problema foi resolvido se, e somente se, o técnico, o encanador e o porteiro foram ao trabalho. Se o porteiro foi ao trabalho, então, o técnico ou o encanador foi ao trabalho. Se o problema não foi resolvido, então, o técnico não foi ao trabalho. Se o porteiro não foi ao trabalho, então, o problema foi resolvido. Ora, o problema não foi resolvido, logo é possível saber que:
A) o porteiro e o técnico não foram ao trabalho.
B) o técnico e o encanador não foram ao trabalho.
C) apenas o porteiro não foi ao trabalho.
D) apenas o técnico não foi ao trabalho.
E) ninguém foi ao trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina