Logo Passei Direto
Buscar
Considera-se egresso, para os efeitos da Lei de Execução Penal:
a) o liberado, a contar da saída do estabelecimento, seja condenado ou provisório, pelo prazo de 1 (um) ano.
b) o liberado, a contar da saída do estabelecimento, seja condicional ou provisório, pelo prazo de 1 (um) ano.
c) o liberado condenado, a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, pelo prazo de 1 (um) ano.
d) o liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, durante o período de prova.
e) o liberado condicional, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento e o definitivo, durante o período de prova.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que a Lei de Execução Penal diz sobre o conceito de "egresso". De acordo com a legislação, considera-se egresso aquele que foi liberado de um estabelecimento penal, e essa definição se aplica a diferentes situações de liberação. Analisando as alternativas: a) O liberado, a contar da saída do estabelecimento, seja condenado ou provisório, pelo prazo de 1 (um) ano. - A expressão "provisório" não se aplica corretamente, pois se refere a prisão preventiva, que não é considerada para o conceito de egresso. b) O liberado, a contar da saída do estabelecimento, seja condicional ou provisório, pelo prazo de 1 (um) ano. - Novamente, "provisório" não se encaixa. c) O liberado condenado, a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, pelo prazo de 1 (um) ano. - Esta opção está correta, pois abrange os liberados condenados e os liberados condicionalmente. d) O liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, durante o período de prova. - A expressão "liberado definitivo" não é a mais adequada. e) O liberado condicional, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento e o definitivo, durante o período de prova. - Esta opção também não está correta, pois não abrange todos os tipos de liberação. Portanto, a alternativa correta é: c) o liberado condenado, a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, pelo prazo de 1 (um) ano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação aos enunciados a seguir, assinale o que representa entendimento já sumulado pelo STJ.
A) O excesso de prazo na instrução, independentemente de quem o produz, gera constrangimento ilegal a ensejar o relaxamento da prisão.
B) É admissível a fixação de pena substitutiva (art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto.
C) Para obtenção dos benefícios de saída temporária e trabalho externo, considera-se o tempo de cumprimento da pena no regime fechado, salvo se houver falta grave.
D) A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional.
E) É desnecessária a resposta preliminar de que trata o art. 514 do Código de Processo Penal.

Quanto à Lei de Execução Penal, assinale a alternativa correta.
(A) O reconhecimento de falta grave decorrente do cometimento de fato definido como crime doloso no cumprimento da pena não prescinde do trânsito em julgado de sentença penal condenatória no processo penal instaurado para apuração do fato.
(B) Para o reconhecimento da prática de falta disciplinar no âmbito da execução penal, é imprescindível a instauração de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, assegurado o direito de defesa, a ser realizado por advogado ou defensor público.
(C) A prática de falta grave não interrompe o prazo para fim de comutação de pena, apenas para indulto.
(D) Para obtenção dos benefícios de saída temporária e trabalho externo, não se considera o tempo de cumprimento da pena no regime fechado, somente o no semiaberto.

No que toca à execução penal: a) compete à autoridade administrativa a inclusão de preso em regime disciplinar diferenciado, no interesse da disciplina e da averiguação do fato, não excedendo ao prazo de um ano e comunicando o Juízo das Execuções em 48 horas. b) a decisão que indefere ou defere progressão de regime prisional é passível de recurso em sentido estrito. c) verificada a prática de falta grave pelo sentenciado, o juiz poderá revogar até 1/6 (um sexto) do tempo remido, recomeçando a contagem a partir da infração disciplinar. d) compete ao juízo da execução onde o preso encontra-se recolhido a decisão acerca da autorização de saída. e) o juiz poderá definir a fiscalização por meio de monitoração eletrônica quando determinar a saída temporária no regime semiaberto.

Assinale a alternativa correta sobre execução penal.
A) Compete ao juiz da execução diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento penal.
B) Não compete ao juiz da execução aplicar aos casos lei posterior que de qualquer modo favoreça o condenado por se tratar de situação ligada ao processo de conhecimento.
C) Compete ao juiz da execução compor e instalar o Conselho da Comunidade.
D) Compete ao Juízo das Execuções Penais do Estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração federal.
E) Não se aplica a lei de execução penal ao condenado pela Justiça Eleitoral quando recolhido a estabelecimento sujeito à jurisdição ordinária.

Quanto às disposições presentes na Lei de Execução Penal, assinale a alternativa correta.
A) A remição por estudo somente se admite se desenvolvida a atividade educacional de forma presencial.
B) O instituto da permissão de saída não se aplica ao preso provisório.
C) Praticada falta disciplinar pelo condenado, deverá ser instaurado o procedimento para sua apuração, conforme regulamento, assegurados o direito de defesa, a motivação da decisão, vedado o decreto de isolamento preventivo do faltoso pela autoridade administrativa.
D) Dentre os requisitos objetivos para autorização da saída temporária, exige-se o cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente.

Sobre o trabalho interno do preso, é correto afirmar que
A) os doentes ou deficientes físicos não podem exercer atividade laboral por expressa disposição legal.
B) a jornada normal de trabalho não será inferior a 6 (seis) nem superior a 8 (oito) horas, com descanso nos domingos e feriados.
C) não há na Lei de Execução Penal previsão sobre trabalho do preso provisório.

Sobre as normas legais a respeito do assunto, constata-se que
A) uma vez realizado o trabalho, não pode fato posterior suprimir o direito à remição.
B) o cometimento de falta grave pode acarretar a revogação de até 1/6 (um sexto) dos dias remidos.
C) o cometimento de falta média ou grave pode acarretar a revogação total dos dias remidos.
D) o cometimento de falta grave pode acarretar a revogação de até 1/2 (metade) dos dias remidos.
E) o cometimento de falta grave pode acarretar a revogação de até 1/3 (um terço) dos dias remidos.

Mais conteúdos dessa disciplina