Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa em que o verbo destacado está flexionado no modo subjuntivo.
A) “Procuremos somente a Beleza, que a vida/ É um punhado infantil de areia ressequida/ Um som de água ou de bronze e uma/ sombra que passa...” (Eugênio de Castro)
B) “Amor, então,/ também acaba?/ Não, que eu saiba./ O que sei/ é que se transforma/ numa matéria-prima/ que a vida se encarrega/ de transformar em rima.” (Paulo Leminski)
C) “Andam nascendo os perfumes/ na seda crespa dos cravos/ Brota o sono dos canteiros/ como cristal dos orvalhos.” (Cecília Meireles)
D) “E, então, incoercível, suave, ela insinuou em si mesma: não dê as rosas, elas são lindas.” (Clarice Lispector)
User badge image
Portuguesando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar o modo subjuntivo, precisamos analisar as formas verbais nas alternativas apresentadas. O modo subjuntivo é utilizado para expressar incerteza, desejo, dúvida ou situações hipotéticas. Vamos analisar as opções: A) “Procuremos somente a Beleza, que a vida/ É um punhado infantil de areia ressequida...” - O verbo "procuremos" está no modo subjuntivo (presente do subjuntivo). B) “Amor, então,/ também acaba?/ Não, que eu saiba./ O que sei/ é que se transforma...” - O verbo "transforma" está no indicativo, não no subjuntivo. C) “Andam nascendo os perfumes/ na seda crespa dos cravos...” - O verbo "andam" está no indicativo. D) “E, então, incoercível, suave, ela insinuou em si mesma: não dê as rosas, elas são lindas.” - O verbo "dê" está no modo subjuntivo (presente do subjuntivo). Analisando as opções, as alternativas A e D contêm verbos no modo subjuntivo. No entanto, a pergunta pede apenas uma alternativa. A primeira que aparece é a A. Portanto, a alternativa correta é: A) “Procuremos somente a Beleza, que a vida/ É um punhado infantil de areia ressequida...”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia: “Diante dos fatos marcantes da infância, eu não podia acreditar na inocência de meu pai.” As palavras podia e pai apresentam, respectivamente,
a) ditongo crescente e hiato.
b) hiato e ditongo crescente.
c) hiato e ditongo decrescente.
d) ditongo decrescente e ditongo crescente.

Assinale a opção em que o vocábulo difere dos demais pelo número de sílabas.
a) vadios
b) índios
c) matéria
d) europeus
e) Bahia

Mais conteúdos dessa disciplina