Logo Passei Direto
Buscar
A responsabilidade socioambiental empresarial ocorre com auxilio de instrumentos norteadores, que fornecem recomendações para ações focadas, que levam em conta aspectos estratégicos da empresa, como instrumentos, normas, códigos e regulamentos mundialmente conhecidos, que devem ser implementados desde o fundamento da organização, para que resultem em desempenho positivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. A elaboração de aspectos estratégicos deve ter como base instrumentos norteadores como os Direitos Humanos, a Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
II. Códigos e normas, como as convenções da OIT e os documentos da OCDE, fornecem recomendações para melhoria da postura socioambiental das organizações.
III. A OCDE possui diversas linhas e diretrizes básicas, mas todas alheias ao combate à corrupção, pois esta é uma questão de política interna.
IV. Fraudar laudos, lavagem de dinheiro e coação física são exemplos de aspectos operacionais empresariais.
a) I, II e IV.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I e IV.
e) I e II.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A elaboração de aspectos estratégicos deve ter como base instrumentos norteadores como os Direitos Humanos, a Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Verdadeiro, esses instrumentos são fundamentais para a responsabilidade socioambiental empresarial. II. Códigos e normas, como as convenções da OIT e os documentos da OCDE, fornecem recomendações para melhoria da postura socioambiental das organizações. Verdadeiro, essas convenções e documentos realmente oferecem diretrizes para as empresas melhorarem sua responsabilidade socioambiental. III. A OCDE possui diversas linhas e diretrizes básicas, mas todas alheias ao combate à corrupção, pois esta é uma questão de política interna. Falso, a OCDE também aborda questões relacionadas ao combate à corrupção em suas diretrizes, portanto essa afirmativa está incorreta. IV. Fraudar laudos, lavagem de dinheiro e coação física são exemplos de aspectos operacionais empresariais. Falso, essas práticas são ilegais e antiéticas, não representando aspectos operacionais aceitáveis dentro de uma gestão responsável. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: e) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após intensas discussões sobre moral, ética e Justiça, diversos paradigmas vêm sendo quebrados. Como resultado dessas discussões, muitas empresas estão adotando as ações de responsabilidade socioambiental, as quais se iniciam pela gestão da mudança, que equilibra competitividade, lucratividade e desenvolvimento sustentável.
Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental e o conteúdo estudado sobre isso e ações de gestão interna e externa, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características.
1) Investimento em capital humano
2) Investimento em saúde e segurança
3) Gestão dos recursos naturais
4) Escolha dos fornecedores
5) Promoção do capital social
( ) Considera o desempenho socioambiental da empresa.
( ) Patrocina eventos culturais e desportivos.
( ) Faz a prevenção dos riscos.
( ) Proíbe práticas discriminatórias.
( ) Busca fontes de energia limpa.
a- 3, 1, 5, 2, 4.
b- 3, 4, 1, 5, 2.
c- 4, 1, 2, 5, 3.
d- 4, 5, 2, 1, 3.
e- 5, 3, 1, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “A responsabilidade social de uma empresa ultrapassa a esfera da própria empresa e estende-se à comunidade local, envolvendo, para além dos trabalhadores e acionistas, um vasto espectro de outras partes interessadas: parceiros comerciais e fornecedores, clientes, autoridades públicas e ONGs que exercem a sua atividade junto das comunidades locais ou no domínio do ambiente.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Autoridades públicas, sindicatos e organizações não governamentais (ONG’s) verificam a conduta das empresas com relação ao cumprimento dos aspectos legais sociais e ambientais.
II. ( ) A construção de relações duradouras entre empresas e seus clientes resultam na obtenção de lucros mais elevados.
III. ( ) Incentivar as pequenas empresas ou startups inovadoras e sustentáveis são formas de exercer a ações de responsabilidade socioambiental.
IV. ( ) Por se tratar de uma instituição privada, o desempenho das empresas é alheio dos direitos humanos.
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) F, V, F, F.
d) V, F, V, F.
e) V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “A ISO trabalha em várias normativas ligadas às políticas públicas, emissões de carbono, saúde e segurança, e nanotecnologia; então, para complementar este escopo, em 2010 a ISO aprovou uma norma ambiciosa, que levou cinco anos de desenvolvimento, sobre a Responsabilidade Social das Organizações, denominada de ISO 26000.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as normas ISO adotam o ciclo PDCA como fonte de gestão estratégica, para melhoria contínua dos seus processos. No entanto, a ISSO 26000 é diferenciada.
II. A série ISO 26000 é uma norma não certificável, por fazer uso de termos como “pode” ou “convém que” em seu texto, que não passam a sensação de obrigatoriedade.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “O mundo vem encolhendo drasticamente nos últimos anos. Os países têm se tornado cada vez mais multiculturais, e bens e serviços desenvolvidos em um país são amplamente aceitos em outros.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma empresa sustentável exerce o desenvolvimento sustentável cumprindo as questões legais impostas pelo país.
II. A Constituição Federal definiu alguns princípios da atividade econômica, entre eles, o fato de que as empresas devem observar o princípio da defesa ao meio ambiente.
III. O uso irracional dos recursos limita as atividades empresariais, exceto se essas empresas reduzirem o desemprego na região.
IV. As empresas devem adotar em suas atividades a sustentabilidade econômica, social, ambiental, espacial, cultural, política e institucional.
A) II e IV.
B) III e IV.
C) I e II.
D) I e IV.
E) I, II e III.

A ISO 26000 foi elaborada por meio de um processo multipartite, que envolveu especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais ou com ampla atuação regional envolvidas em diferentes aspectos da responsabilidade social.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A norma ISO 26000 tem linguagem técnica, com definição de termos e conceitos para profissionais com expertise na área de gestão ambiental.
II. ( ) A norma ISO 26000 aborda sete temas centrais, entre eles: a governança organizacional, os direitos humanos e as práticas de operação.
III. ( ) Um dos temas centrais da norma ISO 26000 é o meio ambiente, neste tema, são discutidos princípios específicos e questões centrais.
IV. ( ) Responsabilidade ambiental e gestão de risco são dois dos dezessete princípios discutidos pela ISO 26000.
a) V, V, V, F.
b) F, V, F, F.
c) V, V, V, F.
d) V, F, V, V.
e) F, V, V, F.

As ações de responsabilidade socioambientais para o desenvolvimento sustentável devem ser exercidas continuamente e serem duradouras. Para garantir que o compromisso empresarial seja efetivo para as gerações atuais e futuras, criaram-se os índices e indicadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, pode-se afirmar que os indicadores:
A) fazem análise comparativa do desempenho das ações de sustentabilidade das empresas.
B) são de difícil compreensão, pois são formulados a partir de dados e critérios comparáveis.
C) são feitos da junção de um conjunto de índices, sendo instrumentos de tomada de decisão e previsão dos gestores.
D) são parâmetros ou valores tomados em grupos ou isoladamente de estratégias de gestão previamente definidas.
E) são formulados de maneira atemporal, o que impede que sejam feitas comparações que mostrem as mudanças ocorridas.

Considerando que as leis ambientais e sociais de um país podem refletir seu nível de desenvolvimento, as empresas devem trabalhar conciliando uma postura ética, economia, sociedade e meio ambiente, independente do local em que exerçam suas atividades.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, pode-se afirmar que as empresas, nesse contexto, devem:
a) evitar relações entre países e com instituições públicas, para garantir a proteção e confidencialidade de seus processos.
b) considerar todas as partes interessadas, para que se trabalhe em equilíbrio com os três pilares da sustentabilidade.
c) se lembrar que as leis advêm de agentes privados e que não podem evitar as crises econômicas, sociais e ambientais.
d) firmar parcerias com instituições públicas de função social, para se responsabilizar por questões alheias ao meio ambiente e à sociedade.
e) se mudar do país, arbitrariamente, quando este vir a promulgar leis sociais e ambientais mais rígidas.

Mais conteúdos dessa disciplina