Logo Passei Direto
Buscar
Um professor fez uma pesquisa de idades em uma turma do ensino médio, composta por 15 alunos, e obteve os seguintes resultados: 16, 17, 15, 15, 18, 15, 16, 16, 14, 16, 17, 18, 16, 15, 16.
Qual é a amplitude das idades dos alunos dessa sala de aula?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para calcular a amplitude das idades, precisamos encontrar a diferença entre a maior e a menor idade dos alunos. Primeiro, vamos identificar as idades fornecidas: 16, 17, 15, 15, 18, 15, 16, 16, 14, 16, 17, 18, 16, 15, 16. Agora, vamos determinar a maior e a menor idade: - A maior idade é 18. - A menor idade é 14. Agora, calculamos a amplitude: Amplitude = Maior idade - Menor idade = 18 - 14 = 4. Portanto, a amplitude das idades dos alunos dessa sala de aula é: d) 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é:
a) 33, 33, 33, 33, 33
b) 33, 32, 34, 32, 34
c) 31, 32, 33, 34, 35
d) 30, 35, 35, 33, 32
e) 10, 20, 30, 40, 65

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos. Sobre as variáveis “Gênero”, “Pressão arterial”, “Escolaridade”, “Número de filhos”, assinale a alternativa que apresenta a respectiva correspondência.
a) Nominal; Contínua, Ordinal, Discreta.
b) Nominal; Discreta; Nominal; Discreta
c) Todas as variáveis são do tipo categórica
d) Existem duas variáveis ordinais
e) Existem três variáveis discretas.

Em um estudo epidemiológico sobre o uso de drogas, 97 adolescentes foram entrevistados sobre o número de vezes que utilizaram droga injetável. Os resultados foram:
a) Qual o valor da moda desta informação? O que ela nos informa?

Assinale a alternativa que expressa a correta diferença entre os conceitos de “amostragem” e “amostra”.
a) Amostra envolve o sorteio de sujeitos para uma investigação, ao passo que amostragem reflete o quanto um conjunto de indivíduos representa uma população.
b) Amostra e amostragem são termos que se referem à mesma ideia (total de participantes do estudo), podendo ser utilizados de modo intercambiável.
c) A amostragem é a triagem de indivíduos para um estudo de modo probabilístico e, por sua vez, amostra é a população de onde os indivíduos foram selecionados.
d) Se, por um lado, amostragem implica incluir indivíduos num estudo de modo não probabilístico, por outro, amostra é sempre retirada aleatoriamente da população.
e) Enquanto a amostragem corresponde à seleção de indivíduos para participar de um estudo, a amostra se refere aos participantes de uma pesquisa.

Em uma população estável, a prevalência e a incidência anual (por 100.000) da doença de Parkinson são, respectivamente, 157 e 20. Calcule a duração média (em anos) da doença de Parkinson nesta população.

Se o risco relativo de uma associação entre um fator e uma doença em estudo é menor que 1,0:
A) a randomização seria a estratégia ideal.
B) o fator em estudo protege o indivíduo da doença.
C) não há associação entre o fator e a doença em estudo.
D) o fator em estudo aumenta o risco do indivíduo desenvolver a doença.

Vários estudos epidemiológicos têm mostrado que, aproximadamente, 85% dos casos de câncer de pulmão são devidos ao hábito de fumar. Essa medida é um exemplo de:
A) risco relativo.
B) risco atribuível.
C) coeficiente de incidência.
D) razão de proporção de mortalidade.

Um estudo indica haver uma associação estatisticamente significativa entre IMC>40 e diagnóstico de diabetes (OR: 7,4; IC95 6,4-8,5) comparado com não diabéticos.
Quais dos seguintes estudos é mais passível ter gerado este resultado?
a) Um estudo que consiste em 1.000 indivíduos não-diabéticos; 500 pacientes com IMC> 40 e 500 pacientes com IMC normal, seguido por diagnóstico de diabetes ao longo do seu tempo de vida.
b) Um estudo que consiste em 500 pacientes com diabetes e 500 pacientes sem diabetes comparando o IMC dos indivíduos em ambos os grupos.
c) Um estudo que consiste em 1.000 ratos geneticamente semelhantes: 500 randomizados para dieta para manter o peso normal e 500 randomizados para alta ingestão calórica com o resultado das taxas de diabetes em ambos os grupos após 1 ano.
d) Um estudo de 1000 pacientes com IMC> 40 com diabetes; 500 randomizados para dieta e exercício em regime de internamento com objetivo de atingir IMC <25, e 500 randomizados para nenhum tratamento. O desfecho é a glicemia sem medicação após 1 ano.
e) Um estudo de 1000 pacientes comparando as taxas de diagnósticos de diabetes e IMC de pacientes diabéticos e não-diabéticos.

Um estudo de coorte indicou que haver diferença entre as incidências de uma doença entre expostos comparativamente aos não expostos. Essa diferença absoluta foi igual a 30 casos em 1000 pessoas, sendo o maior risco entre expostos. Sabendo que a incidência entre expostos é igual 10 casos em 1000 pessoas, obtenha o risco relativo entre expostos comparativamente a não expostos.

Mais conteúdos dessa disciplina