Logo Passei Direto
Buscar

Artes Visuais

UNIFACVESTEAD
Considerando a técnica artística, assinale a alternativa que apresenta a definição adequada para pintura. a) Expressão por meio da cor, sem a necessidade de um suporte, iniciada no período rupestre. b) Manifestação artistica pictórica que consiste no uso de um suporte sem utilização de cor. c) Expressão artística, praticada desde o período rupestre, que consiste em cobrir um suporte utilizando cores. d) Manifestação artística que representa formas exclusivamente figurativas, utilizando basicamente cores sobre um suporte. e) Expressão artística, utilizada desde o período medieval, que se desenvolve em um suporte por meio da cor.
User badge image
Julia Verediana

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a definição adequada para pintura, vamos analisar cada alternativa: a) Expressão por meio da cor, sem a necessidade de um suporte, iniciada no período rupestre. - Esta definição é incorreta, pois a pintura sempre requer um suporte. b) Manifestação artística pictórica que consiste no uso de um suporte sem utilização de cor. - Esta definição é errada, pois a pintura envolve o uso de cor. c) Expressão artística, praticada desde o período rupestre, que consiste em cobrir um suporte utilizando cores. - Esta definição é correta, pois a pintura realmente envolve a aplicação de cores em um suporte e remete ao período rupestre. d) Manifestação artística que representa formas exclusivamente figurativas, utilizando basicamente cores sobre um suporte. - Embora a pintura possa ser figurativa, ela não se limita a isso, pois também pode ser abstrata. e) Expressão artística, utilizada desde o período medieval, que se desenvolve em um suporte por meio da cor. - Esta definição é imprecisa, pois a pintura existe desde o período rupestre, não apenas no medieval. Portanto, a alternativa correta é: c) Expressão artística, praticada desde o período rupestre, que consiste em cobrir um suporte utilizando cores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual elemento visual surge a partir da repetição e variação de outros elementos, produzindo a cadência dessa relação em uma composição? A ) Esfumato. B ) Tinta. C ) Suporte. D ) Cor. E ) Ritmo.

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir. Leonardo da Vinci baseou-se nos estudos de Leon B. Alberti para elaborar sua teoria das cores. Foi a partir da teoria de Da Vinci que surgiu o termo chiaroscuro, que designa:
a ) A técnica de pintura de combinar as cores complementares.
b ) As cores claras e escuras do círculo cromático.
c ) A técnica de pintura utilizada para representar luz e sombra.
d ) A combinação das cores claras e escuras do círculo cromático.
e ) A técnica de pintura de combinar as cores quentes e frias.

Algumas tribos indígenas brasileiras produzem uma tinta preta à base de água a partir da entrecasca do ingazeiro ralada. Essa tinta se destina à pintura de um artesanato tribal bem específico. Qual é esse artesanato? Assinale a alternativa correta.
a ) Cerâmica.
b ) Papel artesanal.
c ) Linho.
d ) Tela.
e ) Madeira encolada.

Os fungicidas e conservantes são responsáveis por prevenir a ação de fungos e bactérias que possam surgir nas tintas. Assinale a alternativa que apresenta elementos que podem ser utilizados como fungicidas e conservantes na fabricação artesanal de tintas.
a ) Cera de abelha, cola de amido e óleo de papoula.
b ) Água potável, querosene e tíner.
c ) Óleo de cravo, própolis e vinagre de vinho branco.
d ) Parafina, caseína e cola de coelho.
e ) Água potável, querosene e benzina.

Assinale a alternativa correspondente ao tipo de tinta que substituiu a utilização da têmpera, que estava em uso desde o século XIII.
a ) Tinta a óleo.
b ) Têmpera vinílica.
c ) Tinta acrílica.
d ) Têmpera a ovo.
e ) Tinta guache.

Mais conteúdos dessa disciplina