Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação.
Considere uma amostra de 53I133, produzido no acidente nuclear, com massa igual a 2 g e meia-vida de 20 h. Após 100 horas, a massa dessa amostra, em miligramas, será cerca de:
(A) 62,5
(B) 125
(C) 250
(D) 500
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para resolver essa questão, precisamos calcular a quantidade de isótopo 53I133 que resta após 100 horas, sabendo que sua meia-vida é de 20 horas. 1. Determinar o número de meias-vidas em 100 horas: \[ \text{Número de meias-vidas} = \frac{100 \text{ horas}}{20 \text{ horas/meia-vida}} = 5 \text{ meias-vidas} \] 2. Calcular a massa restante após 5 meias-vidas: A fórmula para calcular a massa restante após um certo número de meias-vidas é: \[ \text{Massa restante} = \text{Massa inicial} \times \left(\frac{1}{2}\right)^{n} \] onde \( n \) é o número de meias-vidas. A massa inicial é 2 g, que é igual a 2000 mg (já que 1 g = 1000 mg). Agora, substituindo os valores: \[ \text{Massa restante} = 2000 \text{ mg} \times \left(\frac{1}{2}\right)^{5} \] \[ \text{Massa restante} = 2000 \text{ mg} \times \frac{1}{32} = 62,5 \text{ mg} \] Portanto, após 100 horas, a massa da amostra será cerca de 62,5 mg. A alternativa correta é: (A) 62,5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A figura abaixo foi proposta por um ilustrador para representar um átomo de lítio (Li) no estado fundamental, segundo o modelo de Rutherford-Bohr.
Constatamos que a figura está incorreta em relação ao número de:
a) nêutrons no núcleo
b) partículas no núcleo
c) elétrons por camada
d) partículas na eletrosfera

Compostos contendo cobalto e cromo são empregados na confecção de materiais para uso ortopédico, devido a sua grande resistência mecânica e química. Tais propriedades estão relacionadas à estrutura dos átomos desses metais.
Os átomos de cromo e cobalto apresentam igualdade em relação a seus respectivos números de:
(A) prótons
(B) elétrons
(C) orbitais preenchidos
(D) camadas eletrônicas

Metais são elementos químicos com baixos valores de energia de ionização e com tendência à perda de elétrons nas ligações interatômicas.
Ao se analisar os metais do terceiro período da tabela de classificação periódica, aquele que apresenta maior energia de ionização é:
(A) sódio
(B) silício
(C) argônio
(D) alumínio

Um átomo do elemento químico x, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades químicas semelhantes ao elemento x.
Na Tabela de Classificação Periódica, o elemento y estará localizado no seguinte grupo:
a) 7
b) 9
c) 15
d) 16

O reator atômico instalado no município de Angra dos Reis é do tipo PWR - Reator de Água Pressurizada. O seu princípio básico consiste em obter energia através do fenômeno 'fissão nuclear', em que ocorre a ruptura de núcleos pesados em outros mais leves, liberando grande quantidade de energia.
Os números atômicos e de massa do elemento T estão respectivamente indicados na seguinte alternativa:
a) 27 e 91
b) 37 e 90
c) 39 e 92
d) 43 e 93

A sequência simplificada abaixo mostra as etapas do decaimento radioativo do isótopo urânio-238:
No total, para o 238U decair para 206Pb, as quantidades de partículas alfas e betas emitidas são:
a) 8 partículas alfa e 4 partículas beta
b) 8 partículas alfa e 6 partículas beta
c) 4 partículas alfa e 4 partículas beta
d) 4 partículas alfa e 6 partículas beta

No tratamento de tumores cancerígenos, recomenda-se a radioterapia, que consiste em tratar a área atingida pelo câncer com a radiação emitida pelo cobalto-60. Esse isótopo tem sua meia-vida igual a 5,25 anos e se desintegra espontaneamente, emitindo partículas beta e produzindo níquel-60 estável.
Uma amostra radioativa de massa 200 g, constituída por 95% de cobalto-59 e 5% de cobalto-60, foi colocada em um aparelho radioterápico. Sabendo que o cobalto-59 é estável, determine a relação entre a massa de níquel-60 produzida e a massa de cobalto-60 restante, após 21 anos.

Considere as informações sobre os átomos A, B e C:
Os números atômicos de A, B e C são respectivamente?
I – A e B são isótopos
II – A e C são isótonos
III – B e C são isóbaros
IV – O número de massa de A é 55
V – A soma dos números de prótons de A, B e C é 79
VI – A soma dos números de nêutrons de A, B e C é 88
a) 24, 24 e 26
b) 24, 25 e 26
c) 25, 26 e 27
d) 26, 26 e 26
e) 26, 26 e 27

Mais conteúdos dessa disciplina