Logo Passei Direto
Buscar
A estimulação precoce se destina, principalmente, às crianças de 0 a 3 anos de idade.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde com esta afirmação.
a) A estimulação precoce utiliza de experiências significativas nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo, acontecendo em qualquer fase do desenvolvimento humano. (correta)
b) Os três primeiros anos de vida são os mais relevantes para o desenvolvimento do bebê. Pois, é até esta idade que o cérebro se forma em 60%. É a fase na qual a criança poderá adquirir qualquer habilidade com muito mais facilidade, ocorrendo a maior maturação do sistema nervoso central.
c) É durante o período da primeira infância que se dá as mudanças de crescimento mais incríveis e que o ser humano é inteiramente sensível aos efeitos do meio que vive. É a fase estipulada como mais propensa e de maiores resultados para a estimulação, se deu, também, pela descoberta da “migração neuronal. Evidenciou-se que até os dezoito primeiros meses, cria-se novas conexões neuronais, que podem vir a substituírem os neurônios prejudicados ou lesados.
d) As intervenções realizadas durante a etapa sensório-motora (do nascimento até 2 anos) são determinantes para o desenvolvimento posterior, pois capacitam a criança à aprendizagem futura.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas NÃO corresponde à afirmação sobre a estimulação precoce destinada a crianças de 0 a 3 anos. a) A estimulação precoce utiliza de experiências significativas nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo, acontecendo em qualquer fase do desenvolvimento humano. - Esta alternativa fala sobre a estimulação precoce, mas menciona que pode acontecer em qualquer fase do desenvolvimento humano, o que não está restrito apenas às crianças de 0 a 3 anos. Portanto, essa alternativa é a correta. b) Os três primeiros anos de vida são os mais relevantes para o desenvolvimento do bebê. Pois, é até esta idade que o cérebro se forma em 60%. É a fase na qual a criança poderá adquirir qualquer habilidade com muito mais facilidade, ocorrendo a maior maturação do sistema nervoso central. - Esta alternativa está alinhada com a afirmação sobre a importância da estimulação precoce. c) É durante o período da primeira infância que se dá as mudanças de crescimento mais incríveis e que o ser humano é inteiramente sensível aos efeitos do meio que vive. É a fase estipulada como mais propensa e de maiores resultados para a estimulação, se deu, também, pela descoberta da “migração neuronal". - Esta alternativa também está de acordo com a afirmação. d) As intervenções realizadas durante a etapa sensório-motora (do nascimento até 2 anos) são determinantes para o desenvolvimento posterior, pois capacitam a criança à aprendizagem futura. - Esta alternativa também está em consonância com a afirmação. Dessa forma, a alternativa que NÃO corresponde com a afirmação sobre a estimulação precoce é a) A estimulação precoce utiliza de experiências significativas nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo, acontecendo em qualquer fase do desenvolvimento humano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aliado a importância da afetividade, Wallon coloca que o ambiente tem função determinante no processo de desenvolvimento, assim como a capacidade biológica, contudo, é o meio que vai contribuir para que os recursos orgânicos se pontencializem e se desenvolvam.
Dê um exemplo de como o meio pode potencializar o aprendizado.

Para Wallon (1975), a emoção é a exteriorização da afetividade. E sua importancia é vista como primordial no desenvolvimento do bebê.
Assinale a alternativa que justifique esta afirmação:
I) Pois trata-se de um evento fisiológico com reações motoras e hormonais.
II) Por apresentar um carater de comportamento social com a manutenção da adaptação do ser humano ao seu convívio.
III) por ser um instrumento para o bebê se relacionar com o mundo externo antes mesmo da linguagem.
IV) Devido a a razão estar como destino final do homem.
a) Apenas IV está incorreta
b) Todas as alternativas estão corretas [CORRETA]
c) III e IV
d) I, II, III

Na perspectiva da concepção Vygotskyana a participação ativa e mediada dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este entendimento está baseado no conceito da Zona de desenvolvimento proximal.
Assinale a alternativa que não se relacione com conceito de Zona de desenvolvimento proximal.
a) trata-se da distância entre: nível de desenvolvimento atual, que é a capacidade de solução de problemas, sem ajuda e o nível de desenvolvimento potencial que é a solução de problemas sob a orientação ou em colaboração com as crianças mais experientes.
b) É por meio do conceito de zona de desenvolvimento potencial ou proximal é possível que a criança possa compreender funções de desenvolvimento que estão a caminho de se completar.
c) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação inativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu. [CORRETA]
d) Zona de conhecimento a ser conquistada, por meio da mediação do outro, seja este o professor ou os próprios colegas

Já sabemos que a afetividade influencia o desenvolvimento integral da criança, assim como o cognitivo.
Assinale a alternativa que corresponde à influência da afetividade no contexto educacional.
a) A investigação de concepções de afetividade, emoções e sentimentos, pode indicar possíveis direções para um ensino aprendizado mais produtivo e mais satisfatório, atendendo as necessidades, somente, do professor.
b) Durante toda a escolarização da criança pressupõe-se que haverá várias interações, nas quais a afetividade não estará presente como aspecto facilitador para o aprendizado.
c) A afetividade é importante porque contribui na criação de um clima de compreensão, confiança, respeito mútuo e motivação, contudo não estimula o processo de ensino e aprendizagem.
d) Os resultados positivos de uma relação educativa movida pela afetividade opõem-se àqueles apresentados em situações em que existe carência desse componente. Assim, num ambiente afetivo, seguro, os alunos mostram-se calmos e tranquilos, constroem uma auto-imagem positiva, participam efetivamente das atividades propostas e contribuem para o atendimento dos objetivos educativos. [CORRETA]

De acordo com Ainswort,1989 e Bee,1997 a expressão apego, está relacionada ao desejo de estar próximo de alguém.
Assinale a alternativa incorreta
a) Baseia-se a um vínculo afetivo desenvolvido pelo indivíduo em relação a importância dada a um outro alguém.
b) que pode ser substituído a qualquer tempo. [CORRETA]
c) A pessoa necessita da presença do outro e acrescenta-se a isso um sentimento de segurança.
d) Constrói hipóteses que lhes pareçam razoáveis, por meio da construção do conhecimento que parte da interação com o meio; onde fatores internos e externos se inter-relacionam.

Tanto na antiguidade quanto na idade média, os portadores de deficiências eram vistos de formas distintas, ora eram sacrificados, como um mal a ser evitado, perseguidos e evitados como possuídos pelos demônios, ora privilegiados, como detentores de poderes, protegidos e isolados como insanos e indefesos ou ainda lamentados, como reparadores de pecados cometidos contra Deus.
Assinale a alternativa correta.
I) Na Grécia antiga, a perfeição do corpo era algo extremamente cultuado. Os portadores de deficiência eram sacrificados ou escondidos.
II) Em Roma, os portadores de deficiência eram levados a participar de purificações, para livrá-los dos seus maus desígnios.
III) Na idade média, somente os portadores de deficiência eram considerados loucos, criminosos ou, ainda, possuídos por demônios. Eram, portanto, excluídos e afastados do convívio social ou até mesmo sacrificados em alguns momentos.
IV) O Renascimento foi uma época de perspectivas humanistas para o portador de deficiências, pois era visto de maneira mais natural. E portanto, mais aceitável.
V) Os preconceitos e desvalorização pelas incapacidades durou até o advento da ciência no século XVIII e permaneceu até o século XX.
a) II e IV
b) Todas as alternativas
c) III e IV
d) I, II, III e V estão corretas [CORRETA]

Sobre os comportamentos de apego é FALSO afirmar que:
a) O comportamento de apego é resultado de uma necessidade inata de aquisições, possuindo também uma dupla função: uma função de proteção (segurança trazida pelo adulto capaz de defender o bebê vulnerável contra toda agressão) e uma função de socialização: o apego desloca-se, no curso dos ciclos da vida da mãe aos próximos, depois aos estranhos, e enfim a grupos cada vez maiores e torna-se um fato tão importante na estruturação da personalidade da criança.
b) São atitudes inatas ou comportamentos expressados pelo bebê como: sorrir, aconchegar-se, estabelecer contato visual e chorar. Tais comportamentos proporcionam o aparecimento de laços afetivos, os quais se estabelecem primeiramente na infância, na relação com os pais, e logo depois com o amadurecimento e vida adulta com outros adultos e demais parceiros.
c) O comportamento de apego será eliciado quando o bebê estiver assustado, cansado, com fome ou sob estresse, levando-o a emitir sinais que podem desencadear a aproximação e a motivação do cuidador. Desta forma o comportamento de apego gera um sentimento de insegurança e desconforto, pois quando a criança está apegada não se sente segurança na presença do outro. [CORRETA]
d) A ativação do comportamento de apego pode se dar por influência de dois fatores, um ligado aos aspectos físicos e temperamentais do bebê e outro influenciado pelas condições ambientais. Ambos são interligados e apresentam uma direta influência na estimulação do apego e nas respostas afetivas, assim como no desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que envolve uma representação mental das figuras de apego, de si mesmo e do ambiente, sendo estas advindas na experiência.

Assinale a alternativa correta em relação aos programas de estimulação unissensorial e ou multissensorial:
I) A abordagem Unissensorial foca a vivência em um dos sentidos por vez.
II) Já o enfoque multissensorial, pretende trabalhar os vários sentidos de uma só vez.
III) No enfoque multissensorial é estimulado o paladar, olfato, tato, visão, audição, todos juntos.
IV) No enfoque unissensorial deve se possibilitar uma experiência com música, mas que também trabalho visão e ou tato, como a caixinha de música. Ou ainda uma oficina de culinária, na qual a criança pode experimentar sabores, sentir os mais diversos aromas.
a) I, II, III [CORRETA]
b) I , IV
c) II, IV
d) II, III E IV

Assinale a alternativa correta para os fundamentos para um programa de estimulação precoce ser bem sucedido:
I) orientação para o desenvolvimento integral;
II) criação de um clima de afeto;
III) ênfase no descobrimento e exploração do jogo e na arte;
IV) utilização de experiências significativas;
V) trabalho nas áreas de desenvolvimento e campos de aprendizagem; utilização de ambientes variados
a) apenas II e III
b) apenas I, II e III
c) I, II, III, IV e V [CORRETA]
d) Apenas III, IV e V

É importante o reconhecimento dos vínculos afetivos sólidos e uma personalidade segura, já que o objetivo principal da estimulação precoce é desenvolver a inteligência.
I) A estimulação precoce utiliza de experiências significativas, nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo.
II) Quanto mais cedo e mais intensamente a criança usufruir a mediação intencional dos seus processos de aprendizagem, tanto mais tranquilamente se dará o seu desenvolvimento cognitivo.
III) Para o bebê, tudo é estimulo: sons, odores, cores, luminosidade, entre outros. Por outro lado, bebês que sofrem carência de estímulos corporais e ambientais dequados podem apresentar dificuldades no decorrer de outros estágios do desenvolvimento.
IV) A detecção precoce de retardo no desenvolvimento ou situação de risco, torna-se tão importante quanto o atendimento propriamente dito em estimulação, já que quando mais cedo, melhores serão os resultados.
a) I e II
b) I, II e III
c) IV
d) I, II, III, IV [CORRETA]

Mais conteúdos dessa disciplina