Logo Passei Direto
Buscar
Facci (2004), fundamentado na teoria de Vygotsky, defende a importância da participação do professor no processo ensino e aprendizagem, uma vez que ele é o mediador entre o estudante e o conhecimento. Portanto, cabe ao professor criar estratégias de aprendizagem e intervir na zona de desenvolvimento proximal dos estudantes e conduzir sua prática pedagógica que desperte a potencialidade de cada um dos estudantes.
Acerca da perspectiva teórica de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I - As estratégias ainda não se apresentaram como importantes para impulsionar o desenvolvimento das competências cognitivas, dado que são vistas apenas como algo abstrato na formação de conhecimento empírico e desenvolvimento do pensamento teórico, como também os meios pelos quais os estudantes podem melhorar e potencializar sua aprendizagem.
II - É pela interação social que a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. Sendo assim, as atividades externas e sociais são gradualmente internalizadas pelas crianças conforme ela passa a regular sua própria atividade intelectual.
III - O nível que a criança consegue se familiarizar com as exigências da tarefa e resolver o problema sozinha, de forma autônoma, ficou conhecido como nível de desenvolvimento real.
IV - A mediação do professor implica, necessariamente, ensinar, uma vez que a zona de desenvolvimento proximal pode contribuir para orquestrar e estruturar atividades pedagógicas do estudante sob a orientação de alguém que seja mais experiente (adulto ou criança mais experiente).
A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - As estratégias ainda não se apresentaram como importantes para impulsionar o desenvolvimento das competências cognitivas, dado que são vistas apenas como algo abstrato na formação de conhecimento empírico e desenvolvimento do pensamento teórico, como também os meios pelos quais os estudantes podem melhorar e potencializar sua aprendizagem. Falso, essa afirmativa contradiz a perspectiva de Vygotsky, que valoriza as estratégias como fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. II - É pela interação social que a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. Sendo assim, as atividades externas e sociais são gradualmente internalizadas pelas crianças conforme ela passa a regular sua própria atividade intelectual. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete a ideia de Vygotsky sobre a importância da interação social no aprendizado. III - O nível que a criança consegue se familiarizar com as exigências da tarefa e resolver o problema sozinha, de forma autônoma, ficou conhecido como nível de desenvolvimento real. Falso, o nível de desenvolvimento real refere-se ao que a criança pode fazer sozinha, enquanto o nível de desenvolvimento potencial é o que ela pode alcançar com a ajuda de um mediador. IV - A mediação do professor implica, necessariamente, ensinar, uma vez que a zona de desenvolvimento proximal pode contribuir para orquestrar e estruturar atividades pedagógicas do estudante sob a orientação de alguém que seja mais experiente (adulto ou criança mais experiente). Verdadeiro, essa afirmativa está correta e está alinhada com a teoria de Vygotsky. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A psicopatologia é o estudo das doenças mentais, mais especificamente, um campo de estudo acerca do sofrimento psíquico. Essa construção de conhecimento tem como propósito contribuir, com informações e dados sistematizados, para os sujeitos, durante seu desenvolvimento, terem acesso a esclarecimentos e desmistificação sem um julgamento moral do objeto em apreciação. Isso porque o propósito é poder observar, reconhecer e ter um melhor entendimento das doenças mentais que afetam as pessoas.
Em relação à discussão sobre a psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:
I - Nos últimos 40 anos, a psicopatologia passou por profundas mudanças no Brasil. Essa área está cada vez mais presente no cotidiano e se relaciona com as teorias, conceitos e práticas psiquiátricas e seus usos por distintos públicos.
II - A psicopatologia não é científica e sim uma atividade permanente que se constitui, nos últimos 200 anos (desde que se criou a ideia de doença mental), como exercício cultural constante de demarcação do que é a normalidade, do que é a diferença (mas ainda não patologia) e do que é a diferença que se considera patológica e que exige intervenção.
III - Na atualidade, ainda não temos critérios de definição dos fenômenos que distinguem o normal do patológico, pois isso varia muito e tornou inviável qualquer tentativa, sobretudo em função das opções filosóficas dos profissionais.
IV - Como todo conhecimento, a psicopatologia requer um pensamento sustentado em conceitos, de modo sistemático, e sua origem se dá em razão de uma tradição médica (observação de doentes mentais, sobretudo ao longo do século XIX e XX) e humanista (Filosofia, Literatura, Artes e Psicanálise).
A - As afirmativas I, II e III estão corretas.
B - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D - As afirmativas I e II estão corretas.

A neurociência é muito importante para a educação, considerando as questões levantadas pelos educadores no sentido de propor um trabalho pedagógico que contribua para a aprendizagem dos estudantes. Na concepção de Luria (1903-1978), o cérebro é um sistema biológico que está em constante interação com o meio, ou seja, as funções mentais superiores são desenvolvidas durante a evolução da espécie, da história social, e do desenvolvimento de cada indivíduo.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I - Luria (1978) defende que o cérebro humano é dinâmico e tem a capacidade de mudar suas respostas diante dos desafios da sociedade moderna. Essa visão permite mudanças nas ações dos educadores, compreendendo que nada é determinante, podendo-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas.
II - Considerando a plasticidade do cérebro humano, parece ser necessário que os professores mudem as ações pedagógicas, uma vez que nada é determinante e pode-se obter resultados cada vez melhores a partir de novas práticas pedagógicas.
III - A intervenção pedagógica se faz necessária para o desenvolvimento do sujeito, já que conduzir uma sala de aula requer competências básicas que não podem ser desconsideradas, por exemplo: saber, saber fazer, e, sobretudo, saber ser.
IV - As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento da criança são herdadas geneticamente. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança não influenciarão em nenhum momento sua forma de pensar.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Há um consenso no meio médico de que nem todos as pessoas que possuem transtornos têm de fato alguma doença mental. Cada vez mais são oferecidos diagnósticos para crianças na mais tenra idade com transtornos mentais. É importante ressaltar que os diagnósticos psiquiátricos precisam assumir toda uma responsabilidade porque influenciam fortemente o destino das crianças e podem gerar consequências na maneira como a criança passa a se ver.
Sobre transtornos mentais, analise as afirmativas a seguir:
I - Transtornos Alimentares - É a reação de ansiedade apresentada por uma pessoa que passou por uma situação muito forte e intensa, como um assalto ou ameaça de morte. A pessoa constantemente revive o ocorrido em recordações e em sonhos. Tais fatos repercutem em grande sofrimento psicológico.
II - Esquizofrenia - É um transtorno psicótico resultante de desajustes nos sistemas neurotransmissores do cérebro com impacto na linguagem, no pensamento, na percepção, na afetividade, dentre outros. As ocorrências se dão, principalmente, na adolescência. São comuns sintomas como alucinações, delírios e ausência de um pensamento organizado.
III - Depressão - É um estado de humor deprimido que se mantém por tempo superior a duas semanas, apresentando tristeza, perda de interesse em atividades, e, em alguns casos, ocorre irritabilidade, insônia ou muito sono, dificuldade de concentração, dentre outros.
IV - Ansiedade - As formas mais comuns são a síndrome do pânico, fobias e ansiedade generalizada. Sintomas comuns são palpitação, suor frio, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamentos ou calafrios. Esse grupo apresenta maiores riscos de desenvolver depressão ou vícios associados ao álcool e medicamentos.
A - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas I, II e III estão corretas.
C - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D - As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados ao desenvolvimento dos indivíduos, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamental (MAGNUSSON; CAIRNS, 1996). “Como tal, a ciência do desenvolvimento focaliza a ontogênese dos processos evolutivos, destacando desde os eventos genéticos até os processos culturais, desde os processos bioquímicos e fisiológicos até as interações sociais, com os padrões de adaptação sendo entendidos mediante interações dos níveis internos e externos ao indivíduo” (DESSEN; COSTA JÚNIOR, 2005, p. 11).
Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas.
I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas.
II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno.
III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades.
IV - A ciência do desenvolvimento demanda a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços científicos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desse processo.
A - V – F – V – F.
B - F – V – F – F.
C - V – F – F – F.
D - V – V – V – F.

MacLean apresentou em 1970 a teoria do cérebro triuno que definia essa divisão do cérebro em três camadas e tentava explicar o funcionamento do cérebro humano a partir delas: 1) O cérebro protoreptiliano (ou reptiliano), o eixo mais básico do sistema nervoso, composto de medula espinhal, tronco cerebral, cerebelo, diencéfalo e gânglios basais, responsáveis por comportamentos estereotipados geneticamente determinados e funções parassimpáticas (involuntárias); 2) O cérebro paleomamífero, composto pelo sistema límbico (hipocampo, amídala, giro cingulado, giro parahipocampal, tálamo, hipotálamo e fórnix), que é responsável pela regulação de emoções, motivações bem como algumas funções instintivas. Memória e aprendizado também fazem parte das funções mais sofisticadas do sistema límbico; 3) O cérebro neomamífero que é aquilo que chamamos propriamente de córtex cerebral e que é responsável por análise complexa de estímulos internos e externos, racionalidade, linguagem, resolução de tarefas e controle de comportamento flexível.
Acerca da teoria do cérebro triuno, analise as sentenças a seguir:
I - A função proeminente do cérebro néocortex é atinente ao plano do comportamento emocional do indivíduo. A partir desse plano, o indivíduo consegue incorporar novas aprendizagens com sustentação na experiência e, de modo mais amplo, refere-se a um processo responsável pela sobrevivência. Ou seja, refere-se ao cérebro responsável pela dimensão lógica do conhecimento e a racionalização.
II - A racionalidade e o pensamento são gerados por impulsos nervosos que se instauram como importantes potenciais de ação. Esses impulsos se movimentam por meio do córtex. Trata-se de um cérebro lógico formado por uma memória temporária, o qual tem dificuldades de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, é esse nível que nos ajuda a decidir racionalmente entre fazer uma coisa ou outra.
III - Os estados emocionais, na maioria das vezes, acabam por envolver muitas áreas do sistema límbico. Quando consideramos estados como a alegria ou a raiva, notamos que esse processo se dá em intercalações entre estruturas ativadas e outras inibidas, concomitantemente. Dessa forma, esse sistema processa nossas emoções no plano bioquímico.
IV - A Teoria do Cérebro Triuno ainda é a única visão macro evolutiva no mercado sobre a morfologia e genética do cérebro humano e de como as emoções humanas estariam a partir daí prefiguradas. Assim, o homem ao longo de sua condição evolutiva constituiu uma caminhada que o impulsionou para uma etapa em que se edificou o patamar de ser pensante e dotado de saberes.
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A adolescência, especialmente no século XX, tornou-se foco de estudos científicos e de discussões sobre as mudanças nessa etapa da vida, impulsionadas pela dinâmica da sociedade marcada pelo crescente avanço da tecnologia e o volume e diversidade de informações.
Quais alternativas expressam uma reflexão que se aproxima da compreensão da adolescência e do papel da mídia na sociedade contemporânea? Analise as afirmativas a seguir:
I - A mídia pode contribuir para consolidar uma cultura agressiva, ao mesmo tempo em que pessoas já agressivas a utilizam para reafirmar suas crenças e atitudes, as quais, por sua vez, são reforçadas pelo conteúdo da programação divulgada. Essa interação confirma-se, de maneira mais marcante, em relação a processos de longo prazo.
II - É preciso considerar que há uma interação entre as características subjetivas das crianças e adolescentes e suas experiências no dia a dia para relacionar o impacto e/ou influência da televisão. A violência na mídia satisfaz necessidades diversas: ela "compensa" as frustrações e as carências em áreas problemáticas. Para os meninos, ela cria um quadro de referência em relação a "modelos atraentes de papeis".
III - De acordo com pesquisas recentes, crianças passam pelo menos 50% mais tempo ligadas à televisão ou internet do que em qualquer outra atividade não-escolar, incluindo a elaboração de deveres de casa, convívio com a família, amigos ou leitura. Os meninos são, em particular, fascinados por heróis agressivos e disseminados pela mídia.
IV - A fascinação pela violência está quase sempre relacionada a personalidades fracas e a dificuldades emocionais, mas, mesmo com todas as dificuldades, conseguem controlar a situação e são recompensadas (no final) por sua agressividade e podem lidar com quase todos os tipos de problemas.
A) As afirmativa I, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Boruchovitch (1999, p. 363) afirma que é possível utilizar “[...] estratégias de aprendizagem a todos estudantes [...] a todos os alunos a expandir notas de aulas, a sublinhar pontos importantes de um texto, a monitorar a compreensão na hora da leitura, usar técnicas de memorização, fazer resumos, entre outras estratégias. Resultados de pesquisas revelam que o treinamento em estratégias de aprendizagem tem sido bem sucedido de modo geral, pois é capaz de produzir tanto uma melhora imediata no uso das estratégias envolvidas, quanto no rendimento escolar geral dos alunos.”
Em relação às orientações teóricas e metodológicas acerca das estratégias de aprendizagem e desempenho escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
A - Uma das tarefas da escola é oportunizar aos estudantes o acesso aos conteúdos já elaborados pela humanidade, apesar dos estudantes de hoje não darem importância a esses conhecimentos, portanto, são incapazes de se humanizarem.
B - Se o estudante ainda não utiliza estratégias necessárias para sua aprendizagem, um dos objetivos do ensino deve ser, portanto, ajudá-lo a adquiri-las.
C - Um dos principais objetivos da escola é ajudar o estudante a gerenciar e autorregular sua própria aprendizagem.

De acordo com o suíço Jean Piaget (1896-1980), a aprendizagem somente é possível quando há assimilação ativa. Assim, deve-se colocar toda a ênfase na atividade da própria criança.
Para conduzir ações educativas nessa direção, é fundamental considerar:
A) As características próprias de cada criança e as etapas percorridas por ela à medida que evolui.
B) A aquisição feita pelas crianças como resultado exclusivo das interações entre elas e o mundo.
C) As transmissões sociais como um fator isolado nas relações de aprendizagens.

Mais conteúdos dessa disciplina