Logo Passei Direto
Buscar
The small village of Frinley is said to possess a “cursed tree”. Because the tree was mentioned in a newspaper, the number of visitors to Frinley has now increased. The tree was planted near a church fifty years ago, but it is only in recent years that it has gained a bad reputation. It is said that if anyone touches the tree, he will have bad luck; if he picks a leaf, he will die. Many villagers believe that the tree has already made a number of victims. The village priest has been asked to have the tree cut down, but so far he has refused. He has explained that the tree is a useful source of income because tourists have been coming from all parts of the country to see it. In spite of all that has been said, the tourists have been picking leaves and cutting their names on the tree-trunk. So far, not one of them has been struck down by sudden death! ALEXANDER, L.G. Practice and progress, 1970. Adaptado.
De acordo com o texto, a “árvore maldita”
(A) já causou a morte de diversos turistas.
(B) foi plantada recentemente para atrair turistas.
(C) ficou famosa por não produzir folhas.
(D) atrai fiéis há cinquenta anos.
(E) acabou sendo protegida pelo padre do vilarejo.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no texto apresentado: (A) já causou a morte de diversos turistas. - O texto menciona que muitos acreditam que a árvore já fez vítimas, mas não afirma que isso realmente aconteceu, já que até agora nenhum turista morreu. (B) foi plantada recentemente para atrair turistas. - O texto diz que a árvore foi plantada há cinquenta anos, portanto, essa afirmação é falsa. (C) ficou famosa por não produzir folhas. - O texto não menciona nada sobre a árvore não produzir folhas, então essa alternativa não é correta. (D) atrai fiéis há cinquenta anos. - O texto fala que a árvore foi plantada há cinquenta anos, mas não diz que ela atrai fiéis, apenas turistas. (E) acabou sendo protegida pelo padre do vilarejo. - O texto menciona que o padre foi solicitado a cortar a árvore, mas ele se recusou porque a árvore é uma fonte de renda, o que implica que ele a protege de certa forma. A alternativa que melhor se encaixa com o que é dito no texto é a (E) acabou sendo protegida pelo padre do vilarejo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Toda língua natural (aquela que uma criança aprende ouvindo os adultos falarem) apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos a que correspondem uma diversidade de modos de expressão e uma diversidade de características gramaticais e de vocabulário: há diferença e oscilação de usos na pronúncia (por exemplo, "mulher", "mulé", "muié"), no gênero dos nomes ("o/a personagem", "duzentos/duzentas gramas de manteiga"), na expressão da intensidade ("roupa limpíssima/roupa bem limpinha"), nas construções ("ele vai chegar/ele chegará", "não sei/não sei não/sei não") etc. Diferenças como essas são normais em qualquer língua natural. A primeira lição que podemos extrair desse fato é que se essas diferenças existem é porque são funcionais, servem de meio de expressão e entendimento entre seus usuários. Compreender a diferença, ser capaz de analisá-la e saber lidar com ela nas relações interpessoais é um grande passo para uma bem-sucedida política de ensino da leitura e da produção escrita na língua materna. Afinal, a língua existe para que seus usuários se expressem e se compreendam, participando, como cidadãos dotados de direitos e deveres, da vida social em sua plenitude, entendendo o mundo à sua volta e fazendo-se entender pelos outros, desfrutando dos bens culturais e realizando seus projetos de vida. Uma pedagogia da língua baseada na depreciação linguística e sociocultural do aprendiz gera insegurança, amesquinha a autoestima e só produz silêncio. Este é um discurso corrente em textos contemporâneos sobre educação em geral, e não apenas na reflexão sobre o ensino de língua materna. A língua, no entanto, é objeto privilegiado nessas discussões porque é o meio coletivo básico e, por assim dizer, universal de expressão.
“Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos a que corresponde uma diversidade de modos de expressão.” – Se o trecho destacado fosse alterado, a alternativa correta, no que concerne às regras de regência, seria:
A) Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos em que equivale uma diversidade de modos de expressão.
B) Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos pelos quais se coaduna uma diversidade de modos de expressão.
C) Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos nos quais depende uma diversidade de modos de expressão.
D) Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos aos quais se atrela uma diversidade de modos de expressão.
E) Toda língua natural apresenta variações, isto é, uma diversidade de usos de que se verifica uma diversidade de modos de expressão.

Mais conteúdos dessa disciplina