Logo Passei Direto
Buscar
Durante o desenrolar da chamada “questão acreana”, alguns líderes defenderam a emancipação do Acre, tanto no que se refere à Bolívia, como em relação ao Brasil. Contudo, essa proposta não se concretizou, entre outros motivos, porque:
(A) seringalistas e comerciantes brasileiros sentiram seus interesses ameaçados, sobretudo após o arrendamento da região ao Bolivian Syndicate.
(B) o general José Pando comandou uma expedição até a nascente do rio Javari, eliminando os focos insurretos.
(C) os mineradores bolivianos temiam perder sua maior fonte de renda, que era a exploração das minas de estanho da região.
(D) uma força internacional, liderada por França, Inglaterra, Alemanha, EUA e Suíça, ocupou a região, por determinação do Tratado de Petrópolis.
(E) um contingente misto de norte-americanos e brasileiros, liderado por Plácido de Castro, ocupou a região, com a finalidade de neutralizar o monopólio boliviano sobre a extração do látex.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: (A) Seringalistas e comerciantes brasileiros sentiram seus interesses ameaçados, sobretudo após o arrendamento da região ao Bolivian Syndicate. - Esta opção é verdadeira, pois os interesses econômicos dos brasileiros na região do Acre estavam em risco devido ao controle boliviano. (B) O general José Pando comandou uma expedição até a nascente do rio Javari, eliminando os focos insurretos. - Embora Pando tenha sido um líder boliviano, essa afirmação não é o principal motivo para a não concretização da emancipação do Acre. (C) Os mineradores bolivianos temiam perder sua maior fonte de renda, que era a exploração das minas de estanho da região. - Essa opção não se relaciona diretamente com a questão acreana, que estava mais ligada à borracha do que ao estanho. (D) Uma força internacional, liderada por França, Inglaterra, Alemanha, EUA e Suíça, ocupou a região, por determinação do Tratado de Petrópolis. - Essa afirmação não é correta, pois o Tratado de Petrópolis foi um acordo entre Brasil e Bolívia que resultou na incorporação do Acre ao Brasil, e não uma ocupação internacional. (E) Um contingente misto de norte-americanos e brasileiros, liderado por Plácido de Castro, ocupou a região, com a finalidade de neutralizar o monopólio boliviano sobre a extração do látex. - Esta opção é verdadeira, pois Plácido de Castro foi um dos líderes da Revolução Acreana, que buscava a emancipação do Acre do controle boliviano. Diante da análise, a alternativa que melhor explica a não concretização da emancipação do Acre é a (A), pois reflete a resistência dos interesses econômicos dos brasileiros na região. Portanto, a resposta correta é: (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ocupação dos Vales do Guaporé e do Madeira durante o século XVIII e XIX apresentou características antagônicas. Enquanto o Vale do Guaporé entrou em decadência no século XIX em função da crise mineradora, o Vale do Madeira iniciou um período de prosperidade econômica e aumento demográfico, que pode ser justificado pela:
(A) extração da borracha que atraiu milhares de migrantes para a região;
(B) produção de café, que atraiu a população boliviana para a região;
(C) construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, que atraiu estrangeiros para a região;
(D) extração das drogas do sertão, que consolidou a demarcação de terras indígenas na região;
(E) criação de uma zona franca na região, atraindo o capital externo.

A criação do Território do Guaporé foi motivada pela:
A permanência do Presidente da República em Porto Velho serviu para assentar as bases da criação de um Território Federal nas áreas dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim...
a) política industrializante voltada à região amazônica;
b) pressão política das oligarquias rurais de Porto Velho;
c) possibilidade de aumento da produção de borracha;
d) necessidade de proteção das fronteiras brasileiras;
e) descentralização do poder político nacional.

A respeito da geodiversidade do relevo do Estado de Rondônia, considere as seguintes afirmativas:
Está correto o que se afirma em:
I - No Estado de Rondônia, destacam-se os principais padrões geomorfológicos: planícies de inundação, baixadas fluviolacustres e terraços fluviais das várzeas dos rios Madeira-Mamoré- Guaporé; superfícies aplainadas sobre o embasamento pré-cambriano; planaltos e serras decorrentes de dobramentos modernos.
II - As maiores elevações encontram-se nas Serras dos Pacaás Novos e Parecis, atingindo altitudes superiores a 1000 metros acima do nível do mar.
III - Na faixa sudoeste do estado, na fronteira com a Bolívia, ocorre uma vasta bacia sedimentar quaternária que se espraia pelo território boliviano, denominada Depressão do Guaporé.
a) somente I;
b) somente II;
c) somente III;
d) somente II e III;
e) I, II e III.

O Porto de Porto Velho começou a ser construído em 20 de abril de 1973, pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis do Ministério dos Transportes. Hoje, as operações no principal Porto do estado são realizadas pelos 3 terminais deste Porto, que é administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH),
A) do governo federal do Brasil.
B) do município de Porto Velho.
C) do governo do estado de Rondônia.
D) uma empresa privada do estado de Rondônia.
E) numa parceria entre os governos de Rondônia e do Amazonas.

Com pouco mais de 30 anos, o estado de Rondônia é, atualmente, um dos maiores produtores, do Brasil, do minério com o qual se faz o estanho, que é a
a) siderita.
b) bauxita.
c) hematita.
d) cassiterita.
e) magnetita.

O desmatamento no estado de Rondônia aumentou com a extração de carvão vegetal para a indústria siderúrgica da região Sudeste.

Certo ou Errado

Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída.
É INCORRETO afirmar que:
a) as taxas de desflorestamento de Rondônia apresentaram, nos últimos dois anos, aumento significativo seguido de redução discreta, contrariando período anterior de queda contínua, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
b) as “indefinições” do antigo Código Florestal brasileiro, vigente até meados de 2012, foram até então aproveitadas por ruralistas para desmatar.
c) a criação do Parque Nacional de Pacaás Novos e da Reserva Biológica Nacional do Jaru, no estado de Rondônia, teve como objetivo a preservação ambiental da região Amazônica.
d) o aumento da taxa de desmate em Rondônia (e em outros estados fronteiriços do país, como Pará e Mato Grosso) se deu, em parte, devido a incentivos do governo militar a interessados em ocupar regiões de fronteira agrícola.
e) a implantação de áreas de pastagem no Estado não representa ameaça à preservação do seringal, dada a possibilidade de reaproveitamento ambiental dessas terras.