Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Paciente masculino, 79 anos, com câncer de pâncreas avançado e metástases hepáticas, internado na enfermaria de clínica médica para cuidados paliativos exclusivos.
Qual a abordagem mais adequada a esse caso?
A Optar por período breve de dieta parenteral, tendo em vista menor taxa de complicações que a dieta enteral por SNE ou gastrostomia.
B Passar sonda nasoenteral (SNE) e iniciar dieta progressiva, pelo ganho de sobrevida proporcionado nessa situação.
C Solicitar realização de gastrostomia, cirúrgica ou por via endoscópica, uma vez que tal método resulta em melhora nutricional comparada à SNE nesse contexto.
D Explicar à família que as evidências sugerem ausência de benefício de dieta enteral tanto em tempo de vida quanto em qualidade de vida nessa situação.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para abordar a situação do paciente masculino de 79 anos com câncer de pâncreas avançado e metástases hepáticas, que está recebendo cuidados paliativos, é importante considerar o objetivo principal dos cuidados paliativos: melhorar a qualidade de vida e aliviar sintomas, em vez de focar na prolongação da vida a qualquer custo. Vamos analisar as alternativas: A) Optar por período breve de dieta parenteral, tendo em vista menor taxa de complicações que a dieta enteral por SNE ou gastrostomia. - Embora a dieta parenteral possa ter menos complicações, ela não é a abordagem preferida em cuidados paliativos, onde a qualidade de vida é priorizada. B) Passar sonda nasoenteral (SNE) e iniciar dieta progressiva, pelo ganho de sobrevida proporcionado nessa situação. - A dieta enteral não é geralmente recomendada em pacientes com câncer avançado, pois não há evidências suficientes de que isso melhore a sobrevida ou a qualidade de vida. C) Solicitar realização de gastrostomia, cirúrgica ou por via endoscópica, uma vez que tal método resulta em melhora nutricional comparada à SNE nesse contexto. - A gastrostomia também não é indicada em cuidados paliativos, pois pode trazer mais complicações e não necessariamente melhora a qualidade de vida. D) Explicar à família que as evidências sugerem ausência de benefício de dieta enteral tanto em tempo de vida quanto em qualidade de vida nessa situação. - Esta opção é a mais adequada, pois reflete a abordagem paliativa, que prioriza a comunicação com a família e a compreensão de que intervenções nutricionais invasivas podem não trazer benefícios significativos. Portanto, a alternativa correta é: D) Explicar à família que as evidências sugerem ausência de benefício de dieta enteral tanto em tempo de vida quanto em qualidade de vida nessa situação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina