Logo Passei Direto
Buscar

De acordo com Edgar Morin (1921), quantos são os saberes fundamentais para a nova sociedade? a- 07. b- 12. c- 10. d- 05. e- 03.

User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

De acordo com Edgar Morin, os saberes fundamentais para a nova sociedade são 07. Portanto, a alternativa correta é: a) 07.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Instituto Universal Brasileiro (IUB) foi criado em:


a. 1938.
b. 1924.
c. 1918.
d. 1931.
e. 1941.

Qual o significado da sigla TIC?
a) Técnicas Informativas e Comunicacionais.
b) Teorias da Integração e Cooperação.
c) Tecnologias da Informação e Comunicação.
d) Terminologia da Inspeção e Colaboração.
e) Tecnologia da Interpretação e Compreensão.

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto, avalie as afirmativas a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I – Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II – O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III – O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que estes estão focados nas relações entre os indivíduos e aqueles na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV – O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
De acordo com as ideias do texto, a cibercultura:
a) Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
b) Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
c) Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
d) Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
e) Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo, assim, uma das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversa com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros.
a) As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são falsas.

Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. É correto apenas o que se afirma em:
I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV. A difusão do conhecimento tecnológico.
a. I e II.
b. I e IV.
c. II e III.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina