Logo Passei Direto
Buscar
A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
a) o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
b) a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
c) a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives.
d) a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando.
e) o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.
User badge image
Portuguesando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) O intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania. - Parcialmente verdadeiro, mas a instalação do Tribunal da Inquisição não é uma consequência direta da exploração de metais preciosos. b) A solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul. - Verdadeiro, a exploração de metais preciosos ajudou a aliviar problemas financeiros em Portugal e houve um deslocamento do eixo administrativo. c) A separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives. - Falso, não houve separação e autonomia formal da capitania das Minas Gerais nesse período. d) A proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando. - Falso, a proibição do ingresso de ordens religiosas não é uma consequência direta e o controle do contrabando não foi totalmente eficaz. e) O incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole. - Falso, a Coroa não incentivou o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos. Após essa análise, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as colunas abaixo sobre a fiscalização da atividade mineradora no Brasil Colônia.
Indique a alternativa que assinala corretamente a correlação entre as duas colunas, a da esquerda, que indica o nome dos impostos, e a da direita, que define cada um desses impostos.
I - quinto
II - finta
III - sistema de captação
IV - derrama
a) I-d; II-c III-b; IV-a.
b) I-d; II-a; III-b; IV-c.
c) I-c; II-a; III-d; IV-b.
d) I-b; II-a; III-d; IV-c.

Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:
Assinale a alternativa:
I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras foi sistematicamente respondida com o enrijecimento da fiscalização lusitana.
III - Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:
A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:
a) a reafirmação bilateral do Tratado de Tordesilhas entra Portugal e Espanha e o crescimento da miscigenação racial no ambiente colonial.
b) o rebaixamento na política de distribuição de terras na colônia e a vigência de uma concepção racionalista de planejamento das cidades.
c) a diversificação das atividades produtivas na colônia e a construção de um conjunto artístico e arquitetônico que singularizou a principal região da mineração.
d) o deslocamento do eixo produtivo do nordeste para as regiões centrais da colônia e o desenvolvimento de uma estética que procurava reproduzir as construções românicas europeias.
e) a expansão do território colonial brasileiro e a introdução, em Minas, da arte conhecida como gótica, especialmente na decoração dos interiores das igrejas.

Foi no século XVII que os bandeirantes acharam as primeiras jazidas de ouro:
Foi no século XVII que os bandeirantes acharam as primeiras jazidas de ouro:
a) No rio de Janeiro
b) Em Minas Gerais
c) Em São Paulo
d) Em Pernambuco
e) Na Bahia

As minas pertenciam à Coroa portuguesa, que concedia lotes aos mineradores. A mão-de-obra nos lotes era realizada por escravos em locais denominados:
A mão-de-obra nos lotes era realizada por escravos em locais denominados:
a) Casas de fundição
b) lavras
c) emboabas
d) aluviais
e) arraiais

Criado em 1702, esse órgão era responsável por distribuir terras para a exploração do ouro, fiscalizar a atividade mineradora, julgar questões referentes à mineração e, sobretudo, cobrar tributos pelas explorações das jazidas:
Esse órgão era responsável por distribuir terras para a exploração do ouro, fiscalizar a atividade mineradora, julgar questões referentes à mineração e, sobretudo, cobrar tributos pelas explorações das jazidas:
a) Intendência das Minas
b) Casas de fundição
c) Arraial do tijuco
d) Capão da traição
e) Lavra

Assinale a alternativa que NÃO fala da mineração de ouro no Brasil colonial.
Assinale a alternativa que NÃO fala da mineração de ouro no Brasil colonial.
a) Data do final do século XVII, inicialmente em São Paulo e Paraná.
b) A exploração era feita com mão de obra escrava.
c) A fiscalização e a coleta de impostos eram feitas pela Intendência das Minas através das Casas de Fundição.
d) A Mineração foi uma atividade de grande lucro e pouco esforço para fiscalização visto que o ouro era uma mercadoria de difícil transporte.
e) A derrama era o confisco de bens e posses feitos pela Coroa quando os impostos sobre a Mineração não alcançaram a meta anual.

Podemos dizer que a economia mineradora do século XVIII, no Brasil,
Podemos dizer que a economia mineradora do século XVIII, no Brasil,
a) era escravocrata, rigidamente estratificada do ponto de vista social e tinha em seu topo uma classe proprietária bastante dependente do capital holandês.
b) baseava-se na grande propriedade e na produção para exportação; estimulou o aparecimento das primeiras estradas de ferro e gerou a acumulação de capital posteriormente aplicado em indústrias.
c) era voltada principalmente para as necessidades do mercado interno; utilizava o trabalho escravo e o livre; difundiu a pequena propriedade fundiária nas regiões interioranas do Brasil.
d) estimulou o aparecimento de cidades e da classe média; estruturava-se na base do trabalho livre do colono imigrante e da pequena propriedade.
e) era rigidamente controlada pelo estado; empregava o trabalho escravo mas permitia também o aparecimento de pequenos proprietários e trabalhadores independentes; acabou favorecendo, indiretamente, a acumulação capitalista que deu origem à Revolução Industrial inglesa.

A corrida do ouro em Minas Gerais no final do século XVII trouxe uma riqueza muito grande para a Coroa portuguesa mas também exigiu muitos esforços no sentido de fiscalizar a produção e punir o contrabando. Assinale a expressão correta a respeito das medidas fiscais empreendidas por Portugal na área das minas:
a) apesar dos protestos dos fidalgos encarregados da arrecadação, a Coroa portuguesa evitava pressionar os produtores através das derramas, limitando-se a aumentar os impostos.
b) sem conseguir se impor aos proprietários das minas, a administração colonial passou a permitir a livre comercialização do ouro, arrecadando impostos nos portos e nas estradas.
c) a administração colonial instalou as casas de fundição para regulamentar a produção do ouro e arrecadar mais impostos, obtendo total apoio dos proprietários das minas.
d) ao aumentar a carga fiscal e as casas de fundição, a Coroa logrou aumentar a arrecadação de impostos, mas provocou a revolta dos proprietários das minas.

No trecho transcrito, o autor denuncia:
No trecho transcrito, o autor denuncia:
A) A corrupção dos proprietários de lavras no desvio de ouro em seu próprio benefício e na compra de escravos.
B) A transferência do ouro brasileiro para outros países em decorrência de acordos comerciais internacionais de Portugal.
C) O prejuízo para o desenvolvimento interno da colônia e da metrópole gerado pelo contrabando de ouro brasileiro.
D) O controle do ouro por funcionários reais preocupados em esbanjar dinheiro e dominar o poder local.
E) A ausência de controle fiscal português no Brasil e o desvio de ouro para o exterior pelos escravos e mineradores ingleses.

O desenvolvimento da economia mineradora no século XVII teve diferentes repercussões sobre a vida colonial, conforme se apresenta caracterizado numa das opções a seguir. Assinale-a.
a) Incremento do comércio interno e das atividades voltadas para o abastecimento na região centro-sul.
b) Movimento de interiorização conhecido como bandeirismo, responsável pelo fornecimento de mão-de-obra indígena para as minas.
c) Descentralização da administração colonial para facilitar o controle da produção.
d) Sufocamento dos movimentos de rebelião, graças à riqueza material gerada pelo ouro e pela prata.
e) Retorno em massa, para a metrópole, dos colonos enriquecidos pela nova atividade.

Mais conteúdos dessa disciplina