Logo Passei Direto
Buscar
São parâmetros que visam demonstrar os graus de desenvolvimento e carência na qualidade de vida de determinada população ou grupo social, são utilizados pelo poder público, por instituições privadas e organizações sócias.
Esta definição se refere aos:
A Parâmetros de indicadores sociais.
B Dispositivos e parâmetros das leis sociais.
C Dados de parâmetros estatísticos de economia.
D Coeficientes de parâmetro entre PIB e salário-mínimo.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: A) Parâmetros de indicadores sociais - Esta opção se refere a medidas que realmente demonstram os graus de desenvolvimento e carência na qualidade de vida de uma população, o que se encaixa bem na definição dada. B) Dispositivos e parâmetros das leis sociais - Embora as leis sociais possam ter relação com a qualidade de vida, a definição não se refere especificamente a dispositivos legais. C) Dados de parâmetros estatísticos de economia - Esta opção foca mais em dados econômicos, que não necessariamente refletem diretamente a qualidade de vida. D) Coeficientes de parâmetro entre PIB e salário-mínimo - Embora essa relação possa ser importante, não abrange a totalidade da definição sobre qualidade de vida. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa na definição apresentada é: A) Parâmetros de indicadores sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em termos de organização e identidade, cada sociedade se esforça para manter viva sua tradição cultural que a mantém coesa e a distingue diante das demais sociedades. No entanto, em muitos casos, uma sociedade acaba sofrendo influência da cultura de outras sociedades e até mesmo sofrendo uma dominação cultural.
Sobre o tema da identidade cultural de uma sociedade e sua dominação por outra, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: ( ) Em alguns casos a dominação cultural ocorre por meio da violência e anulação da identidade social. ( ) A dominação cultural só ocorre por meio da violência e nunca por outros meios, como o econômico e o político. ( ) Uma sociedade industrializada tem maiores condições de espalhar sua cultura em vista de sua maior riqueza. ( ) A dominação cultural não ocorre por meios econômicos, mas apenas religiosos e políticos. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas:
A V, F, V, F.
B V, F, F, V.
C V, V, F, V.
D F, F, V, F.

As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social. Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX:
A) A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras.
B) A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
C) A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada, principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
D) A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas de responsabilidade social.

Dentro do ordenamento jurídico-social, em um Estado civil de direito baseado em direitos e deveres, é essencial a definição das atribuições e prerrogativas das chamadas pessoas físicas e pessoas jurídicas, sendo também importante compreender a interação de ambas na organização da sociedade.
Com relação às atribuições e às prerrogativas da pessoa jurídica, analise as afirmativas a seguir: I – Trata-se de pessoas que reivindicam para si, e para seus iguais, direitos civis, políticos e sociais. II – Refere-se a empresas constituídas em vista de sua participação na sociedade, com direitos e deveres definidos. III – As pessoas jurídicas têm como prerrogativas os mesmos direitos sociais de segurança, liberdade econômica e participação social que as pessoas físicas. IV – Ao assumir as prerrogativas de direitos que possuem as pessoas físicas, as pessoas jurídicas também se prestam aos mesmos deveres jurídicos, civis e sociais. V – As pessoas juridicamente constituídas possuem a prerrogativa exclusiva de atuarem no mercado financeiro, não gozando de inserção nas políticas públicas sociais. Assinale a alternativa correta:
A) Somente I, III e V estão corretas.
B) Somente II, III e IV estão corretas.
C) Somente II e IV estão corretas.
D) Somente I e V estão corretas.

As diversas formas de espaço organizacional estão diretamente relacionadas à capacidade que os indivíduos envolvidos tem em manter uma comunicação eficaz, o que pode ser potencializada ou prejudicada: (A) se existe uma comunicação que viabilize um grande fluxo de informações sobre a finalidade do processo, bem como a qualidade desta comunicação; (B) ou se tais informações, em quantidade e qualidade suficientes, não chegam aos indivíduos que possam utilizá-las em tempo útil para a tomada de decisões.
Avalie as afirmativas, a seguir, com base na asserção anterior: I - O processo de comunicação na estrutura do espaço organizacional pode ser potencializado se estiver baseado no descrito em (A), e prejudicado em (B), pois não viabiliza a correta utilização das informações por quem de direito. PORQUE II- O fluxo de informações que circula em quantidade e qualidade apropriada entre os indivíduos envolvidos em uma finalidade produtiva, os quais precisam tomar decisões baseadas em tais informações, constitui a base de estrutura de um espaço organizacional e eficaz. Assinale a alternativa correta:
A) As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
B) A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C) A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D) A primeira e a segunda afirmativas são proposições falsas.

Significações e representações abstratas que se concretizam na aceitação mútua dos indivíduos, tendo em vista os fins sociais de identidade, organização e coesão, mantendo de forma concreta os laços sociais.

Sobre essa definição e ao que ela se refere, assinale a alternativa correta:
A) Traços culturais simbólicos.

B) Costumes legais.

C) Mitos religiosos.

D) Leis tradicionais.

A sociedade atual tem experimentado uma profunda mudança nos paradigmas sociais de inclusão social relacionada ao gênero, à sexualidade e à inserção no mercado de trabalho de indivíduos que passam pela mudança de sexo. No entanto, algumas questões sociais, morais, políticas e jurídicas ainda se mostram como pontos de polêmica.
A opinião da autora sobre a existência de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos. A partir da discussão empreendida sobre esse tema no texto base da disciplina, analise a opinião da autora citada, tome em destaque as três expressões que estão em negrito, em seguida, assinale a alternativa que melhor explica a crítica expressa por essas três passagens.
A) A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e à sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; e segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
B) A opinião, como citada, expressa uma crítica direta ao pensamento de igualdade de gênero baseada apenas em ideologia. Segundo a autora, a diferenciação de gênero e sexualidade pode ser justificada por características naturais da espécie humana, por padrões normais de aparência e por uma valoração da correta conduta ética e moral.
C) Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; de acordo com a conveniência política; e seguindo um aspecto religioso. Assim, sua crítica acaba por reforçar os padrões sociais de gêneros.
D) Analisando a opinião da autora, pode-se notar que sua crítica está baseada em três pontos: primeiro a questão jurídica que se apoia na natureza; segundo, a questão cultural que se apoia na clara diferença de atitudes entre homens e mulheres e, por último, as orientações ético-morais que definem as boas pessoas.

Ao se pensar sobre a forma como se organiza a sociedade, pode-se vislumbrar a intrínseca relação entre três esferas, a saber, a sociedade civil (cidadãos), iniciativa privada (empresas) e poder público (Estado), estão todas interligadas pelas relações sociais, políticas e econômicas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa que melhor expressa a forma como a Responsabilidade Social contribui para essa relação:
A A sociedade civil, ou seja, os cidadãos organizados de forma independente, cobram do poder público a participação da iniciativa privada na gestão de políticas públicas de atendimentos básicos, tais como saúde, educação e segurança, criando assim a necessidade de se implantar ações de responsabilidade social.
B As empresas, ao empreenderem ações de responsabilidade social, estão contribuindo para o bem-estar da sociedade civil, os cidadãos, em geral, ajudam suprir lacunas do atendimento oferecido pelo poder público, criando uma relação de reciprocidade entre as três esferas.
C O Estado, ao impor às empresas a criação de projetos de responsabilidade social, está criando um canal de compensação pelos recursos que a iniciativa privada recebe da sociedade civil, os cidadãos, este processo ajuda a suprir diversas lacunas nos atendimentos básicos à sociedade.
D As empresas conseguem aumentar sua empatia social, ganhando credibilidade do mercado consumidor, ao suprir as lacunas deixadas pelo Estado no atendimento básico social, criando assim uma forte crítica ao poder público e adesão da sociedade civil.

Na organização das modernas sociedades capitalistas o mercado financeiro tem uma importância que extrapola a mera esfera econômica, sendo de vital importância para o equilíbrio de todo o arranjo social e político. Sobre o mercador financeiro, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
I – O mercado financeiro é fortemente regulado pelo Estado nas sociedades liberais por meio de políticas públicas.
II – O mercado financeiro está baseado no estabelecimento de valores monetários, liberdade de venda e compra de mercadorias.
III – O mercado financeiro está restrito à esfera econômica, não sofrendo influências das esferas políticas e sociais.
IV – A formação de um mercado financeiro amplo foi possível no sistema capitalista por meio da intensificação do valor abstrato da moeda e a aquisição de mercadorias.
V – No mercado financeiro, o preço de determinada mercadoria, valor abstrato, está determinado de forma concreta pelo valor de produção de cada item.
A) Somente V está correta.
B) Somente I, III estão corretas.
C) Somente II, IV e V estão corretas.
D) Somente IV e V estão corretas.

A principal forma de se pensar a organização política era por meio da percepção de que a esfera social e a esfera natural estão unidas em uma mesma compreensão, ambas expressas em bases simbólicas, conceituais e abstratas universais, válidas para toda a raça humana.
Sobre a definição apresentada, assinale a alternativa em que é informado o período histórico ao qual ela se refere:
A) Idade Moderna.
B) Idade média.

Mais conteúdos dessa disciplina