Logo Passei Direto
Buscar
Uma empreiteira foi contratada para recapear 120 km de asfalto em várias ruas e avenidas de uma cidade no interior do país. De acordo com o responsável técnico, 20 homens, com um ritmo de trabalho constante, trabalhando 8 horas por dia, conseguem recapear 2 km de asfalto por dia. Mas o prefeito deseja que a obra fique pronta em exatos 30 dias, para que, antes do início do período de chuvas, as ruas da cidade estejam em melhores condições.
Para isso, o engenheiro prevê que a jornada de trabalho deve ser de 10 horas por dia e, após alguns cálculos, conclui que o número de operários que precisa ser designado para essa obra será
a 18
b 24
c 28
d 32
e 40
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos resolver a questão passo a passo. 1. Quantidade total de asfalto a ser recapeado: 120 km. 2. Ritmo de trabalho atual: 20 homens conseguem recapear 2 km por dia. 3. Total de dias disponíveis: 30 dias. 4. Jornada de trabalho proposta: 10 horas por dia. Primeiro, vamos calcular quantos km podem ser recapeados por dia com 20 homens: - Se 20 homens recapearam 2 km em 8 horas, em 1 dia (8 horas), eles fazem 2 km. - Portanto, em 30 dias, eles fariam: 2 km/dia * 30 dias = 60 km. Agora, precisamos recapar 120 km em 30 dias. Precisamos, portanto, de um total de 120 km / 30 dias = 4 km por dia. Agora, vamos calcular quantos homens são necessários para recapear 4 km por dia, sabendo que 20 homens recapearam 2 km por dia: - Se 20 homens fazem 2 km, para fazer 4 km, precisamos do dobro de homens: 20 homens * 2 = 40 homens. Portanto, a quantidade de operários que precisa ser designada para essa obra será: e) 40.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A molécula de água é polar, pois o átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o de hidrogênio, atraindo os elétrons mais fortemente e criando, assim, um polo negativo (com os elétrons mais próximos), enquanto próximo aos átomos de hidrogênio se cria polo positivo (com os elétrons mais afastados). Devido a essa formação de polos, a molécula de água assume a forma dita angular, como ilustrado.
Qual a orientação do campo elétrico no ponto médio dos átomos de hidrogênio?
A. Vertical para cima.
B. Vertical para baixo.
C. Horizontal para a direita.
D. Horizontal para a esquerda.
E. Perpendicular ao plano da página.

O princípio da incerteza de Heisenberg se encontra na base conceitual da mecânica quântica. Simplificando, esse princípio define os limites fundamentais inerentes aos sistemas subatômicos. Em seu experimento mais conhecido, ele irradiou fótons em uma superfície com elétrons. Entretanto, como os fótons forneciam energia aos elétrons, isso fez com que eles mudassem de velocidade e, consequentemente, de posição.
Considerando o experimento descrito, passou-se a considerar, no modelo atômico atual, a existência de
A. órbitas elípticas, em que o núcleo do átomo estaria em um dos focos.
B. comportamento dual onda-partícula da radiação, que também se aplica à matéria.
C. regiões denominadas orbitais, em que há a probabilidade de se encontrar os elétrons.
D. valores de frequência e de comprimento de onda para o elétron, que são inversamente proporcionais.
E. pacotes de energia denominados fótons, absorvidos quando os elétrons passam de uma órbita permitida para outra.

O açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos. O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.
A substituição da versão mais processada pela versão não refinada desse produto promove a
A. cura de carências nutricionais de forma equilibrada.
B. nutrição do organismo com micronutrientes essenciais.
C. ingestão das moléculas orgânicas constituintes dos ossos.
D. restrição alimentar do consumo de carboidratos simples.
E. redução calórica característica de dietas emagrecedoras.

Na década de 1980, Goiânia foi atingida por um dos piores acidentes radiológicos do mundo. A tragédia começou quando um aparelho de radioterapia foi encontrado em um prédio abandonado, onde funcionava uma clínica. Esse aparelho apresentava césio-137, um metal radioativo, envolvido em uma cápsula que, ao ser violada, contaminou e levou centenas de pessoas à morte. Em virtude disso, 6 000 toneladas de lixo radioativo tiveram de ser recolhidas, enterradas e cobertas por várias camadas de concreto. No entanto, mesmo hoje, após 30 anos do ocorrido e os resíduos terem perdido metade da radiação, estima-se que o risco completo só desaparecerá completamente em 270 anos.
A massa de resíduos radioativos, em toneladas, após o risco completo de radiação ter desaparecido será de, aproximadamente,
A. 5,86.
B. 11,72.
C. 93,75.
D. 750.
E. 3 000.

A massa de uma proteína é convenientemente expressa em daltons (Da). Essa unidade pode ser definida como sendo, aproximadamente, 1/12 da massa do átomo de carbono-12, que corresponde a 1,66 . 10–24 g. A titina, por exemplo, é uma proteína elástica muito importante para a contração de tecidos musculares e é conhecida por ser extremamente longa e apresentar massa molecular equivalente a 3 . 106 Da.
O valor da massa molar da titina, em g.mol–1, é de, aproximadamente,
A. 1,0 . 102.
B. 2,5 . 105.
C. 3,0 . 106.
D. 3,5 . 107.
E. 5,0 . 108.

A iodoterapia é um tipo de tratamento em que o iodo radioativo (iodo-131) é administrado em pacientes por via oral na forma de cápsulas. Esse recurso terapêutico é indicado para os portadores de hipertireoidismo, doença que leva ao excesso de produção dos hormônios T3 e T4, e para o tratamento complementar do câncer de tireoide.
Com base nas informações apresentadas, Z corresponde a
A. alfa.
B. beta.
C. raio X.
D. nêutron.
E. pósitron.

Um novo material com potencial para substituir os vidros comuns: esse foi o resultado do estudo desenvolvido por Leonardo Sant’Ana Gallo, doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esse material, denominado vitrocerâmica, apresenta um grande potencial de aplicação, já que, com ele, seria possível produzir smartphones com telas mais finas.
Em relação ao vidro comum, o grande potencial de aplicação do novo material está relacionado, principalmente, com a diminuição de
A. dureza.
B. extensão.
C. tenacidade.
D. elasticidade.
E. divisibilidade.

Um grupo de cientistas do Instituto de Física de Plasma anunciou que o equipamento EAST – essencialmente uma maquete do núcleo do Sol construída aqui na superfície da Terra, com 11 metros de altura e 360 toneladas – alcançou 100 milhões de graus Celsius por 10 segundos. Como combustíveis, os cientistas usaram átomos de hidrogênio um pouquinho diferentes – além de um próton no núcleo, eles têm dois ou três nêutrons extras –, submetidos a correntes elétricas extremamente intensas.
O equipamento mencionado pode produzir energia limpa, pois
A. funciona por meio de reações de fissão nuclear.
B. utiliza isótopos de átomos leves como combustível.
C. gera muita energia em um curto espaço de tempo.
D. fornece energia de maior qualidade e mais acessível.
E. forma produtos que não contribuem para o efeito estufa.

Um técnico em Química, visando identificar a natureza de um líquido monofásico, incolor e bastante volátil, contido em um frasco sem rótulo, decidiu retirar uma alíquota e medir o valor referente ao seu ponto de ebulição. Após a análise, ele verificou que o ponto de ebulição não era constante e oscilava em uma faixa de temperatura compreendida entre 65 e 80 ºC.
Considerando as informações, a amostra analisada deve ser uma
A. substância simples.
B. mistura azeotrópica.
C. mistura homogênea.
D. mistura heterogênea.
E. substância composta.

O ácido mefenâmico é o princípio ativo de um fármaco que inibe a produção de prostaglandinas, sinais químicos celulares lipídicos, diminuindo inflamações provocadas por artrite reumatoide e dores provenientes de contrações uterinas. No entanto, a ingestão desse medicamento pode causar dores no estômago dos pacientes e, por isso, os médicos recomendam que se faça uso das doses prescritas juntamente com alimentos. A estrutura química do princípio ativo desse fármaco está representada a seguir:
Com base nas informações, a estrutura química do ácido mefenâmico apresenta
A. carbonos terciários e quaternários.
B. ângulos de 180° entre ligações C–C.
C. carbonos assimétricos e tetraédricos.
D. geometria trigonal plana entre carbonos sp3.
E. cadeia carbônica polinucleada não condensada.

Mais conteúdos dessa disciplina