Logo Passei Direto
Buscar

Recursos Humanos

Colégio Objetivo
Beatriz começou a trabalhar na Anderline Sistemas Informatizados há 4 meses. Marisa Analista de Suporte encontrou com Beatriz no banheiro e essa fez o seguinte comentário: “definitivamente as pessoas dessa empresa não sabem o que querem!” Estou bem cansada, veja você, meu coordenador me pede algo, quando eu vou entregar ele me diz que não era nada daquilo que ele havia solicitado. Além disso, nada que fazemos está bom. Eu sei da minha capacidade, mas de uns tempos pra cá estou duvidando do meu conhecimento e até da minha competência. Tenho pensado, o problema é comigo ou com essa empresa?
Analise o relato de Beatriz e assinale a alternativa que contempla corretamente o tipo de conflito que se instalou na relação da colaboradora com a empresa.
A Conflito Interpessoal
B Conflito Corporativo
C Conflito Organizacional
D Conflito Trabalhista
E Conflito de Consumo
User badge image
rh360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar o relato de Beatriz. Ela expressa insatisfação com a comunicação e as expectativas dentro da empresa, além de questionar sua própria competência devido à falta de clareza nas solicitações do coordenador. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Conflito Interpessoal - Refere-se a conflitos entre indivíduos, mas Beatriz está lidando com questões mais amplas relacionadas à empresa como um todo. B) Conflito Corporativo - Este termo é mais amplo e pode incluir disputas entre empresas, não se aplicando diretamente ao relato de Beatriz. C) Conflito Organizacional - Este tipo de conflito refere-se a problemas dentro da estrutura e cultura da organização, que parece ser o caso aqui, já que Beatriz está enfrentando problemas de comunicação e expectativas na empresa. D) Conflito Trabalhista - Geralmente se refere a disputas entre empregados e empregadores sobre condições de trabalho, salários, etc., o que não é o foco do relato. E) Conflito de Consumo - Este termo se aplica a relações entre consumidores e fornecedores, não se encaixando na situação de Beatriz. Diante dessa análise, a alternativa que melhor contempla o tipo de conflito que se instalou na relação da colaboradora com a empresa é: C) Conflito Organizacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo as autoras Lotz e Gramms, o conflito disfuncional pode ser considerado como uma forma destrutiva de conflito, uma vez que atrapalham o desempenho do grupo, pois têm como base a ausência de respeito, a agressão e a violência. O autor Robbins classifica três tipos de conflitos que estão presentes no cotidiano das organizações.
Abaixo, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses tipos de conflitos:
A Conflito funcional, de tarefa e de processo
B Conflito intragrupal, de relacionamento e de processo
C Conflito de tarefa, de relacionamento, e de processo
D Conflito intraorganizacional, de processo e de tarefa
E Todas as alternativas anteriores estão incorretas

Agora correlacione o tipo de interação que está sendo estabelecida pelos personagens da figura com aquelas trazidas por Covey (2008) e depois assinale a alternativa correta.
A Interação: Vencer (Eu ganho e você que procure seus interesses. Só importa as pessoas conseguirem o que pretendem, sem ter necessidade que outros percam).
B Interação: Perder/Perder (Eu perco, você perde)
C Interação: Perder/vencer (Eu perco para você ganhar. Têm como base crenças limitantes de merecimento e capacidade. “Eu perco você ganha” “Vá em frente. Faça o que quiser comigo”).
D Interação: Vencer/vencer (Nós ganhamos. Busca o benefício mútuo. Há bastante para todos, o sucesso de uma pessoa, não se conquista com o sacrifício ou a exclusão da outra).
E Nenhuma das interações acima foi estudada por Covey e, portanto, a figura, não apresenta qualquer relação com esse autor.

M&V é uma incorporadora de valores, que está na ativa desde 1995. Pertence a um grupo de investidores. Nessa organização constata-se uma preocupação muito grande com a observância dos usos e costumes; não se estimulam as sugestões que conflitem com os mesmos. Este fato faz gerar comportamentos prudentes e defensivos nos vários níveis de chefias e entre os subordinados, em geral. Há um grande consumo interno de energia no sentido de pessoas ou grupos de pessoas se protegerem e justificar as medidas. As decisões são tomadas com base principalmente no passado, não levando em consideração pressuposições e oportunidades surgidas. As pessoas de grande iniciativa sentem-se tolhidas na M&V.
Analise este cenário segundo a visão de Charles Perrow e assinale a alternativa correta quanto à tratativa dos conflitos.
A Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde.
B Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinando-se suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer.
C As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista.
D Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
E Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais.

Cohen e Fink, dizem que embora o conflito possa ser oneroso, em alguns casos é parte necessária para se chegar à consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes. E Fela Moscovici, afirma que o conflito em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter consequências funcionais e disfuncionais, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Os autores falam de coisas diferentes: tempo e dificuldades.
II. Os autores se complementam quando falam que, embora possa o conflito ser oneroso até se chegar à consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes, pois ele irá depender do estágio de evolução em que se encontra.
III. Para Moscovici o conflito em si, não é patológico nem destrutivo, já para Cohen e Fink os conflitos partem de pontos legitimamente diferentes e, portanto, sempre será a princípio destrutivo, mostrando que o pensamento dos autores são divergentes.
A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
B Apenas a afirmativa II está correta.
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D Nenhuma das afirmativas está correta.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Analise a charge abaixo: E agora com base na análise da charge, verifique se as afirmativas abaixo, respondem e justificam o tipo de conflito estabelecido, e que foi estudado na disciplina de gestão de conflitos.
A respeito dessas duas afirmacoes, é CORRETO afirmar que:
I. É um conflito corporativo
II. São situações que surgem entre indivíduos ou entre grupos de indivíduos onde existem posições antagônicas com relação a um bem, um direito, ou um benefício.
A - as duas afirmações são falsas, e a segunda não justifica a primeira.
B - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C - a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D - a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E - as duas afirmações são falsas.

Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro “Renascença Organizacional: o resgate da essência humana” e trabalhado em nossas aulas?
I - Conflito interpessoal – o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal – o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência humana e em vários níveis.
III - Conflito dupla atração - ocorre entre duas situações igualmente atraentes quando uma escolha exclui a outra.
IV - Conflito dupla atração e aversão simultânea - caracteriza-se por uma situação altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
V - Conflito dupla aversão - quando ambas situações não são desejadas nem oferecem satisfação e a pessoa é obrigada a ter que escolher uma delas.
A Apenas as assertivas II e III estão corretas.
B Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
C Apenas a assertiva I está correta.
D Apenas a assertiva IV está correta.
E Todas as assertivas estão corretas.

Aline é uma funcionária que atua há dois anos como vendedora em uma empresa que comercializa joias em um canal fechado de TV. Seu desempenho é muito bom, bate as metas com frequência, é pontual, mas, entretanto, perde muito tempo no atendimento e relacionamento com os clientes, sendo comum, ouvi-la dando conselhos aos clientes, ouvindo suas estórias e por vezes se emocionando com os mais carentes. Carlos seu superior, está muito incomodado com seu comportamento e vem sendo pressionado pelos colegas de Aline, que realizam mais atendimentos em comparação a ela. É certo para Carlos que há um conflito instalado em seu departamento.
Após o seu contato com o cenário que se apresenta nesta empresa, a sua tarefa é a de fazer uma análise da situação pela visão das diversas correntes teóricas organizacionais. Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
I – A Escola Clássica diria que o erro estava no administrador, ou seja, em Carlos que não estava aplicando os princípios científicos para evitá-los.
II – O conflito se instalou para o Movimento das Relações Humanas pelo fato de a empresa estar dando pouca atenção aos aspectos motivacionais de Aline e de seus colegas de trabalho.
III – Para o Estruturalismo o que acontece nesta empresa é a falta de um ajustamento completo entre a ordem dada pela empresa por meio da figura de autoridade de Carlos, com a liberdade dada a Aline.
IV – Para o enfoque Contingencial o processo de integração entre os fatores envolvidos na situação não é racional e automático e, portanto, ainda precisa de direção.
A - Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
B - Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C - Apenas a afirmativas III e IV estão corretas.
D - Nenhuma das afirmativas está correta.
E - Todas as afirmativas estão corretas.

Leia o conto abaixo, intitulado o “Corvo e a Raposa”: Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse: – Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros. Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó! O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo: – Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência! Conclusão do conto, sob o olhar da negociação: O plano estratégico da raposa tinha por objetivo que o corvo soltasse o queijo que estava em seu bico, utilizando-se da tática do engodo e do empoderamento, fazendo com que o corvo se sentisse envaidecido, ou seja, acreditando na comunicação enganosa de que possuía um lindo canto.
Frete a afirmação acima, analise as alternativas abaixo, verificando quais são os comportamento e habilidade que se transformaram em técnicas pela “raposa” para o atingimento de seu objetivo.
I – Boa e adequada postura
II – Estar atento a sua própria expressão e a do outro
III – Buscar empatia
IV – Possuir um roteiro (organização das ideias, definição do que se pretende desenvolver na negociação).
V – Conhecer bem a outra parte envolvida na negociação.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
D Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I. O estilo Restritivo, reflete um perfil pouco cooperativo e passivo, espera que outros tomem a iniciativa em seu próprio interesse. II. O estilo Ardiloso, visivelmente prefere uma interdependência ganha-perde e se atém a detalhes e rotinas na hora de fechar um negócio. III. O estilo Amigável, busca ser simpático e cooperativo a fim de fechar o melhor acordo possível. IV. O estilo Confrontador, concorda com todos tópicos específicos durante o processo de negociação até estabelecer um acordo sólido.
A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
C Apenas a afirmativa IV está correta.
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
E Todas as afirmativas estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina