Logo Passei Direto
Buscar
Aponte a alternativa correta sobre o texto abaixo: Eu deixo a vida como deixa o tédio do deserto, o poento caminheiro.
a. O poeta compara-se ao empoeirado caminheiro do deserto em relação de inferioridade de cansaços.
b. A morte é vista com repúdio, pois representa a evasão obrigatória para o nada, para o tédio.
c. A vida pressupostamente apresentada como algo doce e bom, apesar dos momentos de tédio.
d. O poento caminheiro e eu, respectivamente, sujeito da oração subordinada e sujeito da oração principal, equiparam-se no significado de quem deixa um estágio de tédio.
e. O tédio do deserto e a vida, respectivamente, objeto direto da oração subordinada e objeto direto da oração principal, equiparam-se no significado de um valor desejado mas lamentavelmente abandonado.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao trecho apresentado: a) O poeta compara-se ao empoeirado caminheiro do deserto em relação de inferioridade de cansaços. - Essa opção sugere uma comparação de inferioridade, mas o texto não necessariamente implica isso. b) A morte é vista com repúdio, pois representa a evasão obrigatória para o nada, para o tédio. - O texto não menciona a morte, então essa opção não é adequada. c) A vida pressupostamente apresentada como algo doce e bom, apesar dos momentos de tédio. - O texto fala sobre o tédio, mas não sugere que a vida é doce e boa. d) O poento caminheiro e eu, respectivamente, sujeito da oração subordinada e sujeito da oração principal, equiparam-se no significado de quem deixa um estágio de tédio. - Essa opção faz uma análise gramatical e sugere que ambos compartilham a experiência do tédio, o que parece correto. e) O tédio do deserto e a vida, respectivamente, objeto direto da oração subordinada e objeto direto da oração principal, equiparam-se no significado de um valor desejado mas lamentavelmente abandonado. - Essa opção também faz uma análise, mas não se encaixa tão bem quanto a anterior. Após essa análise, a alternativa que melhor se adequa ao texto e à comparação feita é: d) O poento caminheiro e eu, respectivamente, sujeito da oração subordinada e sujeito da oração principal, equiparam-se no significado de quem deixa um estágio de tédio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. Embora não exista ainda nas leis penais a definição do “crime de tortura”, torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado a agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições.
Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:
a. que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam a sequência dos acontecimentos.
b. que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia.
c. que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos denunciados para longe do momento em que se fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas.
d. que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas.
e. que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa: construída sobre metáforas e metonímias esparsas, bem como a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto.

Mais conteúdos dessa disciplina